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Estética I

Código: FILO005     Sigla: EST1

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 79 FILO - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética.
Fornecer questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos.
Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente.
Favorecer a imaginação visual e conceptual.

Programa

PROGRAMA
1. De que falamos quando falamos de Estética? Ensaio de delimitação*
Da origem etimológica de “estética” à Estética como disciplina filosófica
A dimensão paradoxal da Estética
A racionalização da experiência estética e artística. Um relativo fracasso
A restrição da Estética a uma reflexão sobre a arte de um ponto de vista subjectivo
Objecto estético e obra de arte
A experiência estética. Suas condições e implicações. Experiência estética e experiência artística: uma afinidade essencial. Experiência estética e quotidiano. O “modo de emprego” do objecto estético
A exposição do “sujeito” da/na experiência estética. Das versões afectivas do mundo a um sujeito afectado. Exposição e Inexposto.
Experiência estética/artística e “infantia”. Uma re-iniciação ao mundo.
(* as questões lançadas em 1. Serão retomadas e reformuladas na interpretação dos autores/textos da tradição filosófica e estética que seguidamente se apresentam; conferir também o programa de Estética II)
2. Platão: o reconhecimento do carácter afectivo da arte
A arte como mimesis e o carácter transitivo da experiência estética
Os riscos da experiência estética: a exigência de legislação
Afecção e infância
A arte submetida à Verdade
3. Kant: a subjectivização moderna do estético
A autonomização da Estética e a sua restrição moderna. O carácter intransitivo da experiência estética
Uma segunda revolução coperniciana? O belo como representação subjectiva. O juízo de gosto estético. A antinomia do gosto
O privilégio do belo natural. A destinação estética
Juízo estético e senso comum: a abertura da experiência estética à universalidade
Do belo ao sublime. Leituras do sublime na Estética e na arte contemporâneas (introdução)

Bibliografia Obrigatória

GIOVINE, S. ; Historia de la estética, Tecnos, Madrid, 1990
JIMÉNEZ, J.; Teoría del arte , Tecnos, Madrid, 2002
TOWNSEND, D. ; Introdução à Estética. História. Correntes. Teorias., Edições 70, Lisboa, 2002
JIMENEZ, M.; Qu’est-ce que l’esthétique, Gallimard, Paris, 1997
SCHAEFFER , J.-M.; ; Adieu à l’esthétique, Presses Universitaires de France, Paris, 2000
FERRY, L. ; Homo aestheticus – A invenção do gosto na época democrática, Almedina, Porto, 2003
HUISMAN, D., ; A Estética, Ed. 70, Lisboa , 1997
LYOTARD, J.-F. ; L’inhumain. Causeries sur le temps, Galilée, 1988
BOZAL, V. ; El gusto, Visor, Madrid, 1999
SCHAEFFER , J.-M. ; L’esthétique et la philosophie de l’art du XVIII siècle à nos jours , Gallimard, Paris, 1992
CAUQUELIN, A.; Petit traité d’art contemporain, Seuil, Paris, 1996

Observações Bibliográficas

Para além da referência à bibliografia principal, excertos de leitura obrigatória estão organizados em colectâneas disponíveis no início do semestre. Indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas. O material de estudo integra outras formas de inscrição para além do texto escrito.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura e discussão de textos e materiais visuais). Os materiais textuais e visuais seleccionados serão objecto de comentário na aula. É encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação de trabalhos de pesquisa. A partir do início de Outubro, decorrerão aulas teórico-práticas e Aulas de OT, nas quais se debaterão com os alunos questões decorrentes dos problemas já equacionados no âmbito do Programa. A OT ocupará, aproximadamente, cerca de 25% do tempo lectivo disponível.

Para além da referência à bibliografia principal, excertos de leitura obrigatória estão organizados em colectâneas disponíveis no início do semestre. Indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas. O material de estudo integra outras formas de inscrição para além do texto escrito.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,00
Preparação de trabalhos de investigação Trabalho escrito 20,00 2011-02-18
Teste/Exame Exame 2,00 2011-02-18
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Orientação T Frequência das aulas 15 2011-02-18
Estudo Estudo autónomo 80 2011-02-18
Total: 95,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas de avaliação em vigor. Frequência de 75% das aulas previstas, de acordo com o estipulado no Artº 9º do "Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo- Licenciatura", aprovado pelo Cons. Pedagógico em 18.Julho.2007.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame final arredondada nos termos do estipulado no nº6 do Artº 5º do "Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo- Licenciatura", aprovado pelo Cons. Pedagógico em 18.Julho.2007. Ou média ponderada da nota do exame final e eventuais trabalhos escritos. A disciplina funciona em avaliação final (um exame escrito no final do semestre). Esta forma de avaliação poderá ser combinada com a realização de trabalhos de pesquisa, orientados e avaliados pelo docente, que não dispensarão a realização do exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Épocas especiais e duração das "provas" adaptada aos casos particulares que eventualmente estejam inscritos como alunos.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

Observações

LÍNGUA DE ENSINO: Português
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