Origens do Homem
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Gerais
O Discente deverá ser capaz de reconhecer a evolução diacrónica das formas de ocupação e de organização do espaço; Avaliar a importância relativa de um testemunho arqueológico; Conhecer a variabilidade regional dos vestígios arqueológicos e seu significado.
Específico
Esta disciplina tem como objectivos específicos o conhecimento das principais etapas da evolução biológica e comportamental da Humanidade, e das mainfestações culturais, formas de organização social e estratégias de subsistência desenvolvidas durante o Paleolítico.
Programa
0. Introdução
Génese e desenvolvimento dos estudos sobre as Origens do Homem.
1. Origens do Homem
Breve introdução à História da Vida. O Homem animal. A Evolução dos Primatas. Os primeiros Hominídeos. Dos mais antigos fósseis do género Homo ao Homem de Neandertal. As origens do Homo sapiens sapiens. O desenvolvimento da linguagem e a complexificação cultural.
2. O Paleolítico
Tecnologias de produção artefactual e estratégias de subsistência das primeiras sociedades humanas. As mais antigas sepulturas e as primeiras manifestações artísticas.
Bibliografia Obrigatória
ARSUAGA, J. L.; MARTÍNEZ, I. ; La especie elegida. La larga marcha de la evolución humana, Temas de Hoy, 1998. ISBN: 84-7880-909-0
FOLEY, R. ; Humanos antes da Humanidade, Teorema, 1995. ISBN: 972-695-427-4
GAMBLE, C. ; El poblamiento paleolítico de Europa, Editorial Crítica, 1990. ISBN: 84-7423-445--X
FOLEY, R. A. (Ed.) ; The origins of Human Behavior, One World Archaeology, 1991. ISBN: 0-04-445015-X
BINFORD, L.; Em busca do passado, Europa América, s/d
STRINGER, C.; McKie, R. ; African Exodus. The origins of Modern humanity, Pimlico, 1997. ISBN: 0-7126-7307-5
LEWIN, Roger ; Principles of Human Evolution, Blackwell Science, 1998. ISBN: 0-86542-542-6
STANFORD, Craig B; Os Símios Caçadores. Alimentação Carnívora e Origens do Comportamento Humano, Bizâncio, 2000. ISBN: 972-53-0078-5
JONES, S. et al. (Eds) ; The Cambridge Encyclopedia of Human Evolution, Cambridge University Press, 1992. ISBN: 0-521-323703
STRINGER, C.; GAMBLE, C. ; En Busca de los Neandertales, Crítica, 1996. ISBN: 84-7423-703-3
GARANGER, J. (Dir.) ; La Préhistoire dans le Monde. Nouvelle édition de la Préhistoire d’André Leroi-Gourhan, P.U.F. - Nouvelle Clio, 1992. ISBN: 2-13-044463-6
JORDAN, P. ; O Homem Primitivo, Temas e Debates, 2001. ISBN: : 972-759-190-6
LEAKEY, R. ; The Origin of Humankind, Wedienfeld & Nicolson, 1994. ISBN: 0-297-81503-2
OTTE, M. ; Le Paléolithique inferior et moyen en Europe, Armand Colin, 1996. ISBN: 2-200-01389-2
TATTERSALL, I. ; Becoming Human. Evolution and human uniqueness, Oxford University Press, 1998. ISBN: 0-19-286214-6
Observações Bibliográficas
Serão fornecidos ao longo do semestre textos de apoio complementares, artigos de revistas especializadas ou de divulgação, bem como sites da Internet.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas baseadas sobretudo na exposição dos conteúdos programáticos, utilizando-se paralelamente diversos recursos didácticos.
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Avaliação |
Exame |
2,00 |
|
2010-07-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo dos conteúdos leccionados |
Estudo autónomo |
104 |
2010-06-04 |
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas leccionadas de acordo com o Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo + exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação corresponde à nota obtida no exame final
Provas e trabalhos especiais
Realização de exame na época de recurso ou na época especial desde que reunidas a condições definidas no Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo.