Literatura Inglesa II
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
No fim do curso os estudantes deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido as capacidades críticas que lhes permitam: 1) ter um conhecimento aprofundado das obras de T. S. Eliot e James Joyce constantes do programa; 2) movimentar se intelectualmente no âmbito dos estudos do modernismo, com especial incidência no respeitante ao modernismo em Inglaterra; 3) ser capazes de perspectivar os significados e a importância do modernismo na história literária e cultural do século XX no ocidente; 4) entender os processos pelos quais as representações, a exemplo das representações modernistas do lugar, possuem uma componente construída culturalmente; 5) ser capazes de avaliar o lugar do modernismo na construção da nossa contemporaneidade.
Programa
O modernismo, entendido como a configuração histórico-cultural da ruptura, da inovação e da vanguarda nas primeiras décadas do século XX, assumiu um carácter predominantemente urbano e cosmopolita. Mas, ao instituir as cidades como centros de atracção dos criadores de cultura e de difusão das suas criações, o modernismo não só se construiu a partir desses centros como também em larga medida os criou, conferindo-lhes dimensões significativas que se tornaram parte integrante das suas representações no século XX. O presente curso centrar-se-á no estudo das obras de T. S. Eliot e de James Joyce que mais directamente estabelecem configurações específicas nas imagens das cidades de Londres e de Dublin, incidindo em especial na análise dos processos (estruturais, temáticos, retóricos e outros) pelos quais essas cidades adquirem assim uma dimensão textual.
Bibliografia Obrigatória
T. S. Eliot; Collected Poems 1909-1962, London: Faber and Faber, 1974
James Joyce; Ulysses: Annotated Student’s Edition , Harmondsworth: Penguin , 1992
James Joyce; Dubliners, Oxford: Oxford University Press, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O curso funcionará em regime de seminário.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
Trabalho de Investigação |
Trabalho escrito |
163,00 |
|
2009-06-13 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Orientado |
Estudo autónomo |
35 |
2009-06-13 |
|
Total: |
35,00 |
|
Obtenção de frequência
É obrigatória a presença em pelo menos 75 % das sessões de seminário
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada dos resultados de:
1) participação nas aulas
2) trabalho oral
3 ) trabalho escrito
Provas e trabalhos especiais
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n/a
Melhoria de classificação
n/a
Observações
A língua de ensino será o inglês no caso de haver estudantes inscritos que não sejam falantes de português