Ontologia I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
56 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A) Objectivos científicos: delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma; determinação da “orientação programática” e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis.
B) Objectivos pedagógicos: os alunos deverão 1. interiorizar o “espírito” e alcance teórico da disciplina; 2. aprender e consolidar as ferramentas conceptuais elementares para o estudo da Ontologia; 3. desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia.
Programa
I. INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA
1. Henologia, Metafísica e Ontologia. História e significado dos termos. Paradigmas ontológicos associados.
1.1. O monismo parmenideano e as superações platónica e aristotélica.
1.2. Aristóteles: a filosofia primeira como ‘ousiologia’
1.2. Tomás de Aquino: a Metafísica como ciência do ‘ente enquanto ente’
1.3. Francisco Suárez: A Metafísica como ‘ciência do ente real’
II. FUNDAMENTOS DE ONTOLOGIA – 1
1. O ‘ente enquanto ente’
1.1. Substância e acidentes.
1. 2. Acto e potência
1. 3. Matéria e forma.
1.4. Essências e existências.
2. O “físico” e o “mental”.
3. Causas e Princípios.
3.1. As quatro causas aristotélicas e o problema da causalidade.
3.2. Os princípios da contradição e da razão suficiente.
4. Níveis de “realidade” e níveis de “representação”.
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BIBLIOGRAFIA
A bibliografia complementar à indicada na "Ficha da disciplina" será fornecida no decurso das aulas.
Bibliografia Obrigatória
Aristóteles; Metafísica, Loyola, 2005
Francisco Suárez; Introducción a la Metafísica , Espasa Calpe, 1966
Tomás de Aquino; O Ente e a Essência, Contraponto, 1995
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, suscitando-se a aberta participação dos alunos e incluindo o exame crítico de textos tidos por fundamentais. Procura-se conciliar a exposição estritamente teórico-conceptual dos assuntos com a versão destes numa linguagem o mais possível “familiar” ou “comum”, tomando-se por princípio que mesmo as teorias filosóficas mais abstractas devem ser “exemplificadas”.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
elaboração de relatório de leitura |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2011-02-19 |
exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2011-02-19 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
2011-02-19 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame: 40%; trabalho de investigação: 40%; trabalho escrito na aula: 20%.
Provas e trabalhos especiais
A determinar caso a caso, em conformidade com a legislação em vigor.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em acordo com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
Em acordo com a legislação em vigor.