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História Moderna de Portugal

Código: ARQU038     Sigla: HMOD

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 33 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos, em consonância com as vertentes básicas orientadoras do conhecimento, teoria e método em história, serão apresentados e discutidos com os alunos no início do semestre.
Espera-se que os alunos adquiram um conhecimento detalhado do período específico. Serão sensibilizados para os diferentes olhares historiográficos relativos às questões abordadas, esperando-se que adquiram a capacidade de utilizar a terminologia e conceitos próprios à história social e económica do período em questão.

Programa

1. Os descobrimentos e a expansão

1.1 Expansão portuguesa e expansão europeia
1.2 Os rumos da expansão
1.3 Impacto da expansão no espaço metropolitano


2. Os quadros económicos
2.1 O peso da economia agrícola
2.2 Indústria - organização e problemas
2.3 Os mercados
2.4 Os meios de comunicação

3. Os quadros institucionais

3.1 O território e a divisão administrativa
3.2 Os poderes do centro e os periféricos
3.3 As realidades locais

4. A estrutura da sociedade portuguesa no período moderno

4.1 Estratificação social
4.2 Mobilidade social
4.3 Formas de representação social


Bibliografia Obrigatória

Godinho, V. M.,; Os descobrimentos e a economia mundial, Presença, 1981-1983
Godinho, V. M.,; A estrutura da antiga sociedade portuguesa, Arcádia, 1977
Lains, P., Silva,A. Ferreira; História Económica de Portugal 1700-2000,vol1., Instituto Ciências Sociais, 2005. ISBN: isbn 972-671-138-X
Marques, A.H.Oliveira; História de Portugal,vol1 e 2, Pallas, 1982. ISBN: isbn 972-23-2254-0
Marques, A.H. Oliveira e Serrão, Joel (dir); Nova História de Portugal, vol. V e VII, Presença, 1998, 2002. ISBN: 972-23-2295-8 e 972-23-2787-9
Mattoso, José (dir); História de Portugal , vol. III e IV, Círculo dos Leitores, 1994. ISBN: 972-42-0589-8
Ribeiro, Orlando; Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Ed. Sá da Costa, 1988. ISBN: 972-9230-39-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A orientação tutorial pretende apoiar a aprendizagem individual e colectiva de forma a que se possa realizar a ponte entre a exposição de ideias e conhecimentos e a reflexão em torno dos mesmos, tendo em conta os materiais de informação de que se parte. Os meios para tal passam por exercícios de leitura comentada, de pequenos ensaios sobre questões bem definidas e de uma primeira aproximação crítica às fontes documentais.

Palavras Chave

Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História económica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Orientação tutorial Trabalho escrito 7,00 2008-12-20
Elaboração de um trabalho de recensão crítica Teste 16,00 2008-10-15
Ensaio sobre uma questão abordada no programa da cadeira Trabalho escrito 18,00 2008-11-17
Revisão de um trabalho Teste 16,00 2008-12-10
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho autónomo do aluno Estudo autónomo 53 2008-12-20
Total: 53,00

Obtenção de frequência

A admissão à avaliação (75% de aulas e de sessões de orientação tutorial) será controlada com folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Recensão crítica: 25%
Ensaio:35%
Revisão:30%
Participação:10%

Provas e trabalhos especiais

Para os alunos dispensados de frequência, segundo a normas de avaliação da FLUP, poderá ocorrer uma prova especial em que demonstrem os conhecimentos associados aos objectivos da disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os alunos dispensados de frequência, segundo a normas de avaliação da FLUP, poderá ocorrer uma prova especial em que demonstrem os conhecimentos associados aos objectivos da disciplina.

Melhoria de classificação

De acordo com o disposto para a época normal.
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