História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
TPs
- Apresentar, numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, tendo em conta linhas de rumo, logística, estratégias de actuação (da coroa e de particulares) e transformações estruturais - em Portugal e na Europa.
- Interceptar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais de Portugal e da Europa Modernos, para neles buscar contextos explicativos.
- Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica das problemáticas da história de Portugal relacionadas com a dinâmica do expansionismo português
- Rever "mitos historiográficos" relacionados com o expansionismo português
- Confrontar perspectivas historiográficas em torno do objecto da disciplina.
- Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir do universo europeu e dos "outros mundos" encontrados.
- Apurar o domínio de conceitos operativos envolvidos pela disciplina
OTs:
- Consolidar das competências previstas pela unidade curricular
- Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos;
- Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica
- Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.
Programa
O. Revisão historiográfica
I . O contexto expansionista: expansão portuguesa e expansão europeia
II .Causalidade da expansão portuguesa – uma perspectiva geo-económica
III. A logística da expansão portuguesa
IV .Os complexos geo-económicos de interacção
da expansão marítima portuguesa
V. Fixação e apropriação de espaços ultramarinos – estratégias diferenciais na construção de um complexo económico e político-administrativo ultramarino
VI.Consequências da expansão ultramarina à escala global – um processo de “globalização”?
VII .Decorrências internas da expansão ultramarina portuguesa
Bibliografia Obrigatória
GODINHO, V. Magalhães ; A economia dos descobrimentos henriquinos, Sá da Costa, 1962
ALBUQUERQUE, Luís de , dir; Dicionário de História dos Descobrimentos, Cículo de Leitores, 1994 (2 vols.)
SERRÃO, Joel e MARQUES, A. H. de Oliveira, dir. ; Nova História da Expansão Portuguesa, Estampa, Em curso
BETTENCOURT, Francisco Bethencourt e CHAUDURI, Kirti; História da Expansão Portuguesa, Círculo de Leitores, 1997 (Vol. 1, 2)
THOMAZ, Luís Filipe R; De Ceuta a Timor, Difel, [1994]
GODINHO, V. Magalhães; Mito e mercadoria. Utopia e prática de navegar. Séc. XIII-XVIII, Difel, 1990
GODINHO, V. Magalhães; Os descobrimentos e a economia mundial, Presença, 1981-1983 (4 vols.)
CORTESÃO, Jaime; Os descobrimentos portugueses, IN-CM, [1990] (3 vols)
Bibliografia Complementar
BARRETO, Luís Filipe ; Caminhos do saber no Renascimento Português. Estudos de história e teoria da cultura, IN-CM, [1985]
COSTA, João Paulo Oliveira e, coord.; Descobridores do Brasil: exploradores do Atlântico e construtores do Estado da Índia , Sociedade Histórica da Independoncia de Portugal, 2000
BARRETO, Luís Filipe; Descobrimentos e Renascimento. Formas de ser e de pensar nos séculos XV e XVI, IN-CM, 1983
COSTA, João Paulo Oliveira e; GUERREIRO, Maria João; O Império Português do Oriente , Grupo de Trabalho do Ministerio da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997
COSTA, João Paulo Oliveira e; RODRIGUES, Victor; Portugal y Oriente: el proyecto indiano del rey Juan , MAPFRE, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docentes; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial.
Software
Power Point
Palavras Chave
Humanidades > História > História moderna > História colonial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Análise bibliográfica de uma obra de referência para a disciplina |
Trabalho escrito |
20,00 |
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2010-05-28 |
Teste escrito de carácter teórico-prático de avaliação das matérias leccionadas |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas de orientação tutorial |
Frequência das aulas |
7 |
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Trabalho autónomo do aluno |
Estudo autónomo |
81 |
|
|
Total: |
88,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados na legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
TOTAL= 70% E + 30% FAB
E= Exame
FAB = Trabalho de análise bibliográfica: apresentação de uma recensão crítica
Provas e trabalhos especiais
Aplicável apenas nos casos previstos pela lei.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os estudantes, sem excepção, devem cumprir as mesmas modalidades de avaliação, incluindo o exercício de análise bibliográfica, pelas mais valias que se entende que este confere.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.
Observações
Disciplina leccionada em Português. A orientação tutorial de alunos Erasmus poderá, se necessário, ser efectuada em Inglês ou Francês.