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Ontologia I

Código: FILO030     Sigla: ONT1

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 56 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A) Objectivos científicos: delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma; determinação da “orientação programática” e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis.
B) Objectivos pedagógicos: os alunos deverão 1. interiorizar o “espírito” e alcance teórico da disciplina; 2. aprender e consolidar as ferramentas conceptuais elementares para o estudo da Ontologia; 3. desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia.

Programa

I. INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA

1. Henologia, Metafísica e Ontologia. História e significado dos termos. Paradigmas ontológicos associados.
1.1. O monismo parmenideano e as superações platónica e aristotélica.
1.2. Aristóteles: a filosofia primeira como ‘ousiologia’
1.2. Tomás de Aquino: a Metafísica como ciência do ‘ente enquanto ente’
1.3. Francisco Suárez: A Metafísica como ‘ciência do ente real’

II. FUNDAMENTOS DE ONTOLOGIA – 1

1. O ‘ente enquanto ente’
1.1. Substância e acidentes.
1. 2. Acto e potência
1. 3. Matéria e forma.
1.4. Essências e existências.
2. O “físico” e o “mental”.
3. Causas e Princípios.
3.1. As quatro causas aristotélicas e o problema da causalidade.
3.2. Os princípios da contradição e da razão suficiente.
4. Níveis de “realidade” e níveis de “representação”.
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BIBLIOGRAFIA
A bibliografia complementar à indicada na "Ficha da disciplina" será fornecida no decurso das aulas.

Bibliografia Obrigatória

Aristóteles; Metafísica, Loyola, 2005
Francisco Suárez; Introducción a la Metafísica , Espasa Calpe, 1966
Tomás de Aquino; O Ente e a Essência, Contraponto, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, suscitando-se a aberta participação dos alunos e incluindo o exame crítico de textos tidos por fundamentais. Procura-se conciliar a exposição estritamente teórico-conceptual dos assuntos com a versão destes numa linguagem o mais possível “familiar” ou “comum”, tomando-se por princípio que mesmo as teorias filosóficas mais abstractas devem ser “exemplificadas”.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
elaboração de relatório de leitura Trabalho escrito 31,00 2011-02-19
exame escrito Exame 2,00 2011-02-19
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
preparação de exame Estudo autónomo 73 2011-02-19
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame: 40%; trabalho de investigação: 40%; trabalho escrito na aula: 20%.

Provas e trabalhos especiais

A determinar caso a caso, em conformidade com a legislação em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em acordo com a legislação em vigor.

Melhoria de classificação

Em acordo com a legislação em vigor.
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