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Civilizações Antigas

Código: HISTO001     Sigla: CANT

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 1 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 52 162
3
HISTO 141 Licenciatura em História 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 1 - 6 52 162
3
Plano Oficial - História 1 - 6 52 162
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender a situação no mediterrâneo oriental a partir do IV milénio aC.
Enumerar os factores que contribuíram para o desenvolvimento civilizacional no Crescente Fértil.
Explicar a sucessão de povos e culturas na Mesopotâmia.
Explicar a importância do Rio Nilo no desenvolvimento civilizacional do Egipto.
Enumerar as diversas fases políticas do Egipto faraónico.
Compreender a importância da figura teocrática do faraó.
Avaliar o impacto da religião e da ciência na arte funerária egípcia.
Enumerar as transformações ocorridas no Egipto com a chegada do modelo helenístico Ptolomaico.
Compreender os principais aspectos da sociedade e da economia egípcia.
Explicar a posição geográfica da Palestina no contexto do Mediterrâneo Oriental.
Avaliar as transformações ocorridas com a passagem do estado tribal para a realeza hebraica.
Traçar um quadro evolutivo da situação política hebraica de Moisés até aos Macabeus.
Enumerar as diferenças entre o monoteísmo hebreu e as demais religiões politeístas.
Avaliar a importância da Bíblia a organização política e social nos Hebreus.
Enumerar os diversos povos que contribuíram para o desenvolvimento do mediterrâneo oriental.
Explicar o contributo de cretenses e micénios para a formação da "pátria" grega
Avaliar a importância dos poemas homéricos
Compreender o quadro geo-estratégico que está na génese da formação polis gregas
Explicar as rivalidades entre Espartanos e Atenienses
Explicar como se processou a evolução politica que conduziu à democracia ateniense
Avaliar a capacidade governativa de certos políticos atenienses

Programa

1. Suméria: das primeiras cidades ao Império
2. Babilónia
3. Egipto
3.1 O Império Antigo
3.2 O Império Médio
3.3 O Império Novo
3.4 O Egipto Ptolomaico
4. Palestina
4.1 O território e primeiros habitantes
4.2 Os Hebreus e suas migrações
4.3 Do Egipto a Canaã
4.4 A realeza hebraica
4.5 O reino de Judá
4.6 Da submissão Babilónica aos Macabeus
4.7 Religião monoteísta: a Bíblia
5. Grécia
5.1 Os gregos micénicos
5.2 O mundo Homérico
5.3 A formação das "Polis"
5.4 Alargamento da Hélade: colonização
5.5 A "revolução" hoplítica
- Legisladores e tiranos
- As reformas de Clístenes
- As instituições políticas das "polis" gregas
- O século de Péricles
- As "polis" gregas e os problemas económicos
- Atenas "escola da Grécia"
- Imperialismo e tributo
- Federação de polis
- O mundo helenístico
- Cultura e cidadania

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo e contacto directo e pessoal com os alunos sobre os temas que se forem desenvolvendo

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Realização de teste Exame 2,00 2010-12-18
Realização de trabalho temático de investigação Exame 40,00 2010-12-18
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo dos conteúdos da unidade curricular Estudo autónomo 64 2010-12-18
Total: 64,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota obtida no exame final

Provas e trabalhos especiais

Leitura obrigatória das seguintes obras:
- Homero – Ilíada
- Platão – A República
- Xenofonte – Anábase

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Não se aplica

Observações

Bibliografia
Homero;Odisseia, Livros Cotovia 2003., 2003
Aristofanes;As Vespas, Clássicos Inquérito
Eurípides; As Bacantes, Clássicos Inquérito
Eurípides;As Troianas , Edições 70, 1996
Sófocles;Édipo Rei , Clássicos Inquérito
Tucídides;História da Guerra do Peloponeso , Editora Universidade de Brasília, HUCITEC Editora, 1982
FERREIRA, José Ribeiro,;Hélade e Helenos , Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1983
ALDRED, C. – Os Egípcios, Edições Verbo, Lisboa.
ANATI, E. – Palestine before the Hebrews, Jonathan Cape, Ltd., London.
ARAÚJO, Luís Manuel de – Egipto, as Pirâmides do Império Antigo, Edições Colibri, Lisboa.
BARRY, J. Kenz – El Antiquo Egipto, Edições Crítica, Barcelona.
BOTTÉRO, J. – Naissance de Dieu – La Bible et l’historien, Ed. Gallimard, Paris.
ERMAN, A; RANKE, H. – La Civilization Égytienne, Ed. Payot, Paris.
HERZOG, Chaim; GICHON, Mordechai – As batalhas da Bíblia, Fronteira do Caos Edições, Porto.
JOSEFO, Flávio – A Guerra dos Judeus, Edições Sílabo, Lisboa.
KRAMER, Samuel Noah – A História Começa na Suméria, Lisboa.
LIVERANI, Mario – El Antiquo Oriente, Edições Crítica, Barcelona.
LODS, A. – Israel, des origines au milieu du VIIème siècle avant notre ère, Ed. Albin Michel, Paris.
MOSCATI, Sabatino – L’Orient avant les Grecs, PUF, Paris.
NOTH, M. – História de Israel, Goettingen.
TAVARES, A. Augusto – As Civilizações Pré-Clássicas, Edições Estampa, Lisboa.
XERNOFONTE – Anábase, Edições Sementes da Mudança, Évora.

AUSTIN, Michel, NAQUET, Pierre Vidal;Economia e Sociedade na Grécia Antiga , Edições 70 , 1986
FINLEY, Moses I.;O Mundo de Ulisses, Edições Presença, 1982
MOSSÉ, Claude;As Instituições Gregas , Edições 70, 1985
MOSSÉ, Claude;O Cidadão na Grécia Antiga , Edições 70, 1999
GRIMAL, Pierre; Dicionário de Mitologia Grega e Romana , Difel, 1992
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