Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0762

Introdução à Cultura Inglesa

Código: FLUP0762     Sigla: ICI

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 11 Plano Oficial - LEAA 1 2,5 6 -
Plano Especial 1 2,5 6 -

Objetivos

Partindo da problematização dos conceitos de Revolução e de Liberdade, o presente programa tem como objectivo principal desenvolver nos alunos um espírito de análise crítica da História de Inglaterra centrado no estudo de linhas de continuidade e de momentos de ruptura. Nas aulas teóricas esse espírito de análise crítica será aplicado à historiografia inglesa: procurar-se-á oferecer aos alunos uma visão completa das interpretações de um mesmo momento histórico, justificando-as à luz das ideologias diversas que as informam, ao mesmo tempo que se proporcionará aos alunos a aquisição de conhecimentos gerais e básicos sobre a História de Inglaterra. As aulas práticas incidirão na análise de documentos de referência da História de Inglaterra, do foro literário e ensaístico, seleccionados em função do seu carácter representativo das grandes linhas de força da cultura inglesa entre os séculos XVI e XIX, consideradas na perspectiva temática do programa da disciplina..

Programa

"Revolução e Liberdade: para uma Perspectivação Crítica
da História e da Filosofia Política Inglesas

1 - Introdução
1.1 - Esclarecimento de alguns conceitos a propósito dos temas Revolução e Liberdade

2 - A ideia de Revolta na Inglaterra Feudal
2.1 - A Coronnation Charter de Henrique I
2.2 - A Magna Carta
2.3 - A Revolta dos Camponeses de 1381

3 - A Reforma Henriquina
3.1 - Uma Revolução Constitucional?
3.2 - O Act of Supremacy de 1534
3.3 - Utopia, de Thomas More (Guimarães Editores: Lisboa, 2000)

4 - O século das Revoluções
4.1 - Duas Revoluções ou uma só?
4.2- Reforma e Liberdade em A Declaration from the Poor Oppressed People of England, de Gerrard Winstanley
4.3 - A filosofia política seiscentista
4.3.1 - Leviathan, de Thomas Hobbes: a teoria do contrato social e a legitimação do poder absoluto (excertos)
4.3.2 - O Second Treatise of Government: John Locke e a legitimação da Revolução de 1688 (excertos)

5 - A ideia de Revolução no Século das Luzes
5.1 - O clima de optimismo
5.2 - A Revolução Americana
5.3 - A recepção da Revolução Francesa em Inglaterra
5.3.1 - Reflections on the Revolution in France, de Edmund Burke (excertos)
5.3.2 - The Rights of Man, de Thomas Paine (excertos)
5.3.3 - An Enquiry Concerning Political Justice, de William Godwin (excertos)

6 – O Pensamento socialista na época da Revolução Industrial
6.1 - O socialismo utópico de Robert Owen
6.2 – O cartismo
6.3 - A revolução marxista no pensamento de William Morris: A Dream of John Ball

Bibliografia Principal

Alves, Hélio Osvaldo. 1985. The Adam of a New World: Documents Illustrating Radical Political Activity in England 1789 - 1805. Braga: Universidade do Minho.

Burke, E. 1986. Reflections on the Revolution in France and on the Proceedings in Certain Societies Relative to that Event. Harmondsworth: Penguin.

Butler, M. 1984. Burke, Paine, Godwin and the Revolution Controversy. Cambridge: Cambridge University Press.

Carvalho, João Soares. 1993. Em Volta da Magna Carta: Textos originais, tradução e estudo. Lisboa: Inquérito.

Chadwick, Owen. 1990. The Reformation. Harmondsworth: Penguin.

Clark, J. C. D. 1986. Revolution and Rebellion. State and Society in England in the Seventeenth and Eighteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University Press.

Elton, G. R. 1984. Reform and Reformation: England 1509 - 1558. London: Edward Arnold.

Godwin, W. 1985. Enquiry Concerning Political Justice. Harmondsworth: Penguin.

Hill, Christopher. 1969. Reformation to Industrial Revolution. Harmondsworth: Penguin.

Hobbes, T. 1985. Leviathan. Ed. C. B. Macpherson. Harmondsworth: Penguin.

Kearney, Hugh. 1989. The British Isles: a History of Four Nations. Cambridge: Cambridge University Press.

Locke, J. 1992. Two Treatises of Government. Ed. Peter Laslett. Cambridge: Cambridge University Press.

McClelland, J. S. 1996. A History of Western Political Thought. London: Routledge.

Morris, W. 1993. News from Nowhere and Other Writings. Ed. Clive Wilmer. Harmonsworth: Penguin.

Moser, F. M. 1982. Tomás More e os Caminhos da Perfeição Humana. Lisboa: Vega.

Owen, R. 1991. A New View of Society and Other Writings. Ed. Gregory Claeys. Harmondworth: Penguin.

Paine, T. 1984. Common Sense, the Rights of man, and Other Essential Writings. Ed. S. Hook. Toronto: Meridian Books.

Parker, Noel. 2001. As Revoluções e a História: Ensaio Interpretativo. Lisboa: Temas e Debates.

Winstanley, G. 1973. The Law of Freedom and Other Writings. Ed. Christopher Hill. Harmondsworth: Penguin.


Notas:
1 - Ao longo do ano será indicada bibliografia específica para cada ponto do Programa.
2. À excepção de Utopia, os outros textos mencionados no Programa, assim como textos críticos que se revelem importantes para o estudo do tema proposto, serão facultados aos alunos sob a forma de Antologias, a publicar oportunamente pela Oficina Gráfica da FLUP.
3. Recomenda-se aos alunos a aquisição de The Oxford History of Britain. Ed. Kenneth O. Morgan. Oxford: Oxford University Press, 1993.

Bibliografia Complementar

Não aplicável.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas dividir-se-ão em “Teóricas” e “Práticas”, de acordo com o plano fornecido aos alunos no início do ano lectivo. As aulas Teóricas serão apoiadas pelos textos compilados na Antologia nº 2; as aulas Práticas incidirão sobre os textos compilados na Antologia nº 1 e incluirão ainda a análise de Utopia, de Thomas More.

Software

Não aplicável.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação.

Observações

Língua de ensino: Português.
Recomendar Página Voltar ao Topo