Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0815

Organização e Desenvolvimento Curricular

Código: FLUP0815     Sigla: ODC-1º

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFA 0 Plano Oficial - LEFA 4 2,5 5 -
EFI 1 Plano Oficial - LEFI 4 2,5 5 -
EIA 8 Plano Oficial - LEIA 4 2,5 5 -
EPA 3 Plano Oficial - LEPA 4 2,5 5 -
EPE 6 Plano Oficial - LEPE 4 2,5 5 -
EPF 9 Plano Oficial - LEPF 4 2,5 5 -
EPI 25 Plano Oficial - LEPI 4 2,5 5 -
FIL 27 Plano Oficial - LFIL 4 2,5 5 -
GEO 23 Plano Oficial - LGEO 4 2,5 5 -
HIS 14 Plano Oficial - LHIS 3 2,5 5 -
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Organização e Desenvolvimento Curricular, ao perspectivar, de certa forma, todo o sistema educativo, proporciona um espaço de reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem, capacitando os novos docentes para a racionalização e sistematização científica e pedagógica da sua actividade.
Sem preterir a vertente pragmática, implícita no âmbito da teoria curricular, quer a nível da organização, quer do seu desenvolvimento, pareceu-nos conveniente reforçar a componente teórica. Tal orientação coloca-nos em sintonia com a linha do pensamento educativo segundo a qual o professor deve aliar a investigação e a reflexão à sua prática docente.
O professor carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar num campo — o da educação — onde permanecem black boxes plurais, cujo interior pode e deve ser pesquisado.
Esta orientação implica sólido investimento na formação dos professores no campo curricular habilitando-os como construtores críticos do currículo, relevando a natureza problemática, complexa e situacional das decisões e práticas educativas.
São objectivos formativos da disciplina:
Desenvolver atitudes de reflexão e de investigação científica.
Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias educacionais e curriculares.
Identificar a organização político-administrativa, da educação escolar e da organização curricular do sistema educativo português.
Adquirir os conhecimentos fundamentais da teoria, organização e desenvolvimento do currículo.
Compreender a diversidade de orientações curriculares e sua incidência na prática educativa.
Analisar o processo de concepção e desenvolvimento curricular do sistema educativo português.
Avaliar o quadro jurídico-institucional do sistema educativo português e as suas implicações curriculares e pedagógicas.
Reflectir sobre modelos de educação e ensino.

Programa

1. Problemática conceptual e operatória do currículo
1.1. Natureza, fontes e teorias do currículo
1.2. Tipologias de currículo – do explícito ao oculto
1.3. Modelos de organização curricular – o caso português
1.4. Níveis de decisão e de concretização curriculares
1.5. Gestão do currículo: projecto, planificação, programa e praxis curricular
1.6. Análise das componentes estruturais do currículo
1.7. Avaliação curricular: contextos, modelos e modalidades

2. Autonomia Curricular da Escola
2.1. Autonomia escolar, autonomia curricular e responsabilidade sistémica
2.2. Instrumentos da autonomia curricular da escola
2.2.1. Projecto Educativo de Escola (PEE)
2.2.2. Regulamento Interno
2.2.3. Plano Anual de Actividades
2.2.4. Projecto Curricular de Escola (PCE)
2.2.5. Projecto Curricular de Turma (PCT)
2.3. Dinâmicas administrativa, pedagógica e de liderança do PEE ao PCT

3. Currículo e formação de professores
3.1. Currículo: abordagem sistémica e sistemática do caso português
3.1.1. Organização do sistema educativo
3.1.2. Organização da educação escolar
3.1.3. Organização curricular
3.2. Problemáticas de um jovem professor em perspectiva curricular
3.2.1. Gestão de sala de aula
3.2.2. Disciplina escolar

