Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0835

Literatura Inglesa - Lírica de Mulheres do Século XIX

Código: FLUP0835     Sigla: LILMS

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 0 Plano Oficial - LEAA 2 2,5 5 -
EE 2 Plano Oficial - LEE 3 2,5 5 -
4
EFI 8 Plano Oficial - LEFI 2 2,5 5 -
3
4
EIA 20 Plano Oficial - LEIA 2 2,5 5 -
3
EPI 35 Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
3
4

Objetivos

GENEALOGIAS FEMININAS: MULHERES POETAS DO SÉCULO XIX

O objectivo do curso é estudar a produção poética de três autoras oitocentistas na Inglaterra e nos Estados Unidos da América, mostrando como, a partir dela, é possível falar de uma espécie de genealogia feminina. Assim, a poesia de Elizabeth Barrett Browning (1806-1861), Christina Rossetti (1830-1894) e Emily Dickinson (1830-1886) será lida a partir de uma perspectiva feminista, que releve traços comuns e estratégias semelhantes de escrita num universo social e literário dominado por estruturas patriarcais. Elizabeth Barrett Browning, Christina Rossetti e Emily Dickinson serão ainda pretexto para apresentar e discutir, com maior ou menor ênfase, textos poéticos de outros autores e outras autoras, como Anne Bradstreet (1612-1672), Edward Taylor (1644-1729), Dorothy Wordsworth (1771-1855), Robert Browning (1812-1889), Dante Gabriel Rossetti (1828-1882), Walt Whitman (1819-1892) e Adrienne Rich (1931 -).

Programa

I - "I look everywhere for grandmothers, and see none". Uma poética feminina? Em busca de uma tradição literária

1. O papéis sexuais e a mulher vitoriana
2. A mulher poeta no século XIX. Uma poética feminina?
3. Genealogias femininas?

II "Upon the burning lava of a song". A Inglaterra do século XIX. O Romantismo. O período Vitoriano e a poesia de Elizabeth Barrett Browning

1. Contextualização social, política e económica
2. O Romantismo
2.1. Dorothy Wordsworth e William Wordsworth
2.1.1. Dorothy Wordsworth e a estética romântica
2. O período vitoriano. A poesia vitoriana
3. Elizabeth Barrett Browning e Robert Browning
3.2. A poesia de Elizabeth Barrett Browning. Aurora Leigh e Sonnets from the Portuguese
4. Genealogias: Dorothy Wordsworth e Elizabeth Barrett Browning

III "The thread of life". O período Vitoriano e a poesia de Christina Rossetti

1. Os pré-Rafaelitas e o Movimento de Oxford
2. Christina Rossetti e Dante Gabriel Rossetti
2.2. A poesia de Christina Rossetti. "Goblin Market e Monna Inominatta
3. Genealogias: Elizabeth Barrett Browning e Christina Rossetti

IV "'No' is the wildest word we consign to language". O século XIX americano. A poesia de Emily Dickinson

1. Contextualização social, política e económica
2. A poesia americana do século XIX. A herança puritana
3. A poesia meditativa da Nova Inglaterra. O século XVII americano e o Puritanismo
3.1. Anne Bradstreet e Edward Taylor
4. O Transcendentalismo. A herança romântica. Emerson e Thoreau
5. Walt Whitman e Emily Dickinson
5.2. A poesia de Emily Dickinson.
6. Genealogias: Anne Bradstreet e Emily Dickinson. Elizabeth Barrett Browning, Christina Rossetti e Emily Dickinson

V "I Dream I'm the Death of Orpheus". Genealogias outras

1. Os anos 1970 e o feminismo. Novas genealogias
2. Uma nova subjectividade: a auto-consciência de uma escrita de mulher
2.1. Uma "poética feminista". O caso de Adrienne Rich
3. Ultrapassando genealogias. Os anos 1990 e um novo conceito de diferença

Bibliografia Principal

Elizabeth Barrett Browning. The Works of Elizabeth Barrett Browning, Int. Karen Hill. London: The Wordsworth Poetry Library, 1994.

Christina Rossetti. The Works of Christina Rossetti, Int. Martin Corner. London: The Wordsworth Poetry Library, 1995.

Emily Dickinson. The Complete Poems of Emily Dickinson, Ed. Thomas Johnson. Boston: Little Brown and Company; London: Faber and Faber, 1970 [1955].

Andrew Sanders. The Short Oxford History of English Literature. Oxford, Clarendon Press, 1996 [1994].

Richard Ruland e Malcolm Bradbury. From Puritanism to Postmodernism: A History of American Literature. Harmondsworth: Penguin Books, 1991.

