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História da Europa Contemporânea

Código: HISTO023     Sigla: HECONT

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HIS 0 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 52 162
HISTO 13 Plano Oficial - História 2 - 6 52 162
3
LRI 46 Plano Oficial 3 - 6 52 162
Pl. Oficial - com Minor História 3 - 6 52 162
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 3 - 6 52 162
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 3 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 3 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. reconhecer a emergência da sociedade de massas à escala europeia, através da percepção de fenómenos como a industrialização, a urbanização, a escolarização generalizada e a criação de organizações sociopolíticas de massas;
2. sistematizar as grandes transformações operadas pelas duas guerras mundiais no papel da Europa no mundo e na sua estrutura e organização internas, do ponto de vista político, económico e social;
3. explicar a emergência do colonialismo europeu contemporâneo no contexto histórico do capitalismo industrial, e relacioná-lo com fenómenos ideológicos como o nacionalismo e o racismo.

Programa

1. INTRODUÇÃO: teste de diagnóstico e reflexão propedêutica sobre o papel da disciplina no conjunto da licenciatura, as expectativas dos alunos e o significado histórico da contemporaneidade.
2. A SOCIEDADE EUROPEIA DA VIRAGEM DE XIX PARA XX:
2.1 Democratização e massificação social.
2.2 Os nacionalismos e a «construção nacional».
2.3 Colonialismo e imperialismo europeu contemporâneos.
3. GUERRAS TOTAIS E CONFRONTO IDEOLÓGICO NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX:
3.1 As duas guerras mundiais: guerra de massas, guerra ideológica.
3.2 A grande crise da civilização capitalista europeia:
3.2.1 Revolução Soviética e primeira vaga democratizadora;
3.2.2 a crise dos modelos liberais na economia e nas concepções políticas;
3.2.3 ascensão dos fascismos, polarização política e «totalitarismos».
3.3 Dos primeiros projectos de unificação europeia («segurança colectiva») à «Nova Ordem Europeia» nazifascista.
4. O FIM DO PREDOMÍNIO EUROPEU:
4.1 Uma Europa dividida num mundo bipolar em Guerra Fria numa era atómica: blocos militares e politicoeconómicos contrapostos.
4.2 A descolonização e a mudança da relação da Europa com o mundo.
4.3 Uma nova era de crise: do Estado-Providência ocidental, do «socialismo real» do mundo soviético. O fim do confronto bipolar.
4.4 O fim do milénio na Europa: do alargamento da C.E.E. (e entrada de Portugal) à União Europeia; os novos conflitos de raiz nacionalista. As novas liberdades e as novas intolerâncias.

Bibliografia Obrigatória

HOBSBAWM, Eric J.; A Era dos Extremos. História breve do séc. XX, trad. port., Presença, 1996
DROZ, Bernard; ROWLEY, Anthony; História do Século XX, trad. port., Pubs. Dom Quixote, 1988-
HOBSBAWM, Eric J.; A Era do Império, 1875-1914, trad. port., Presença, 1990
BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena (coords.); Dicionário de História de Portugal, vols. 7-9, Figueirinhas, 1999-2000
REIS, António (dir.); Portugal Contemporâneo, 6 vols., Pubs. Alfa, 1989-90
ROSAS, Fernando; BRITO, J. M. Brandão de (dirs.); Dicionário de História do Estado Novo, 2 vols., Círculo de Leitores/Estampa, 1996-97

Bibliografia Complementar

LIPGENS, Walter (ed.); Documents on the History of European Integration, 4 vols., Walter de Gruyter/European University Institute., 1985-
LEWIN, Moshe; O século soviético, trad. port., Campo da Comunicação, 2004
TORRE, Hipólito de la (coord.); Portugal, España y Europa. Cien años de desafío (1890-1990). III Jornadas de Estudios Luso-Españoles., U.N.E.D./Centro Regional de Extremadura., 1991
MIEGE, Jean-Louis; Expansion européenne et décolonisation de 1870 à nos jours, P.U.F., 1973
JIMÉNEZ REDONDO, Juan Carlos ; El ocaso de la amistad de las dictaduras ibéricas, 1955-1968., U.N.E.D./Centro Regional de Extremadura., 1996
LLOBERA, Josep R.; O Deus da Modernidade. O desenvolvimento do nacionalismo na Europa Ocidental. trad. port., Celta, 2000
CHARNY, Israel (dir.); Le livre noir de l'Humanité, Privat, 2001
MAZOWER, Mark; Dark Continent. Europe's 20th Century., Allen Lane, 1998 (Edição original em Inglês disponível na Biblioteca da FLUP, mas há tradução portuguesa.)
COLLOTTI, Enzo; Fascismo, fascismos, trad. port., Caminho, 1992
THIESSE, Anne-Marie; A criação das identidades nacionais : Europa - séculos XVIII-XX, trad.port., Temas e Debates, 2000
SALMON, T.; NICOLL, W. (ed.); Building European Union. A Documentary History and Analysis, Manchester University Press, 1997
FERRO, Marc (dir.); Le livre noir du colonialisme. XVIe-XXIe siècle: de l’extermination à la repentance., Robert Laffont, 2003
RÉMOND, René; Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos nossos dias, trad. port., Gradiva, 1994
MARTÍNEZ CARRERAS, José U.; Historia de la descolonización, 1919-1986. Las independencias de Asia y Africa., Istmo, 1987
TERNON, Yves; El Estado criminal. Los genocidios en el siglo XX, trad. esp., Ediciones Península, 1995
WILLIAMS, Allan M.; A Comunidade Europeia. As contradições do processo de integração, trad. port., Celta, 1992
BESSIS, Sophie; Occidente y los otros. Historia de una supremacía, trad. esp., Alianza Editorial, 2001
MICHEL, Henri; Os Fascismos, trad. port., Pubs. Dom Quixote, 1977
LOFF, Manuel; "O nosso século é fascista!" O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945), Campo das Letras, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas Teórico-Práticas constarão de um conjunto de actividades lectivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos fotocopiados previamente colocados à disposição dos alunos; análise de documentos escritos ou videográficos, eventualmente de informação recolhida em visitas de estudo, eventualmente analisados/visualiizados/realizadas nas sessões de Orientação Tutorial.
Nas actividades de Orientação Tutorial, os estudantes deverão optar entre a preparação, em alternativa, de:
1. Na 1ª modalidade de avaliação (ver «Provas e Trabalhos Especiais»), uma recensão crítica de livro, artigo, capítulo de obra colectiva ou filme documental ou de ficção relevante no âmbito temático, propostos pelos estudantes e aprovado pelo docente;
2. pesquisa bibliográfica e/ou documental em ordem à resolução de um problema teórico por si colocado, preparando um projecto que deve ser submetido à aprovação do docente.
Os estudantes poderão ser, dependendo da dimensão da turma, agrupados por grupos homogéneos em que se reunirão aqueles que, nas primeiras duas semanas de aulas, tenham optado por uma ou outra das modalidades de avaliação.

