Estudos Culturais
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa tem como objectivo proporcionar aos Alunos a informação e os instrumentos teóricos necessários à compreensão do distopismo inglês e norte-americano do século XX. Visa despertar nos Alunos a consciência da utilidade das teorias do espaço, definidas no âmbito da Geografia Pós-Moderna, para a compreensão da mensagem distópica contemporânea.
Programa
O programa tem um forte enquadramento teórico. Serão analisados textos teóricos fundamentais da área dos Estudos sobre a Utopia, nomeadamente no que respeita ao distopismo contemporâneo, bem como da área dos Estudos sobre o Espaço. Procurar-se-á demonstrar que a percepção negativa do não-lugar distópico decorre, em grande parte, da existência de espaços fechados, vedados à maioria dos indivíduos. Ter-se-á em conta, por outro lado, os pequenos espaços de evasão que os indivíduos vão conseguindo construir, isto é, as heterotopias dentro das distopias. A análise e discussão dos textos críticos ocupará 8 das 15 sessões previstas para este seminário. A aplicação prática das teorias críticas às duas obras de leitura obrigatória será levada a cabo pela Docente, com o envolvimento dos Alunos, nas 9.ª e 10.ª sessões; nas últimas 5 sessões, os Alunos serão convidados a aplicar essas teorias a um conjunto de obras utópicas sugeridas pela Docente.
Bibliografia Obrigatória
Atwood, Margaret; The Handmaid’s Tale, Vintage , 1996
Wells, H. G.; The Time Machine. The War of the Worlds., Orion, 2004
Orwell, George; Nineteen Eighty-Four, Penguin, 2000. ISBN: 0-14-118247-4
Observações Bibliográficas
Indicam-se apenas os títulos da bibliografia primária. A bibliografia secundária será indicada aos mestrandos no início do ano lectivo.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Procurar-se-á promover um ensino centrado no Aluno, proporcionando a descoberta e compreensão dos conteúdos através do debate e de actividades de pesquisa individual e em grupo. Para além das horas de contacto presencial, será promovido o contacto on-line assíncrono, através da utilização da Plataforma de Ensino à Distância WebCT Vista.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
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|
Trabalho de Investigação |
Trabalho escrito |
146,00 |
|
2009-01-17 |
|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Orientado |
Estudo autónomo |
25 |
2009-01-17 |
|
Total: |
25,00 |
|
Obtenção de frequência
É obrigatória a presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação:
a) participação activa nas aulas e nas actividades propostas;
b) apresentação oral e escrita de um trabalho sobre uma das obras utópicas propostas pela Docente;
c) construção de um portefólio contendo um registo semanal que traduza reflexão sobre os temas abordados em cada sessão.
Cálculo da classificação final: Média ponderada dos resultados das componentes de avaliação acima mencionadas.
Provas e Trabalhos Especiais
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Língua de ensino: português ou inglês, consoante as características dos alunos inscritos.