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História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa

Código: HISTO039     Sigla: HDEPOR

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 33 Pl. Oficial - Minor em História (2008-2011) 3 - 6 52 162
HISTO 86 Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 2 - 6 52 162
3
Plano Oficial - História 2 - 6 52 162
3
LLC 0 Plano Monodisciplinar - Alemão 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

TPs
- Apresentar, numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, tendo em conta linhas de rumo, logística, estratégias de actuação (da coroa e de particulares) e transformações estruturais - em Portugal e na Europa.
- Interceptar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais de Portugal e da Europa Modernos, para neles buscar contextos explicativos.
- Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica das problemáticas da história de Portugal relacionadas com a dinâmica do expansionismo português
- Rever "mitos historiográficos" relacionados com o expansionismo português
- Confrontar perspectivas historiográficas em torno do objecto da disciplina.
- Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir do universo europeu e dos "outros mundos" encontrados.
- Apurar o domínio de conceitos operativos envolvidos pela disciplina
OTs:
- Consolidar das competências previstas pela unidade curricular
- Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos;
- Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica
- Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.

Programa

O. Revisão historiográfica

I . O contexto expansionista: expansão portuguesa e expansão europeia

II .Causalidade da expansão portuguesa – uma perspectiva geo-económica

III. A logística da expansão portuguesa

IV .Os complexos geo-económicos de interacção
da expansão marítima portuguesa

V. Fixação e apropriação de espaços ultramarinos – estratégias diferenciais na construção de um complexo económico e político-administrativo ultramarino

VI.Consequências da expansão ultramarina à escala global – um processo de “globalização”?

VII .Decorrências internas da expansão ultramarina portuguesa

Bibliografia Obrigatória

GODINHO, V. Magalhães ; A economia dos descobrimentos henriquinos, Sá da Costa, 1962
ALBUQUERQUE, Luís de , dir; Dicionário de História dos Descobrimentos, Cículo de Leitores, 1994 (2 vols.)
SERRÃO, Joel e MARQUES, A. H. de Oliveira, dir. ; Nova História da Expansão Portuguesa, Estampa, Em curso
BETTENCOURT, Francisco Bethencourt e CHAUDURI, Kirti; História da Expansão Portuguesa, Círculo de Leitores, 1997 (Vol. 1, 2)
THOMAZ, Luís Filipe R; De Ceuta a Timor, Difel, [1994]
GODINHO, V. Magalhães; Mito e mercadoria. Utopia e prática de navegar. Séc. XIII-XVIII, Difel, 1990
GODINHO, V. Magalhães; Os descobrimentos e a economia mundial, Presença, 1981-1983 (4 vols.)
CORTESÃO, Jaime; Os descobrimentos portugueses, IN-CM, [1990] (3 vols)

Bibliografia Complementar

BARRETO, Luís Filipe ; Caminhos do saber no Renascimento Português. Estudos de história e teoria da cultura, IN-CM, [1985]
COSTA, João Paulo Oliveira e, coord.; Descobridores do Brasil: exploradores do Atlântico e construtores do Estado da Índia , Sociedade Histórica da Independoncia de Portugal, 2000
BARRETO, Luís Filipe; Descobrimentos e Renascimento. Formas de ser e de pensar nos séculos XV e XVI, IN-CM, 1983
COSTA, João Paulo Oliveira e; GUERREIRO, Maria João; O Império Português do Oriente , Grupo de Trabalho do Ministerio da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997
COSTA, João Paulo Oliveira e; RODRIGUES, Victor; Portugal y Oriente: el proyecto indiano del rey Juan , MAPFRE, 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docentes; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial.

Software

Power Point

Palavras Chave

Humanidades > História > História moderna > História colonial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Análise bibliográfica de uma obra de referência para a disciplina Trabalho escrito 20,00 2010-05-28
Teste escrito de carácter teórico-prático de avaliação das matérias leccionadas Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas de orientação tutorial Frequência das aulas 7
Trabalho autónomo do aluno Estudo autónomo 81
Total: 88,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados na legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

TOTAL= 70% E + 30% FAB
E= Exame
FAB = Trabalho de análise bibliográfica: apresentação de uma recensão crítica


Provas e trabalhos especiais

Aplicável apenas nos casos previstos pela lei.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes, sem excepção, devem cumprir as mesmas modalidades de avaliação, incluindo o exercício de análise bibliográfica, pelas mais valias que se entende que este confere.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.

Observações

Disciplina leccionada em Português. A orientação tutorial de alunos Erasmus poderá, se necessário, ser efectuada em Inglês ou Francês.

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