Nota. A bibliografia que a seguir se indica é de carácter geral. Textos de outros poetas, para além das mulheres poetas estudadas, serão policopiados e organizados numa antologia, que poderá ser adquirida na Oficina Gráfica da FLUP. Bibliografias seleccionadas relativas a cada ponto do programa serão indicadas no início das aulas ou no seu decurso.

Bibliografia Complementar

Abrams, M. H. The Mirror and the Lamp: Romantic Tradition and the Critical Tradition. London: Oxford University Press, 1971

Armstrong, Isobel. Victorian Poetry: Poetry, Poetics and Politics. London: Routledge, 1993.

Beer, John. Romantic Influences: Contemporary – Victorian – Modern. London: 1993.

Bercovitch, Sacvan. The Rites of Assent: Transformations in the Symbolic Construction of America. New York: Routledge, 1993.

Blazing, Mutlu Konuk. American Poetry: The Rhetoric of Its Forms. New Haven and London: Yale University Press, 1987.

Bloom, Harold. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. London, Oxford, New York: Oxford University Press, 1973.

Bloom, Harold. O Cânone ocidental: os livros e a escola das idades. Trad. e Introd. Manuel Frias Martins. Lisboa: Temas e Debates, 1997 [1994].

Bristow, Joseph, ed. Victorian Women Poets. New Casebooks. New York: St.Martin's Press, 1995.

Day, Aidan. Romanticism. The New Critical Idiom. London: Routledge, 1996.

Gilbert, Sandra and Susan Gubar. The Mad Woman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth Century Imagination. New Haven and London: Yale University Press, 1979.

Homans, Margaret. Women Writers and Poetic Identity: Dorothy Wordsworth, Emily Bronte, and Emily Dickinson. Princeton: Princeton University Press, 1980.

Jacobus, Mary, ed. Reading Woman: Essays in Feminist Criticism. New York: Columbia University Press, 1986.

Macedo, Ana Gabriela. "Os Estudos Feministas revisitados: finalmente visíveis?" A floresta encantada: novos caminhos da Literatura Comparada. Orgs. Helena Buescu et al. Lisboa: Dom Quixote, 2001. pp. 271-288.

Macedo, Ana Gabriela, org. Género, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 2002.

Martin, Wendy. An American Tryptich: Anne Bradstreet, Emily Dickinson, Adrienne Rich. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1984.

Mellor, Anne K. Romanticism and Gender. New York and London: Routledge, 1993.

Moore, Geoffrey. A Voice Within Three Women Poets: Elizabeth Barrett Browning, Emily Dickinson and Christina Rossetti. Aurum Press, 1995.

Ostriker, Alicia Suskin. Stealing the Language: The Emergence of Women's Poetry in America. Boston: Beacon Press, 1986.

Paglia, Camille. Sexual Personae: Art and Decadence from Nefertiti to Emily Dickinson. New York: Vintage Books, 1990.

Ramalho, Maria Irene. "Os Estudos sobre as Mulheres e o saber: onde se conclui que o poético é feminista." ex aequo 5 (2001): pp. 107- 122.

Rich, Adrienne. Blood, Bread and Poetry: Selected Prose, 1979-1985. New York: W. W. Norton, 1986.

Rich, Adrienne. What is Found There: Notebooks on Poetry and Politics. New York: W. W. Norton, 1993.

Santos, Maria Irene Ramalho de Sousa. "Lugares de Sentido na Literatura Americana." Revista Crítica de Ciências Sociais 22 (Abril 1987): pp. 159-174.

Santos, Maria Irene Ramalho de Sousa, "Poetry in America: The Question of Gender." Genre XX (Summer, 1987) : pp. 153-70.

Santos, Maria Irene Ramalho de Sousa e Ana Luísa Amaral. "Sobre a 'escrita feminina'." Oficina do Centro de Estudos Sociais 90 (Abril 1997): 41 pp.

Showalter, Elaine, ed. The New Feminist Criticism: Essays on Women, Literature and Theory. London: Virago Press, 1986.

Showalter, Elaine, ed. Speaking of Gender. New York and London: Routledge, 1989.

Smith-Rosenberg, Carroll. Disorderly Conduct: Visions of Gender in Victorian America. New York, Oxford: Oxford University Press, 1985.



Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão utilizadas metodologias diversificadas: a exposição, o comentário e a análise de textos em grupo, a discussão de trabalhos.

Software

Não se aplica

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Positiva no exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota obtida no exame final

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FLUP

Observações

As aulas serão dadas em Português
Recomendar Página Voltar ao Topo