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História Europeia Contemporânea

Código: FLUP0540     Sigla: HECONT

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EE 13 Plano Oficial - LEE 3 2,5 5 -
EECIT 24 Plano Oficial - LEECIT 1 2,5 5 -
EELRI 24 Plano Oficial - LEELRI 3 2,5 5 -

Objetivos

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. reconhecer a emergência da sociedade de massa à escala europeia, através da percepção de fenómenos como a industrialização, a urbanização, a escolarização generalizada e a criação de organizações sociopolíticas de massas;
2. sistematizar as grandes transformações operadas pelas duas guerras mundiais no papel da Europa no mundo e na sua estrutura e organização interna, do ponto de vista político, económico e social;
3. explicar a emergência do colonialismo europeu contemporâneo no contexto histórioc do capitalismo industrial, e relacioná-lo com fenómenos ideológicos como o nacionalismo e o racismo.

Programa

1. INTRODUÇÃO: teste de diagnóstico e reflexão propedêutica sobre o papel da disciplina no conjunto da licenciatura, as expectativas dos alunos e o significado histórico da contemporaneidade.
2. A SOCIEDADE EUROPEIA DA VIRAGEM DE XIX PARA XX:
2.1 Democratização e massificação social.
2.2 Os nacionalismos e a «construção nacional».
2.3 Colonialismo e imperialismo europeu contemporâneos.
3. GUERRAS TOTAIS E CONFRONTO IDEOLÓGICO NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX:
3.1 As duas guerras mundiais: guerra de massas, guerra ideológica.
3.2 A grande crise da civilização capitalista europeia:
3.2.1 Revolução Soviética e primeira vaga democratizadora;
3.2.2 a crise dos modelos liberais na economia e nas concepções políticas;
3.2.3 ascensão dos fascismos, polarização política e «totalitarismos».
3.3 Dos primeiros projectos de unificação europeia («segurança colectiva») à «Nova Ordem Europeia» nazifascista.
3.4 Portugal na Europa da primeira metade do séc. XX: a República e o Salazarismo.
4. O FIM DO PREDOMÍNIO EUROPEU:
4.1 Uma Europa dividida num mundo bipolar em Guerra Fria numa era atómica: blocos militares e politicoeconómicos contrapostos.
4.2 A descolonização e a mudança da relação da Europa com o mundo.
4.3 Uma nova era de crise: do Estado-Providência ocidental, do «socialismo real» do mundo soviético. O fim do confronto bipolar.
4.4 O fim do milénio na Europa: do alargamento da C.E.E. (e entrada de Portugal) à União Europeia; os novos conflitos de raiz nacionalista. As novas liberdades e as novas intolerâncias.

Bibliografia Principal

BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena (coords.) (1999-2000). Dicionário de História de Portugal, vols. VII-IX (Suplemento). Porto: Figueirinhas.
DROZ, Bernard; ROWLEY, Anthony (1988- ), História do Século XX, 4 vols., trad. port.. Lisboa: Pubs. Dom Quixote.
HOBSBAWM, Eric J. (1990), A Era do Império, 1875-1914, trad. port.. Lisboa: Presença.
HOBSBAWM, Eric J. (1996), A Era dos Extremos. História breve do séc. XX, trad. port.. Lisboa: Presença.
REIS, António (dir.) (1989-90), Portugal Contemporâneo, 6 vols. Lisboa: Publicações Alfa.
ROSAS, Fernando; BRITO, J. M. Brandão de (dir.) (1996-97). Dicionário de História do Estado Novo, 2 vols.. S.l.: Círculo de Leitores.

Bibliografia Complementar

BESSIS, Sophie (2002). Occidente y los otros. Historia de una supremacía. Trad. esp. [ed. ori.: (2001). Paris: Editions La Découverte & Syros]. Madrid: Alianza Editorial.
CHARNY, Israel (dir.) (2001), Le livre noir de l'humanité, trad. fr.. Paris.
COLLOTTI, Enzo (1992), Fascismo, fascismos, trad. port.. Lisboa: Caminho.
FERRO, Marc (dir.) (2003), Le livre noir du colonialisme. XVIe-XXIe siècle: de l’extermination à la repentance. Paris: Robert Laffont.
GINER, Salvador (1994). Historia del pensamiento social. 9ª ed. aumentada e actualizada. Barcelona: Editorial Ariel.
JIMÉNEZ REDONDO, Juan Carlos (1996), El ocaso de la amistad de las dictaduras ibéricas, 1955-1968. Mérida: U.N.E.D./Centro Regional de Extremadura.
LEWIN, Moshe (2003). Le siècle soviétique, trad. fr.. Paris: Fayard.
LIPGENS, Walter (ed.) (1985- ), Documents on the History of European Integration, 4 vols.. Berlim/Nova York/Florença: Walter de Gruyter/European University Institute.
LLOBERA, Josep R. (2000), O Deus da Modernidade. O desenvolvimento do nacionalismo na Europa Ocidental. Trad. port.. Oeiras: Celta.
MARTÍNEZ CARRERAS, José U. (1987), Historia de la descolonización, 1919-1986. Las independencias de Asia y Africa. Madrid: Istmo.
MAZOWER, Mark (1998), Dark Continent. Europe's 20th Century. Londres: Allen Lane/The Penguin Press.
MICHEL, Henri (1977), Os Fascismos, trad. port.. Lisboa: Pubs. Dom Quixote.
MIEGE, Jean-Louis (1973), Expansion européenne et décolonisation de 1870 à nos jours. Paris: P.U.F..
RÉMOND, René (1994), Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos nossos dias. Lisboa: Gradiva.
ROSAS, Fernando (1994), «O Estado Novo (1926-1974)», in MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, vol. VII. S.l: Círculo de Leitores [ou Lisboa: Editorial Estampa].
SALMON, T.; NICOLL, W. (ed.) (1997), Building European Union. A Documentary History and Analysis. Manchester.
TERNON, Yves (1995), El Estado criminal. Los genocidios en el siglo XX, trad. esp.. Barcelona: Ediciones Península.
THIESSE, Anne-Marie (2001). La création des identités nationales. Europe, XVIIIe-XXe siècle. Paris: Seuil.
TORRE, Hipólito de la (1991), Portugal, España y Europa. Cien años de desafío (1890-1990). III Jornadas de Estudios Luso-Españoles. Mérida: U.N.E.D./Centro Regional de Extremadura.
WILLIAMS, Allan M. (1992), A Comunidade Europeia. As contradições do processo de integração, trad. port. (ed. ori.: 1991). Oeiras: Celta Editora.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas constarão de um conjunto de actividades lectivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos fotocopiados previamente colocados à disposição dos alunos; análise de documentos escritos ou videográficos, eventualmente de informação recolhida em visitas de estudo; e de trabalhos de investigação bibliográfica e/ou documental realizados por alunos nos termos fixados no início do semestre.

Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Obtenção de aproveitamento numa das duas componentes alternativas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação numa das duas componentes alternativas de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Ver Componentes de Avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP.

Observações

Língua de ensino: Português. Admite-se a discussão de trabalhos, sua apresentação e redacção de exames em Inglês, Francês, Espanhol e Italiano.
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