Software

Data Show

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea
Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia cultural
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Sessões de Orientação Tutorial Trabalho escrito 7,00 2008-12-19
Exame Final Exame 2,00 2009-02-21
Trabalho autónomo do estudante Trabalho escrito 25,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo do estudante Estudo autónomo 76 2009-02-21
Total: 76,00

Obtenção de frequência

Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de Disciplina e nas Normas de Avaliação.
Considerar-se-á como época de avaliação (Normal, de Recurso ou Especial) de cada estudante aquela em que ele realizar a última das provas de avaliação (Exame Final, apresentação de recensão crítica ou relatório de avaliação, discussão oral/debate público de trabalho de pesquisa e/ou documental, consoante os casos) que o estudante deverá realizar nos termos desta Ficha de Disciplina.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais».

Fórmula de cálculo da classificação final

Na 1ª modalidade de avaliação final (Exame Final + recensão crítica):
50% = recensão crítica ou relatório de leitura (incluindo actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial )
50% = Exame Final

Na 2ª modalidade de avaliação final (trabalho de pesquisa bibliográfica):
25% = realização das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial
37,5% = trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental
37,5% = discussão oral (obrigatória) de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental

Ver «Provas e Trabalhos Especiais»

Provas e trabalhos especiais

O estudante deve optar nas duas primeiras semanas lectivas (em declaração escrita entregue ao docente pessoalmente ou por correio electrónico) por uma de duas vias de avaliação final :
1ª Realização de Exame Final (com direito a consulta bibliográfica) +
recensão crítica ou relatório de leitura (actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial ); docente ou estudante podem solicitar discussão oral deste último.
2ª Realização de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental (para todos os efeitos, equivalente a um Exame Final), sendo obrigatória a sua discussão oral com o docente em sessão fixada pelo estudante a partir de calendário fixado pelo docente).
Os Trabalhadores-Estudantes e os demais estudantes isentos do cumprimento da assistência mínima a 75% das actividades lectivas (aulas TP e sessões de OT) estão obrigados à realização das mesmas modalidades de avaliação que os estudantes sujeitos àquela obrigação.
Para a escolha das modalidades de avaliação e a preparação das propostas de trabalhos e recensões a apresentar ao docente, consultem-se os documentos anexos a esta ficha de disciplina relativamente à caracterização, calendário e avaliação de cada uma das componentes de avaliação!

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se admitem quaisquer casos de «avaliação especial». Os Trabalhadores-Estudantes e os demais estudantes isentos do cumprimento da assistência mínima a 75% das actividades lectivas (aulas TP e sessões de OT) estão obrigados à realização das mesmas modalidades de avaliação que os estudantes sujeitos àquela obrigação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação incidirá sobre as componentes de avaliação que o estudante seleccionar para o efeito - isto é, todas ou apenas algumas das que realizou na modalidade escolhida (Exame Final + recensão crítica, ou, no caso de trabalho de pesquisa bibliográfica, o trabalho escrito ou a discussão oral do mesmo).

Observações

1. Esta disciplina funciona em conjunto com a de História Europeia Contemporânea, partilhando os mesmos horários, programa, etc.
2. Todas as provas de avaliação escrita poderão ser realizadas com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo, o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
3. Algumas das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial poderão ser realizadas em grupos de dois estudantes (e nunca mais), ainda que a avaliação que delas resulte seja sempre individualizada.
4. As aulas TP serão leccionadas em Português. As sessões de Orientação Tutorial e as tarefas de avaliação poderão, consoante as necessidades dos estudantes estrangeiros, ser leccionadas/realizadas noutras línguas como Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano.
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