Seminário de Projeto I
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Compreender, aplicar e usar adequadamente os conceitos associados ao(s):
a) Métodos fundamentais de investigação cientifica, apreendendo as limitações de cada um, os seus pontos fortes e fracos, bem como, a sua aplicabilidade a problemas do mundo real;
b) Processo e concepção dos planos de investigação, procedendo à identificação de objectivos, formulação de hipóteses e estruturação da pesquisa;
c) Desenvolvimento, análise e comunicação, eficaz e rigorosa, dos resultados de investigação científica.
2. Desenvolver capacidades técnicas e analíticas que permitam:
a) Conceber e organizar um projecto de investigação em Geografia;
b) Seleccionar os métodos científicos adequados à implementação do projecto definido;
c) Discutir e analisar problemas do mundo real, mantendo uma postura reflexiva, que permita propôr e fundamentar propostas para a sua resolução, suportadas por conceitos e métodos científicos.
Programa
1.Concepção do projecto de investigação.
1.1. Enquadramento teórico: a investigação científica, suas particularidades e seus problemas.
1.2 Tipos de investigação: descritiva, analítica, preditiva e experimental.
1.3. Pontos fortes e fracos dos vários métodos, face aos diferentes contextos de aplicação.
2. O processo de investigação.
2.1. Questão de partida: definição do problema a investigar.
2.2. A problematização.
2.3. Definição dos conceitos estruturantes da pesquisa.
2.4. A construção do modelo de análise: formulação de hipóteses.
2.5. Escolha do(s) método(s): quantitativo(s) e qualitativo(s).
3. Operacionalização da investigação.
3.1. Estratégias de análise.
3.2. Definição e construção de indicadores de análise.
3.3. Recolha e tratamento dos dados.
3.4. Síntese e interpretação dos dados.
4. Técnicas de comunicação de resultados da investigação.
4.1. Como redigir um relatório.
4.2. Como fazer uma apresentação oral
Bibliografia Obrigatória
ALBARELLO, L. et al ; Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva, 1997
BARBIER, J. ; – Elaboração de projectos de acção e planificação, Porto Editora, 1996
BRAVO, R. Sierra ; Técnicas de Investigación Social – Teoria Y Ejercicios, Editorial Paraninfo, 1994
CAMPENHOUDT, Luc Van; QUIVY, Raymond ; Manual de investigação em ciências sociais., Gradiva, , 1998
CRESWELL, John W. ; Research design: qualitative & quantitative approaches, Sage Publications, 1994
DESHAIES, Bruno ; Metodologia da investigação em ciências humanas, Instituo Piaget, 1992
DE BRUYNE, PAUL (et al.) ; Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: os pólos da prática metodológica, Francisco Alves Editora , s7d
GHIGLIONE, Rodolphe; MATALON, Benjamin ; O Inquérito : teoria e prática, Celta Editora, 1993
GÓMEZ RODRÍGUEZ, Amparo ; Filosofía y metodología de las ciencias sociales, Alianza Editorial, 203. ISBN: 84-206-3573-1
LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald ; Investigação qualitativa: fundamentos e práticas, Instituto Piaget, 1994
POPPER, Karl ; A vida é aprendizagem: epistemologia evolutiva e sociedade aberta, Edições 70, 2001
SCHUTT, Russell K; Investigating the social world: the process and practice of research., Pine Forge Press, 1996
SANTOS, Boaventura de Sousa ; Introdução a uma ciência pós-moderna, : Ed. Afrontamento, 1998
BURTON, Dawn; Research training for social scientists: a handbook for postgraduate researchers, Sage Publications, 2000
Outra bibliografia complementar será indicada ao longo das aulas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Serão utilizados métodos diversificados, de modo a permitir aos discentes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas.
Software
microsoftoffice exel
microsoftoffice word
microsoftoffice access
microsoftoffice power point
Palavras Chave
Ciências Sociais > Geografia > Geografia humana
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da terra > Geografia física
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
Exame final (teórico) |
Exame |
2,00 |
|
|
trabalho 1 |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2007-10-31 |
trabalho 2 (com apresentação oral) |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2007-12-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
estudo dos conteúdos programáticos |
Estudo autónomo |
50 |
|
|
Total: |
50,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas.
Cumprimento das componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final – 50%
Trabalho(s) de pesquisa: 40%
Apresentação e discussão oral do(s) trabalhos: 5%
Presença e participação nas aulas: 5%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos em regime especial que não possam frequentar a disciplina obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. Deverão realizar o exame final (teórico)
2- Deverão realizar um trabalho individual definido pelos docentes e acompanhado por estes em horário a combinar com os discentes. Este trabalho será apresentado oralmente, em data e hora a combinar.
Melhoria de classificação
Exame final (teórico-prático)