História da Cidade do Porto
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Procurar que os alunos fiquem a conhecer as principais linhas de força que marcaram a História da Cidade do Porto ao longo dos séculos. Em simultâneo, disponibilizar informação sobre as fontes locais que serviram de base aos conhecimentos sedimentados sobre a história da cidade e deixar perspectivas sobre fontes para a futuros estudos sobre o Porto, incentivando a investigação fundamental.
Programa
1. Origens da Cidade do Porto
1.1. Os primórdios do processo urbano
1.2. A cidade do período romano
1.3. Portucale sob o domínio asturiano-leonês
2. O Porto dos Tempos Medievais
2.1. A cidade que Dona Teresa doou ao Bispo D. Hugo (1120)
2.2. Do senhorio episcopal ao senhorio régio
2.3. A organização do espaço urbano – da cerca velha à Muralha Fernandina
2.4. A emergência do burgo mercantil
2.5. A sociedade portuense na Idade Média
2.6. O Porto nos descobrimentos e na expansão ultramarina
3. O Porto da Época Moderna
4. O nobrecimento da cidade na transição do séc. XV para o Séc. XVI
4.1. A divisão paroquial e a sua evolução
4.2. A relação da cidade com a sua área de influência ou termo
4.3. A demografia portuense
4.4. A estratificação social
4.5. As actividades económicas e os seus protagonistas
4.6. A administração municipal
4.7. O Porto do vinho e a ligação ao Alto Douro
5. A cidade contemporânea
5.1. O espaço urbano oitocentista
5.2. A economia industrial da segunda metade do século XIX
5.3. Transformações sociais
5.4. O protagonismo político do Porto no Portugal contemporâneo
Bibliografia Obrigatória
SILVA, Francisco Ribeiro da ; O Porto entre as Luzes e o Liberalismo , Lisboa: Edições Inapa, 2001.
SILVA, Francisco Ribeiro da; O Porto e o seu Termo - Os Homens as Instituições e o poder (1580-1640), Porto: Câmara Municipal do Porto, 2 vol., 1988.
Segundo plano de A. de Magalhães Basto e dir. de Damião Peres e António Cruz; História da Cidade do Porto , 3 vol.s, Porto, : 1962-1965.
CARDOSO, António Barros ; Baco & Hermes – O Porto e o Comércio Interno e Externo de Vinhos do Douro , Porto: GEHVID – Grupo de História da Viticultura e do Vinho do Porto, 2 vol., 2003.
COSTA, Agostinho Rebelo da ; Descripção Topografica e Histórica da Cidade do Porto , 3ª edição, Lisboa: Edições Frenesi, 2001
SILVA, Francisco Ribeiro da; Absolutismo Esclarecido e Intervenção Popular - Os Motins do Porto de 1757, Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda , Lisboa:Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1988, 1988
RAMOS, Luís A, de Oliveira (Dir.); História do Porto, 3ª edição, Porto: Porto Editora, 2001
RAMOS, Luís A. de Oliveira; Portuenses na História, Lisboa: Edições Inapa, 2001
CARDOSO, António Barros, SILVA, Francisco Ribeiro da ; Porto do Vinho - Port of Wine, Civilização Editora, 2007
PEREIRA, Gaspar Martins; Estruturas familiares na cidade do Porto em meados do séc. XIX [ Texto policopiado] : a freguesia de Cedofeita , Afrontamento, 1987
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas TP - exposição dos principais temas constantes do programa, recorrendo na vertente prática ao uso de meios técnicos de projecção de informação gráfica, fotográfica ou outra que se revelar útil para uma melhor percepção dos assuntos tratados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2011-07-15 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas Teórico-Práticas |
Frequência das aulas |
39 |
2011-07-15 |
Orientação Tutorial |
Frequência das aulas |
13 |
2011-07-15 |
Preparação de Exame |
Estudo autónomo |
108 |
2011-07-15 |
|
Total: |
160,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas TP e OT
Fórmula de cálculo da classificação final
Média entre a nota do exame final e uma segunda componente da avaliação a desenvolver nas aulas OT:
Exame final - a nota corresponde à média entre um primeiro grupo - questão obrigatória e um segundo grupo que integra uma questão a escolher entre duas opções.(10 valores cada grupo) Segunda componente de avaliação a desenvolver nas aulas de OT: Trabalho de investigação: Elaboração/Apresentação (15 valores elaboração - 5 valores apresentação) = 50% para cada componente.
Provas e trabalhos especiais
Segunda componente de avaliação a desenvolver nas aulas de OT: Trabalho de investigação: Elaboração/Apresentação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes não fiam dispensados da apresentação de trabalho prático.
Melhoria de classificação
Através do recurso a qualquer uma das componentes da avaliação (exame final ou trabalho de investigação)