História Moderna de Portugal
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos, em consonância com as vertentes básicas orientadoras do conhecimento, teoria e método em história, serão apresentados e discutidos com os alunos no início do semestre.
Espera-se que os alunos adquiram um conhecimento detalhado do período específico. Serão sensibilizados para os diferentes olhares historiográficos relativos às questões abordadas, esperando-se que adquiram a capacidade de utilizar a terminologia e conceitos próprios à história social e económica do período em questão.
Programa
1. Os descobrimentos e a expansão
1.1 Expansão portuguesa e expansão europeia
1.2 Os rumos da expansão
1.3 Impacto da expansão no espaço metropolitano
2. Os quadros económicos
2.1 O peso da economia agrícola
2.2 Indústria - organização e problemas
2.3 Os mercados
2.4 Os meios de comunicação
3. Os quadros institucionais
3.1 O território e a divisão administrativa
3.2 Os poderes do centro e os periféricos
3.3 As realidades locais
4. A estrutura da sociedade portuguesa no período moderno
4.1 Estratificação social
4.2 Mobilidade social
4.3 Formas de representação social
Bibliografia Obrigatória
Godinho, V. M.,; Os descobrimentos e a economia mundial, Presença, 1981-1983
Godinho, V. M.,; A estrutura da antiga sociedade portuguesa, Arcádia, 1977
Lains, P., Silva,A. Ferreira; História Económica de Portugal 1700-2000,vol1., Instituto Ciências Sociais, 2005. ISBN: isbn 972-671-138-X
Marques, A.H.Oliveira; História de Portugal,vol1 e 2, Pallas, 1982. ISBN: isbn 972-23-2254-0
Marques, A.H. Oliveira e Serrão, Joel (dir); Nova História de Portugal, vol. V e VII, Presença, 1998, 2002. ISBN: 972-23-2295-8 e 972-23-2787-9
Mattoso, José (dir); História de Portugal , vol. III e IV, Círculo dos Leitores, 1994. ISBN: 972-42-0589-8
Ribeiro, Orlando; Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Ed. Sá da Costa, 1988. ISBN: 972-9230-39-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A orientação tutorial pretende apoiar a aprendizagem individual e colectiva de forma a que se possa realizar a ponte entre a exposição de ideias e conhecimentos e a reflexão em torno dos mesmos, tendo em conta os materiais de informação de que se parte. Os meios para tal passam por exercícios de leitura comentada, de pequenos ensaios sobre questões bem definidas e de uma primeira aproximação crítica às fontes documentais.
Palavras Chave
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História económica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Orientação tutorial |
Trabalho escrito |
7,00 |
|
2008-12-20 |
Elaboração de um trabalho de recensão crítica |
Teste |
16,00 |
|
2008-10-15 |
Ensaio sobre uma questão abordada no programa da cadeira |
Trabalho escrito |
18,00 |
|
2008-11-17 |
Revisão de um trabalho |
Teste |
16,00 |
|
2008-12-10 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho autónomo do aluno |
Estudo autónomo |
53 |
2008-12-20 |
|
Total: |
53,00 |
|
Obtenção de frequência
A admissão à avaliação (75% de aulas e de sessões de orientação tutorial) será controlada com folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
Recensão crítica: 25%
Ensaio:35%
Revisão:30%
Participação:10%
Provas e trabalhos especiais
Para os alunos dispensados de frequência, segundo a normas de avaliação da FLUP, poderá ocorrer uma prova especial em que demonstrem os conhecimentos associados aos objectivos da disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os alunos dispensados de frequência, segundo a normas de avaliação da FLUP, poderá ocorrer uma prova especial em que demonstrem os conhecimentos associados aos objectivos da disciplina.
Melhoria de classificação
De acordo com o disposto para a época normal.