Bibliografia Obrigatória

APPLE, Michael W.; Os professores e o currículo: abordagens sociológicas. , Educa, 1997
BARBIER, Jean-Marie; Elaboração de projectos de acção e planificação, Porto Editora, 1993
CARR, W.; KEMMIS, S.; Teoria crítica de la enseñanza, Martínez Roca, 1988
CORREIA, Luís Grosso; «Reestruturação curricular: permanências, novas roupagens e desafios» (p. 69-89), Personalizar – CIPADE, 2002
CORTESÃO, Luísa; TORRES, Mª Arminda; Avaliação pedagógica. II - Perspectivas de sucesso, Porto Editora, 1987
DOLL Jr., William E.; Currículo: uma perspectiva pós-moderna, Artes Médicas, 1997
GIMENO SACRISTAN, J.; PEREZ GOMEZ, A.; La enseñanza: su teoria y su prática., Akal, 1985
GIMENO SÁCRISTAN, José; El curriculum: una reflexión sobre la prática, Morata, 1988
GIMENO SÁCRISTAN, José; Educar e conviver na cultura global, Edições Asa, 2003
GOODSON, Ivor F.; A construção social do currículo , Educa, 1997
KEMMIS, Stephen; El curriculum: más allá de la teoría de la reproducción, Morata, 1988
LEITE, Carlinda; O multiculturalismo e o currículo no sistema educativo português , Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
LEITE, Carlinda; Para uma escola curricularmente inteligente, Edições Asa, 2003
LUNDGREN, Ulf P.; Teoría del curriculum y escolarización, Ediciones Morata, 1992
MORISETTE, Dominique; GINGRAS, Maurice; Como ensinar atitudes – planificar, instruir, avaliar, Edições Asa, 1994
PERRENOUD, Philippe; Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto Editora, 1995
PERRENOUD, Philippe; Porquê construir competências a partir da escola? , Edições Asa, 2001
RIBEIRO, António C.; Desenvolvimento curricular, Texto Editora, 1990
RIBEIRO, Lucie C.; Avaliação da aprendizagem , Texto Editora, 1990
ROLDÃO, Maria do Céu; Gestão curricular: fundamentos e práticas, Ministério da Educação/DEB, 1999
ROLDÃO, Maria do Céu; Gestão curricular e avaliação de competências - as questões dos professores, Editorial Presença, 2003
ROWTREE, Derek; Educational technology in curriculum development, Harper & Row, 1986
SANTOMÉ TORRES, Jurjo; O curriculum oculto, Porto Editora, 1995
SILVA, Tomaz Tadeu da; Teorias do currículo: uma introdução crítica, Porto Editora, 2000
STUFFLEBEAM, D.; SHINKFIELD, A. ; Evaluácion sistemática – guia teórica y prática, Paidós/MEC, 1987
TYLER, Ralph; Princípios básicos de currículo e ensino, Globo, (s/d)
ZABALZA, Miguel A.; Planificação e desenvolvimento curricular na escola, Edições Asa, 1992

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar e documentação legal serão divulgadas ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

É objectivo formativo central da disciplina capacitar os estudantes para a concepção, desenvolvimento e avaliação de diversas actividades de intervenção educativa mediante a integração dos conteúdos curriculares das aulas teóricas e práticas, num projecto de trabalho reflexivo, o qual será aprofundado, no semestre lectivo seguinte, numa das disciplinas oferecidas pela área de Currículo e Educação da SAE (Análise das Organizações Escolares ou Tecnologias de Informação e Comunicação Educativas).
Nas aulas teóricas proceder-se-á à apresentação e discussão dos conteúdos programáticos da disciplina.
Nas aulas práticas serão realizados debates e trabalhos práticos a partir da análise da organização do sub-sistema escolar português, dos curricula e enquadramentos legais com ele conexos, e da recensão e apresentação crítica de obras pertinentes para a compreensão da problemática do currículo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O regime de frequência das aulas da disciplina é o seguinte:
- para os estudantes que optarem pela avaliação contínua nas aulas práticas, estas são de frequência obrigatória, são controladas por um registo de presenças e o estudante não poderá faltar a mais de um terço das aulas, sob risco de retenção automática:
- as aulas teóricas não estão dependentes de qualquer número mínimo de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será ponderada pela média aritmética das classificações obtidas nas duas componentes programáticas (teórica e prática) em avaliação.

Provas e trabalhos especiais

O regime de avaliação do desempenho dos estudantes é decidido pelo estudante em função de uma das seguintes alternativas:
- avaliação final em exame final às componentes teórica e prática da disciplina;
- avaliação final dos conteúdos leccionados nas aulas teóricas em exame final e avaliação contínua realizada sobre os trabalhos das aulas práticas, desenvolvidos por grupos de estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP aplicáveis ao 4º ano curricular dos cursos de licenciatura no ano lectivo de 2006/2007 (iguais às do ano lectivo de 2006/2007).

Observações

Língua de ensino: Português.
Recomendar Página Voltar ao Topo