Avaliação de Impactes Ambientais
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Avaliação de Impactes Ambientais pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 5º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos da geografia à elaboração da avaliação de impactes ambientais
Os estudantes, depois de recordarem o vocabulário e a linguagem já aprendidos noutras disciplinas e de:
i) apurarem o conhecimento das entidades específicas, dos símbolos e dos métodos;
ii) melhorarem a compreensão dos fundamentos e dos princípios teóricos básicos em que assenta a disciplina;
iii) aperfeiçoarem a sua agilidade na análise da informação estatística, documental e bibliográfica;
iv) praticarem a aplicação e utilização dos conceitos, dos princípios e dos métodos apreendidos em situações novas;
v) exercitarem a sua capacidade de síntese da informação aprendida, anteriormente, de um modo compartimentado, num corpo de conhecimentos articulado, único e coerente;
vi) experimentarem a sua aptidão para avaliar a adequação de uma ideia, de um conceito, de uma teoria ou de um método, à resolução de um problema concreto;
vii) identificarem o contexto sócio-económico e político em que emerge a AIA
viii) desenvolverem competências para a utilização da metodologia de AIA
ix) desenvolverem a capacidade de definir estratégias de intervenção do geógrafo numa AIA em contextos reais.
estarão preparados para realizar, autonomamente e em grupo, a interpretação das relações de causalidade conducentes à realização de uma avaliação de impactes ambientais em qualquer domínio temático e em diversas escalas espaciais de abordagem
Programa
Apresentação e Discussão do Processo de Avaliação
1. O papel do geógrafo no processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)
2. Contextualização histórica, social e política do surgimento da metodologia de AIA – paradigmas económicos e ambientais
3. A metodologia de AIA
4. AIA - Directivas Comunitárias e Legislação Portuguesa
4.1.Análise de diversas tipologias de projecto
4.2. Metodologias de caracterização de impactes
4.3. Indicadores
4.4. Cenários e simulações
4.5. Medidas de mitigação
4.6. Plano de Monitorização
4.7. Comunicação de impactes
4.8. Gestão da participação pública
4.9. Incorporação da discussão pública no EIA
4.10. Acompanhamento dos projectos
5. A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE)
6. Perspectivas internacionais sobre a AIA e AAE
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Procurar-se-á que o estudante:
i) esteja motivado com a realização de um projecto individual preciso que deseje concretizar;
ii) adquira competências metodológicas (saiba gerir e organizar o tempo, aprenda a enfrentar e a resolver um problema, etc.);
iii) ganhe à vontade instrumental e metodológico (consiga escolher as fontes bibliográficas e estatísticas indispensáveis e os procedimentos metodológicos mais adequados para a resolução do problema);
iv) tenha oportunidade de desenvolver a sua autonomia em trabalho individual e colectivo;
Assim, é crucial que disponha de tempo livre para, com a nossa supervisão, vencer cada uma das etapas do processo de investigação.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências do ambiente
Ciências Sociais > Geografia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Constituem critérios de classificação nesta disciplina:
i) a assiduidade ( é obrigatória a presença em 75% das sessões)
ii) a participação nas sessões lectivas
iii) a qualidade global do desempenho escrito
iv) a qualidade global do desempenho oral
v) a criatividade e a capacidade de iniciativa individual
vi) o progresso na valorização científica individual
vii) o teste escrito
viii) a recensão escrita
ix) a qualidade da apresentação oral de um subdomínio temático
x) o trabalho de pesquisa anual (plano e relatório de progresso)
xi) o trabalho de pesquisa anual (relatório final)
xii) o trabalho de pesquisa anual (apresentação e discussão)
Fórmula de cálculo da classificação final
Constituem critérios de classificação nesta disciplina:
i) a assiduidade ( é obrigatória a presença em 75% das sessões) – 2 %
ii) a participação nas sessões lectivas – 2 %
iii) a qualidade global do desempenho escrito – 2 %
iv) a qualidade global do desempenho oral – 2 %
v) a criatividade e a capacidade de iniciativa individual – 2 %
vi) o progresso na valorização científica individual – 5 %
vii) o teste escrito - 20%
viii) a recensão escrita - 10%
ix) a qualidade da apresentação oral de um subdomínio temático - 20%
x) o trabalho de pesquisa anual (plano e relatório de progresso) – 5%
xi) o trabalho de pesquisa anual (relatório final) – 25 %
xii) o trabalho de pesquisa anual (apresentação e discussão) – 5 %
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os critérios de classificação para a avaliação especial (TE, DA, etc.) serão:
i) teste escrito - 20%
ii) recensão escrita - 10%
iii) relatório síntese de um subdomínio temático - 20%
iv) plano de trabalho do projecto de pesquisa anual-10%
v)relatório final do projecto de pesquisa anual -30%
vi) apresentação e discussão oral do projecto de pesquisa anual - 10%
Melhoria de classificação
não se aplica
Observações
não se aplica