Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP1015

Literatura Inglesa - Dialogos Transatlânticos na Lit. do Séc. XIX

Código: FLUP1015     Sigla: LIDTLS

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 15 Plano Oficial - LEAA 2 2,5 5 -
3
EE 2 Plano Oficial - LEE 4 2,5 5 -
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 3 2,5 5 -
EFI 6 Plano Oficial - LEFI 2 2,5 5 -
3
EIA 18 Plano Oficial - LEIA 2 2,5 5 -
3
4
EPI 29 Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo como época a privilegiar o séc. XIX, o presente programa visa estudar a influência de parte da ficção inglesa feminina nas escritoras norte-americanas.

Programa

Começar-se-á por fazer um levantamento dos contextos histórico-cultural e estético no panorama anglo-americano, seguindo-se uma leitura cruzada de autores e textos.
Nesta conformidade, iniciaremos o percurso com ‘Emma’ de Jane Austen.‘ A obra de Charlotte Bronte, ‘ Jane Eyre ‘, cuja influência em Inglaterra se fará plenamente sentir apenas no séc. XX com Daphne du Maurier, ‘ Rebecca ‘, constitui o ponto de partida essencial deste estudo. ‘ Little Women ‘ de Louisa May Alcott será apenas o primeiro de vários alvos que a complexa influência de ‘ Jane Eyre ‘ teve na criatividade feminina da América após 1870.

Bibliografia Principal

Textos de leitura obrigatória
Jane Austen, ‘ Emma ‘, Penguin Books, Harmondsworth, 1994.
Charlotte Bronte, ‘ Jane Eyre ‘ , Penguin Books, Harmondsworth, 1994.
Louisa May Alcott, ‘ Little Women ‘ , Oxford World’s Classics, OUP, 1998.
Montgomery, L.M. ‘ Anne of Green Gables ‘ , Puffin Books, Harmondsworth, 1994.

Bibliografia Complementar

No decurso da aulas será fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas - exposição dos assuntos visados
Aulas práticas - aplicação dos conhecimentos adquiridos; análise de textos.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Leitura comentada das obras, apoio bibliográfico e reflexão crítica sobre a matéria estudada Teste 104,00 2007-02-28
Exame escrito Exame 2,00 2007-02-28
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é o resultado do exame final

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Língua de ensino – português
Recomendar Página Voltar ao Topo