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Avaliação de Impactes Ambientais

Código: GEOGR007     Sigla: AINAT

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEO 23 Plano Oficial - LGEO 4 - 6 -
GEOGR 15 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Avaliação de Impactes Ambientais pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 5º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos da geografia à elaboração da avaliação de impactes ambientais
Os estudantes, depois de recordarem o vocabulário e a linguagem já aprendidos noutras disciplinas e de:

i) apurarem o conhecimento das entidades específicas, dos símbolos e dos métodos;
ii) melhorarem a compreensão dos fundamentos e dos princípios teóricos básicos em que assenta a disciplina;
iii) aperfeiçoarem a sua agilidade na análise da informação estatística, documental e bibliográfica;
iv) praticarem a aplicação e utilização dos conceitos, dos princípios e dos métodos apreendidos em situações novas;
v) exercitarem a sua capacidade de síntese da informação aprendida, anteriormente, de um modo compartimentado, num corpo de conhecimentos articulado, único e coerente;
vi) experimentarem a sua aptidão para avaliar a adequação de uma ideia, de um conceito, de uma teoria ou de um método, à resolução de um problema concreto;
vii) identificarem o contexto sócio-económico e político em que emerge a AIA
viii) desenvolverem competências para a utilização da metodologia de AIA
ix) desenvolverem a capacidade de definir estratégias de intervenção do geógrafo numa AIA em contextos reais.

estarão preparados para realizar, autonomamente e em grupo, a interpretação das relações de causalidade conducentes à realização de uma avaliação de impactes ambientais em qualquer domínio temático e em diversas escalas espaciais de abordagem

Programa

Apresentação e Discussão do Processo de Avaliação
1. O papel do geógrafo no processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)
2. Contextualização histórica, social e política do surgimento da metodologia de AIA – paradigmas económicos e ambientais
3. A metodologia de AIA
4. AIA - Directivas Comunitárias e Legislação Portuguesa
4.1.Análise de diversas tipologias de projecto
4.2. Metodologias de caracterização de impactes
4.3. Indicadores
4.4. Cenários e simulações
4.5. Medidas de mitigação
4.6. Plano de Monitorização
4.7. Comunicação de impactes
4.8. Gestão da participação pública
4.9. Incorporação da discussão pública no EIA
4.10. Acompanhamento dos projectos
5. A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE)
6. Perspectivas internacionais sobre a AIA e AAE

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procurar-se-á que o estudante:
i) esteja motivado com a realização de um projecto individual preciso que deseje concretizar;
ii) adquira competências metodológicas (saiba gerir e organizar o tempo, aprenda a enfrentar e a resolver um problema, etc.);
iii) ganhe à vontade instrumental e metodológico (consiga escolher as fontes bibliográficas e estatísticas indispensáveis e os procedimentos metodológicos mais adequados para a resolução do problema);
iv) tenha oportunidade de desenvolver a sua autonomia em trabalho individual e colectivo;
Assim, é crucial que disponha de tempo livre para, com a nossa supervisão, vencer cada uma das etapas do processo de investigação.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente
Ciências Sociais > Geografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Constituem critérios de classificação nesta disciplina:
i) a assiduidade ( é obrigatória a presença em 75% das sessões)
ii) a participação nas sessões lectivas
iii) a qualidade global do desempenho escrito
iv) a qualidade global do desempenho oral
v) a criatividade e a capacidade de iniciativa individual
vi) o progresso na valorização científica individual
vii) o teste escrito
viii) a recensão escrita
ix) a qualidade da apresentação oral de um subdomínio temático
x) o trabalho de pesquisa anual (plano e relatório de progresso)
xi) o trabalho de pesquisa anual (relatório final)
xii) o trabalho de pesquisa anual (apresentação e discussão)

Fórmula de cálculo da classificação final

Constituem critérios de classificação nesta disciplina:
i) a assiduidade ( é obrigatória a presença em 75% das sessões) – 2 %
ii) a participação nas sessões lectivas – 2 %
iii) a qualidade global do desempenho escrito – 2 %
iv) a qualidade global do desempenho oral – 2 %
v) a criatividade e a capacidade de iniciativa individual – 2 %
vi) o progresso na valorização científica individual – 5 %
vii) o teste escrito - 20%
viii) a recensão escrita - 10%
ix) a qualidade da apresentação oral de um subdomínio temático - 20%
x) o trabalho de pesquisa anual (plano e relatório de progresso) – 5%
xi) o trabalho de pesquisa anual (relatório final) – 25 %
xii) o trabalho de pesquisa anual (apresentação e discussão) – 5 %

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os critérios de classificação para a avaliação especial (TE, DA, etc.) serão:
i) teste escrito - 20%
ii) recensão escrita - 10%
iii) relatório síntese de um subdomínio temático - 20%
iv) plano de trabalho do projecto de pesquisa anual-10%
v)relatório final do projecto de pesquisa anual -30%
vi) apresentação e discussão oral do projecto de pesquisa anual - 10%

Melhoria de classificação

não se aplica

Observações

não se aplica
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