Filosofia em Portugal
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
57 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No contexto mais vasto da história e cultura portuguesas, possibilitar uma visão geral do pensamento filosófico em Portugal, desde a Idade Média até ao séc. XX.
Programa
A. Introdução
- Filosofia e filosofias nacionais. Filosofia portuguesa, Filosofia em Portugal, Filosofia de Língua portuguesa.
B. Período Medieval
- Teologia e Filosofia: Santo António de Lisboa.
- Ética e Sociedade: Infante D. Pedro e o Rei D. Duarte.
C. Do Renascimento ao Humanismo: Leão Hebreu
D. Introdução ao pensamento de Francisco Sanches: gnoseologia a antropologia.
- Neo-Escolástica: O Curso Conimbricence.
E. Filosofia em Portugal no séc. XIX.
- Silvestre Pinheiro Ferreira: onto-gnoseologia e teoria política.
- Pedro Amorim Viana: Filosofia e Teologia.
- Antero de Quental: Filosofia e Sentimento.
- Teófilo Braga e o Positivismo.
- Sampaio Bruno: a sua visão de Deus e do Cosmos.
F. A Filosofia em Portugal no séc. XX
- Leonardo Coimbra e o Criacionismo: uma Filosofia crítica do conhecimento.
- Teixeira de Pascoaes: a Saudade e o Saudosismo.
- António Sérgio: o seu racionalismo crítico
- O pensamento filosófico de Raúl Proença: Ética e Política.
- Vergílio Ferreira: Filosofia e Literatura.
- Agostinho da Silva: uma sabedoria de vida, uma filosofia da acção.
- Fernando Pessoa: os limites da filosofia.
Bibliografia Obrigatória
António Braz Teixeira; Deus, o Mal e a Saudade: estudos sobre o pensamento português e luso-brasileiro contemporâneo, Fundação Lusíada, 1993
Vários; História do Pensamento Filosófico Português, Caminho, 2001-2004
SOVERAL, Eduardo Abranches de; Pensamento Luso-Brasileiro, Ed. Instituto Novas Profissões, 1996
Observações Bibliográficas
Indicam-se apenas aqui obras de referência de carácter geral. Outras obras de carácter mais específico serão indicadas caso a caso, conforme o percurso de cada aluno.
The reading list includes only general reference works. More specific literature will be indicated case by case, according to each student’s learning path.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição e aulas práticas de aplicação dos conhecimentos adquiridos com base em textos considerados fundamentais.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Apresentação de trabalho |
Trabalho escrito |
2,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
Redacção do trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
41,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
61 |
|
|
Total: |
61,00 |
|
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada, ou média da nota do exame e eventuais trabalhos escritos.
Provas e trabalhos especiais
Em conformidade com a legislação em vigor.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em conformidade com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: português.