Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM014

Literatura Inglesa II

Código: MEAAM014     Sigla: LI2

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 16 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 9 80 243

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No fim do curso os estudantes deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido as capacidades críticas que lhes permitam: 1) ter um conhecimento aprofundado das obras de T. S. Eliot e James Joyce constantes do programa; 2) movimentar se intelectualmente no âmbito dos estudos do modernismo, com especial incidência no respeitante ao modernismo em Inglaterra; 3) ser capazes de perspectivar os significados e a importância do modernismo na história literária e cultural do século XX no ocidente; 4) entender os processos pelos quais as representações, a exemplo das representações modernistas do lugar, possuem uma componente construída culturalmente; 5) ser capazes de avaliar o lugar do modernismo na construção da nossa contemporaneidade.

Programa

O modernismo, entendido como a configuração histórico-cultural da ruptura, da inovação e da vanguarda nas primeiras décadas do século XX, assumiu um carácter predominantemente urbano e cosmopolita. Mas, ao instituir as cidades como centros de atracção dos criadores de cultura e de difusão das suas criações, o modernismo não só se construiu a partir desses centros como também em larga medida os criou, conferindo-lhes dimensões significativas que se tornaram parte integrante das suas representações no século XX. O presente curso centrar-se-á no estudo das obras de T. S. Eliot e de James Joyce que mais directamente estabelecem configurações específicas nas imagens das cidades de Londres e de Dublin, incidindo em especial na análise dos processos (estruturais, temáticos, retóricos e outros) pelos quais essas cidades adquirem assim uma dimensão textual.

Bibliografia Obrigatória

T. S. Eliot; Collected Poems 1909-1962, London: Faber and Faber, 1974
James Joyce; Ulysses: Annotated Student’s Edition , Harmondsworth: Penguin , 1992
James Joyce; Dubliners, Oxford: Oxford University Press, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso funcionará em regime de seminário.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 45,00
Trabalho de Investigação Trabalho escrito 163,00 2009-06-13
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Orientado Estudo autónomo 35 2009-06-13
Total: 35,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75 % das sessões de seminário

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados de:
1) participação nas aulas
2) trabalho oral
3 ) trabalho escrito

Provas e trabalhos especiais

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

n/a

Observações

A língua de ensino será o inglês no caso de haver estudantes inscritos que não sejam falantes de português
Recomendar Página Voltar ao Topo