Estética I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
79 |
FILO - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética.
Fornecer questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos.
Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente.
Favorecer a imaginação visual e conceptual.
Programa
PROGRAMA
1. De que falamos quando falamos de Estética? Ensaio de delimitação*
Da origem etimológica de “estética” à Estética como disciplina filosófica
A dimensão paradoxal da Estética
A racionalização da experiência estética e artística. Um relativo fracasso
A restrição da Estética a uma reflexão sobre a arte de um ponto de vista subjectivo
Objecto estético e obra de arte
A experiência estética. Suas condições e implicações. Experiência estética e experiência artística: uma afinidade essencial. Experiência estética e quotidiano. O “modo de emprego” do objecto estético
A exposição do “sujeito” da/na experiência estética. Das versões afectivas do mundo a um sujeito afectado. Exposição e Inexposto.
Experiência estética/artística e “infantia”. Uma re-iniciação ao mundo.
(* as questões lançadas em 1. Serão retomadas e reformuladas na interpretação dos autores/textos da tradição filosófica e estética que seguidamente se apresentam; conferir também o programa de Estética II)
2. Platão: o reconhecimento do carácter afectivo da arte
A arte como mimesis e o carácter transitivo da experiência estética
Os riscos da experiência estética: a exigência de legislação
Afecção e infância
A arte submetida à Verdade
3. Kant: a subjectivização moderna do estético
A autonomização da Estética e a sua restrição moderna. O carácter intransitivo da experiência estética
Uma segunda revolução coperniciana? O belo como representação subjectiva. O juízo de gosto estético. A antinomia do gosto
O privilégio do belo natural. A destinação estética
Juízo estético e senso comum: a abertura da experiência estética à universalidade
Do belo ao sublime. Leituras do sublime na Estética e na arte contemporâneas (introdução)
Bibliografia Obrigatória
GIOVINE, S. ; Historia de la estética, Tecnos, Madrid, 1990
JIMÉNEZ, J.; Teoría del arte , Tecnos, Madrid, 2002
TOWNSEND, D. ; Introdução à Estética. História. Correntes. Teorias., Edições 70, Lisboa, 2002
JIMENEZ, M.; Qu’est-ce que l’esthétique, Gallimard, Paris, 1997
SCHAEFFER , J.-M.; ; Adieu à l’esthétique, Presses Universitaires de France, Paris, 2000
FERRY, L. ; Homo aestheticus – A invenção do gosto na época democrática, Almedina, Porto, 2003
HUISMAN, D., ; A Estética, Ed. 70, Lisboa , 1997
LYOTARD, J.-F. ; L’inhumain. Causeries sur le temps, Galilée, 1988
BOZAL, V. ; El gusto, Visor, Madrid, 1999
SCHAEFFER , J.-M. ; L’esthétique et la philosophie de l’art du XVIII siècle à nos jours , Gallimard, Paris, 1992
CAUQUELIN, A.; Petit traité d’art contemporain, Seuil, Paris, 1996
Observações Bibliográficas
Para além da referência à bibliografia principal, excertos de leitura obrigatória estão organizados em colectâneas disponíveis no início do semestre. Indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas. O material de estudo integra outras formas de inscrição para além do texto escrito.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura e discussão de textos e materiais visuais). Os materiais textuais e visuais seleccionados serão objecto de comentário na aula. É encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação de trabalhos de pesquisa. A partir do início de Outubro, decorrerão aulas teórico-práticas e Aulas de OT, nas quais se debaterão com os alunos questões decorrentes dos problemas já equacionados no âmbito do Programa. A OT ocupará, aproximadamente, cerca de 25% do tempo lectivo disponível.
Para além da referência à bibliografia principal, excertos de leitura obrigatória estão organizados em colectâneas disponíveis no início do semestre. Indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas. O material de estudo integra outras formas de inscrição para além do texto escrito.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
Preparação de trabalhos de investigação |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2011-02-18 |
Teste/Exame |
Exame |
2,00 |
|
2011-02-18 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Orientação T |
Frequência das aulas |
15 |
2011-02-18 |
Estudo |
Estudo autónomo |
80 |
2011-02-18 |
|
Total: |
95,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as normas de avaliação em vigor. Frequência de 75% das aulas previstas, de acordo com o estipulado no Artº 9º do "Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo- Licenciatura", aprovado pelo Cons. Pedagógico em 18.Julho.2007.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame final arredondada nos termos do estipulado no nº6 do Artº 5º do "Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo- Licenciatura", aprovado pelo Cons. Pedagógico em 18.Julho.2007. Ou média ponderada da nota do exame final e eventuais trabalhos escritos. A disciplina funciona em avaliação final (um exame escrito no final do semestre). Esta forma de avaliação poderá ser combinada com a realização de trabalhos de pesquisa, orientados e avaliados pelo docente, que não dispensarão a realização do exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Épocas especiais e duração das "provas" adaptada aos casos particulares que eventualmente estejam inscritos como alunos.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Observações
LÍNGUA DE ENSINO: Português