Análise de Materiais I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Análise de cerâmicas da Pré-História Recente do Norte de Portugal: introdução à análise técnica, morfológica e decorativa.
Programa
1. Breve introdução à Pré-História recente do Norte de Portugal.
2. Metodologias de análise de cerâmicas pré-históricas: traços gerais.
3. As cerâmicas pré-históricas do Norte de Portugal: introdução às técnicas de fabrico e às tipologias morfológicas e decorativas.
Bibliografia Obrigatória
Susana Oliveira Jorge; Povoados da Pré-história Recente (IIIº- Inícios do IIº milénios a. C.) da Região de Chaves - V.ª P.ª de Aguiar (Trás-os-Montes Ocidental), Porto. Instituto de Arqueologia da FLUP, 1986 (Tese de doutoramento da regente da cadeira)
Bibliografia Complementar
Sanches, Maria de Jesus; Pré-história Recente da Trás-os-Montes Ocidental e Alto Douro. O Abrigo do Buraco da Pala (Mirandela) no Contexto Regional, SPAE, 1997
Séronie-Vivien, M.- R.; Introduction à l' Étude des Poteries Préhistoriques, Société Spéléologique et Préhistorique, 1982 (Obra metodológica fundamental)
Camps, Gabriel; Manuel de Recherche Préhistorique, Doin Éditeurs, 1997 (Interessa o cap. IV - Étude de la Poterie)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Observação e descrição de materiais
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Realização de análise prática de material arqueológico |
Teste |
104,00 |
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2011-02-19 |
Exame |
Exame |
2,00 |
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2011-02-19 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Frequência obrigatória 75% das aulas, excepro nos casos previstos no Regulamento de Avallação
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nas aulas: 10%
Exercícios nas aulas (aprendizagem da análise de materiais): 30%
Exame final: 60%
Provas e trabalhos especiais
Os alunos que de acordo com as situações previstas no Regulamento não possam frequentar 75% das aulas terão de executar um exercício complementar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliaçºao.
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de Avaliaçºao.