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História Política na Época Contemporânea

Código: FLUP0735     Sigla: HPEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História Geral

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EELRI 17 Plano Oficial - LEELRI 4 2,5 5 -
HIS 0 Plano Oficial - LHIS 1 2,5 5 -
2
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Conhecimento reflexivo da evolução política ocorrida em Portugal e na Europa, no decurso dos séculos XIX e primeira metade do século XX, numa perspectiva de História Comparada, procurando ampliar a informação da realidade nacional, ausente do curriculum dos anos anteriores. Incentivar-se-á o debate, o contacto com fontes de múltiplas origens e a pesquisa individual e diversificada de bibliografia sobre os temas em estudo.

Programa

PROGRAMA

I – BASES INSTITUCIONAIS DO PODER BURGUÊS
1.Constitucionalismo
2.Soberania, divisão de poderes e formas de repartição de competências.
3.Eleições e Sistemas Eleitorais
4.Sistemas políticos.

II - A EUROPA REVOLUCIONÁRIA (c. 1770 – 1815)
Antecedentes da Revolução Francesa: das ideias iluministas ao impacto da Revolução Americana.
Revolução Francesa: processo revolucionário; repercussões na Europa; legado político.
A difícil implantação do Liberalismo em Portugal

III - O SÉCULO XIX
Do Congresso de Viena à “Primavera dos Povos”.
Movimento das Nacionalidades:
1.Fundamentos e evolução do nacionalismo
2.Das origens do risorgimento à unificação italiana
3.Da união aduaneira – Zollverein à proclamação do Império Alemão em Versalhes .
Portugal: da vitória definitiva do liberalismo à implantação da República.

II – DO SÉCULO XX: Europa e reflexos em Portugal
Primeira Guerra Mundial
Revolução Soviética
Da Guerra à Crise de 1929
Os Fascismos
A Segunda Guerra Mundial

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia específica adoptada nesta disciplina:
a) É atribuida à docente a responsabilidade da execução do programa apresentado, recorrendo ao método expositivo de alguns temas
b) Em simultâneo, procuramos dar um papel central ao aluno que construirá o seu percurso conjugando pesquisa bibliográfica, reflexão e apresentação e/ou debate de temas/textos antecipadamente definidos.
Os estudantes que optem por apresentar um trabalho individual ou recensão crítica serão acompanhados na sua elaboração pela docente

Software

Power Point

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Reste escrito Exame 2,00 2008-07-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
OT Frequência das aulas 7 2008-06-07
Trabalho autónomo do aluno Estudo autónomo 97 2008-07-31
Total: 104,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito obrigatório - 80%
Relatórios e Recensões - (OT) - 20%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Após ponderação da situação de incompatibilidade das normas de avaliação prescritas pela docente para a componente "trabalhos e recensões" e a dispensa de presença nas aulas de alunos nas condições especiais previstas na lei, fica consignada a hipótese de avaliação exclusivamente em exame final para os alunos que comprovadamente se encontram nas referidas situações.

Melhoria de classificação

Igual à avaliação em época normal.

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