Cultura Inglesa
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa tem como objectivo despertar nos Alunos a consciência da utilidade das teorias da representação e da identidade individual e colectiva, definidas no âmbito dos Estudos Culturais, para a compreensão da forma como a ideia de nação se foi definindo em textos representativos da literatura inglesa dos séculos XVIII, XIX e XX.
Programa
As primeiras sessões serão teóricas, versando sobre as teorias de representação e de identidade individual e colectiva, particularmente as avançadas por Stuart Hall, Katherine Woodward e Homi Bhabha. Os três textos seleccionados para análise, Gulliver’s Travels, de Jonathan Swift, 1851: or the Adventures of Mr. And Mrs. Sandboys and Family…, de Henry Mayhew, e England, England, de Julian Barnes, serão estudados no âmbito destas teorias. Procurar-se-á demonstrar que a identidade é sempre relacional, sendo a diferença estabelecida por uma marcação simbólica relativamente a outras identidades. Visar-se-á igualmente sublinhar a ideia de nação enquanto “elaboração cultural”, examinando-se, nos textos seleccionados, as práticas de significação e os sistemas simbólicos por meio dos quais os significados culturais são produzidos. Será ainda posta à discussão a questão da relativização da verdade histórica.
Bibliografia Obrigatória
Mayhew, Henry; 1851: or the 1851: or the Adventures of Mr. And Mrs. Sandboys and Family, Who came up to London to ‘Enjoy Themselves’, and to See the Great Exhibition, David Bogue, 1851
Jonathan Swift; Gulliver's Travels, Penguin, 2003. ISBN: 0-14-143949-1
Barnes, Julian; England, England, Picador, 1998
Observações Bibliográficas
Ao longo das sessões serão afixadas na Plataforma de Ensino à Distância as referências bibliográficas complementares.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Discussão participada dos Alunos de todos os textos que integram a bibliografia primária e secundária. Para além das horas de contacto presencial, será promovido o contacto on-line assíncrono.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
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Trabalho de Investigação |
Trabalho escrito |
107,00 |
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2009-06-13 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Orientado |
Estudo autónomo |
25 |
2009-06-13 |
|
Total: |
25,00 |
|
Obtenção de frequência
Componentes de avaliação:
a) participação activa nas aulas;
b) apresentação oral de um trabalho
c) construção de um portefólio on-line contendo um registo semanal que traduza reflexão sobre os temas abordados em cada sessão;
d) discussão oral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre
Nota: É obrigatória a presença em pelo menos 75% das sessões de seminário.
Fórmula de cálculo da classificação final
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Cálculo da classificação final:Média ponderada dos resultados das componentes de avaliação atrás enunciadas.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Aulas leccionadas em português ou em inglês consoante as características dos alunos inscritos.