Língua Portuguesa I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCPEPL |
0 |
Plano Oficial - LCPEPLE |
1 |
1,5 |
6 |
- |
|
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de compreensão de discursos orais e escritos, no reconhecimento da articulação entre as suas finalidades, os dispositivos discursivos que as concretizam e as características dos contextos em que são produzidos;
- Desenvolver a capacidade de produção de discursos orais e escritos articulando finalidades comunicativas, recursos discursivos e factores dos contextos de produção e recepção.
- Desenvolver a consciência acerca da relevância da língua verbal na compreensão do mundo e dos outros, no desenvolvimento do pensamento e na regulação da acção pessoal;
- Promover a aquisição de conceitos que permitam a compreensão de aspectos fundamentais da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa;
- Promover atitudes de compreensão crítica face às características dos usos linguísticos
Programa
Conceptuais
Língua portuguesa:
Origem, evolução e expansão
Comunicação e enunciação
Factores da comunicação
Situação de enunciação
Discurso relatado
Modalização do discurso
Gramática da palavra:
Formação de palavras
Morfemas lexicais e morfemas gramaticais
Classes de palavras
Desinências nominais
Derivação
Composição
Gramática da frase:
Frase simples/frase complexa
Estruturas de coordenação/estruturas de subordinação
Tipos de frase
Gramática do texto:
Princípios constitutivos do texto
Funções da linguagem
Tipos de texto
Mecanismos de estruturação textual
Modos de organização do discurso
Processuais
- Síntese de informação escrita;
- Operacionalização de processos elaborativos;
- Operacionalização de processos metacognitivos;
- Procedimentos de planificação;
- Procedimentos de revisão textual.
Atitudinais
- Valorização das normas que regulam a interacção verbal em diferentes contextos;
- Respeito pela diversidade linguística;
- Posicionamento crítico perante usos discriminatórios em função da classe, raça ou género.
Bibliografia Principal
Adam, J.-M. (1992) Les textes: types et prototypes, Paris: Nathan
Arrivé, M. et al. (1986) La Grammaire d’Aujourd’hui, Guide Alphabétique de Linguistique Française, Paris: Flammarion
Charaudeau. P. (1992) Grammaire du sens et de l'expression, Paris: Hachette
Cunha, Celso e Cintra, Luís F. Lindley (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Sá da Costa
Mateus, Maria Helena et al (2003) Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 5ª ed.
Figueiredo, Olívia e Figueiredo Eunice (2003) Dicionário prático para o Estudo do Português – Da língua aos discursos, Porto: ASA
Fonseca, F.I. (1994) Gramática e Pragmática - Estudos de Línguística Geral e de Linguística Aplicada ao Ensino do Português, Porto: Porto-Editora
Fonseca, J. (1992) Linguística e Texto/Discurso - Teoria, Descrição, Aplicação, Lisboa: ICALP
Fonseca, J. (1993) Estudos de sintaxe-semântica e pragmática do português, Porto: Porto-Editora
Vilela, Mário (1999) Gramática da Língua Portuguesa, Coimbra.: Almedina, 2ª ed.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Desenvolvimento de uma pedagogia activa baseada em trabalho de grupo,
trabalho individual e pesquisa bibliográfica.
- Realização de actividades que, numa perspectiva pragmática, visam a interpretação, descodificação e produção de diferentes tipos de textos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Percentagem a definir com alunos
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: Português