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Epigrafia Romana

Código: ARQU031     Sigla: EROM

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQ 8 Plano Oficial - LARQ 4 - 6 52 162
ARQU 63 Plano Oficial para 2007/2008 1 - 6 52 162
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprendizagem técnica de transcrição, leitura e tradução de inscrições latinas, respectiva classificação e análise comentada da sua importância para o conhecimento da civilização romana e dos processos de aculturação do mundo indígena.

Programa

1. Introdução.
2. A epigrafia latina.
2.1 As inscrições romanas.
2.1.1 O alfabeto e a escrita.
2.1.2 Os monumentos epigráficos.
2.1.2.1 As inscrições votivas.
2.1.2.2 As inscrições funerárias.
2.1.2.3 As inscrições honoríficas e monumentais.
2.1.2.4 As tesserae hospitales.
2.1.2.5 Os marcos divisórios e miliários.
2.1.2.6 Instrumentum et alia.
2.1.3 A arqueologia dos monumentos.
2.1.4 Aspectos linguísticos e onomástica.
2.1.5 Sistemas cronológicos.
2.2 A epigrafia latina do Noroeste Peninsular.
2.2.1 Epigrafia e mundo indígena.
2.2.2 Epigrafia e economia, sociedade, religião e cultura.
3. Conclusão.

Bibliografia Obrigatória

Bloch, R. ; L’ épigraphie latine , P.U.F, Col. Que sais-je?, n.º 534, Paris, 1952
Cagnat, R. ; Cours d’ épigraphie latine, “L’Erma” di Bretschneider, Roma (4.ª edição), 1964
Encarnação, J. d’ ; Epigrafia.Pedras que falam, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2006
Hübner, E. ; Corpus inscriptionum latinarum (= CIL), II, Berlim / Suplemento (=CIL II S), 1869/ 1892
Abascal Palázón, J.M. ; Los nombres personales en las inscripciones latinas de Hispania, Universidade de Murcia / Universidad Complutense de Madrid, Murcia, 1994
Encarnação, J. d’ ; Inscrições romanas do conventus pacensis, Instituto de Arqueologia, Coimbra, 1984
Mallon, J.; De l’ écriture, C.N.R.S., Paris, 1982
Silva, A.C.F. ; A cultura castreja no Noroeste de Portugal, cap. III – A organização da sociedade, Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, Paços de Ferreira, 1986

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos conteúdos programáticos com recurso a meios audiovisuais interagindo com a observação, análise e interpretação do corpus documental. Acompanhamento tutorial na realização dos trabalhos práticos sobre a epigrafia romana do Entre-Douro-e-Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro.

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia > Epigrafia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Elaboração de trabalho temático de investigação Trabalho escrito 40,00 2008-07-18
Realização do teste Exame 2,00 2008-05-29
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo dos conteúdos da unidade curricular Estudo autónomo 64 2008-05-29
Total: 64,00

Obtenção de frequência

Presença mínima obrigatória nas aulas de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade e participação activa nas aulas 20%.
Teste 50%.
Realização de trabalho de investigação 30%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com Regulamento de Avaliação em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com Regulamento de Avaliação em vigor na FLUP.

Observações

No decurso da aprendizagem, são ministrados rudimentos da língua latina.
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