Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM015

Literatura Norte-Americana I

Código: MEAAM015     Sigla: LNA1

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 13 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 5,5 2

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O programa procurará analisar as características e usos do lugar na Literatura Norte-Americana, nomeadamente o modo como a cidade se tem reconceptualizado desde as suas origens até ao pós- 2ª Guerra Mundial, bem como o lugar profundo e complexo que assume nas perspectivas simbólicas da(s) cultura(s) em que está integrada. Abordando os Estados Unidos como uma cultura de cidades e como uma pluralidade de experiências urbanas - sem esquecer a presença constante, em todo este contexto, de valores não-urbanos como parte de uma América “perdida” algures no passado -, o programa visa o trajecto da cidade na Literatura Norte-Americana em ligação com vários períodos e movimentos literários.
O curso contribuirá para um aprofundamento de conhecimentos no âmbito da Literatura Norte-Americana com base numa análise literária da cidade; implicará a discussão de alguns dos grandes movimentos sociais, estéticos, culturais e literários dos séculos XIX e XX na América; abarcará na pesquisa em torno da cidade americana alguma da vasta investigação levada a cabo nos Estados Unidos, mas também no Reino Unido e na restante Europa.


Programa

O presente programa está centrado no modo como as cidades estão representadas na Literatura Norte-Americana, tendo em consideração uma natureza selvática, uma fronteira e um pastoralismo em oposição aos quais a cidade afirma o seu significado, mas também experiências comunitárias, movimentos urbanos e conceitos literários como o modernismo, para o qual a cidade se constitui como elemento definidor, ou como o pós-modernismo, no qual a cidade se transforma num labirinto indeterminado. Consequentemente, os autores cimeiros da segunda metade do século XX, situando a cidade moderna no fim de um processo histórico, vão questionar os elementos históricos, míticos e estéticos do modernismo.
Cada época revela uma identidade urbana que dá a conhecer os valores culturais, ocultos ou secretos, da América. As obras incluídas na bibliografia principal são exemplos significativos da utilização do lugar, abarcando a cidade na sua dimensão literal, a resposta de uma personagem a esse tipo de lugar tanto no seu carácter concreto como na sua relação simbólica, e o modo segundo o qual a dimensão textual da cidade dá significado e forma à ficção narrativa.

Bibliografia Obrigatória

Nathaniel Hawthorne; The Blithedale Romance, London: Penguin, 1986
John Dos Passos; Manhattan Transfer, London: Penguin, 2000
Thomas Pynchon; The Crying of Lot 49, London: Vintage, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Quinze sessões semanais em regime de seminário

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas americanas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 24,00
Trabalho de investigação Trabalho escrito 98,50 2008-02-15
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo orientado Estudo autónomo 20 2008-02-15
Total: 20,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das sessões de seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados de:
a) participação activa nas sessões do seminário
b) avaliação oral final

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

No caso de se verificar a inscrição no Mestrado de alunos que não dominem o Português, a lingua de ensino será o Inglês.
Recomendar Página Voltar ao Topo