Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM003

Cultura Inglesa

Código: MEAAM003     Sigla: CING

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 11 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 6 55 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa tem como objectivo despertar nos Alunos a consciência da utilidade das teorias da representação e da identidade individual e colectiva, definidas no âmbito dos Estudos Culturais, para a compreensão da forma como a ideia de nação se foi definindo em textos representativos da literatura inglesa dos séculos XVIII, XIX e XX.

Programa

As primeiras sessões serão teóricas, versando sobre as teorias de representação e de identidade individual e colectiva, particularmente as avançadas por Stuart Hall, Katherine Woodward e Homi Bhabha. Os três textos seleccionados para análise, Gulliver’s Travels, de Jonathan Swift, 1851: or the Adventures of Mr. And Mrs. Sandboys and Family…, de Henry Mayhew, e England, England, de Julian Barnes, serão estudados no âmbito destas teorias. Procurar-se-á demonstrar que a identidade é sempre relacional, sendo a diferença estabelecida por uma marcação simbólica relativamente a outras identidades. Visar-se-á igualmente sublinhar a ideia de nação enquanto “elaboração cultural”, examinando-se, nos textos seleccionados, as práticas de significação e os sistemas simbólicos por meio dos quais os significados culturais são produzidos. Será ainda posta à discussão a questão da relativização da verdade histórica.

Bibliografia Obrigatória

Mayhew, Henry; 1851: or the 1851: or the Adventures of Mr. And Mrs. Sandboys and Family, Who came up to London to ‘Enjoy Themselves’, and to See the Great Exhibition, David Bogue, 1851
Jonathan Swift; Gulliver's Travels, Penguin, 2003. ISBN: 0-14-143949-1
Barnes, Julian; England, England, Picador, 1998

Observações Bibliográficas

Ao longo das sessões serão afixadas na Plataforma de Ensino à Distância as referências bibliográficas complementares.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Discussão participada dos Alunos de todos os textos que integram a bibliografia primária e secundária. Para além das horas de contacto presencial, será promovido o contacto on-line assíncrono.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 30,00
Trabalho de Investigação Trabalho escrito 107,00 2009-06-13
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Orientado Estudo autónomo 25 2009-06-13
Total: 25,00

Obtenção de frequência

Componentes de avaliação:
a) participação activa nas aulas;
b) apresentação oral de um trabalho
c) construção de um portefólio on-line contendo um registo semanal que traduza reflexão sobre os temas abordados em cada sessão;
d) discussão oral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre
Nota: É obrigatória a presença em pelo menos 75% das sessões de seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

.
Cálculo da classificação final:Média ponderada dos resultados das componentes de avaliação atrás enunciadas.


Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Aulas leccionadas em português ou em inglês consoante as características dos alunos inscritos.
Recomendar Página Voltar ao Topo