História Política na Época Contemporânea
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História Geral |
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Conhecimento reflexivo da evolução política ocorrida no decurso dos séculos XIX e XX, incentivando o debate, o contacto com fontes de múltiplas origens, a pesquisa individual e diversificada de bibliografia sobre os temas em estudo.
Programa
I – O SÉCULO XIX - DAS REVOLUÇÕES AOS IMPERIALISMOS
Revoluções, Liberalismo, Democracia, Socialismo e Movimento das Nacionalidades
II – O SÉCULO XX:
A – Entre duas guerras
1. Primeira Guerra Mundial
2. Da Guerra à Crise de 1929
3. Comunismo e a Revolução Soviética
4. Os Fascismos
5. A Segunda Guerra Mundial
B – O Pós-Guerra
1. Sociedades Ocidentais
2. Mundo Comunista
3. Países Subdesenvolvidos
4. Relações Internacionais
Bibliografia Principal
ARTOLA, Miguel, Constitucionalismo en la historia, Barcelona, Crítica, 2005.
BAIROCH, Paul, Victoires et dèboires, Paris, Gallimard, 1997.
BAYCROFT, Timothy, O Nacionalismo na Europa 1789/1945, Lisboa, Temas e Debates, 2000.
BRUNET, J.P. e LAUNAY, M., Entre as duas Guerras- 1914/1945, Lisboa, D. Quixote, 1999.
BURDEAU, George, O Liberalismo, Lisboa, Europa-América, s/d.
BURLEIGH, Michael, Poder Terrenal - Religión y Política en Europa. De la Revolución Francesa a la Primera Guerra Mundial, Madrid, Taurus, 2005.
CROUZET, Maurice (Dir.), Histoire Générale des Civilisations, Paris, PUF, 7 vols., 1968. (Há tradução portuguesa)
CRUZ, Jesús, Los Notables de Madrid, Las Bases Sociales de la Revolución Liberal Española, Madrid, 2000.
DROZ, Bernard e ROWLEY, Anthony, História do século XX, 4 VOLS., Lisboa, D. Quixote, 1988.
DROZ, Jacques (Dir.), História Geral do Socialismo, Lisboa, Livros Horizonte, 1984.
DUROSELLE, J.B., A Europa de 1815 aos nossos dias, São Paulo, Pioneira, 1985.
ESPADA, João Carlos, PLATTNER, Marc F.; WOLFSON, Adam (Org.), Liberalismo: O Antigo e o Novo, Lisboa, ICS, 2001.
FERRO, Marc, La Révolution de 1917, 2 vols.,Paris, Aubier, 1967 e 1977.
GALBRAITH, John Kenneth, A Crise de 1929. Anatomia de uma crise financeira, Lisboa, Dom Quixote, 1974.
GODECHOT, J., As Revoluções (1770-1799), São Paulo, Pioneira, 1976.
GODECHOT, J., Les Institutions de la France sous la Revolution et l’Empire, Paris, P.U.F., 1951.
GRIMAL, Henri, La Décolonisation (1919-1963), Paris, Colin, 1965.
HEFFER, Jean; SERMAN, William, O Século XIX-1815-1914, Lisboa, D. Quixote, 1998.
HEFFER, Jean e LAUNAY, M., A Era das duas Superpotências – 1945/1973, Lisboa, D. Quixote, 1995.
HOBSBAWN, E.J., A Era das Revoluções, Lisboa, Presença, 1978.
HOBSBAWN, E.J., A Era do Capital, Lisboa, Presença, 1979.
HOBSBAWN, E.J., A Era do Império, 1875-1914, Lisboa, Presença, 1990.
HOBSBAWN, E.J., A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1996.
HOBSBAWN, E.J., A Questão do Nacionalismo – nações e nacionalismo desde 1780, Lisboa, Terramar, 1998.
JOLL, James, A Europa de 1870 aos nossos dias, Lisboa, D. Quixote, 1982.
JOURCIN, A., Prólogo ao nosso século, 1871-1818, Lisboa, D. Quixote, 1981.
MATOS, Luís Salgado, O Estado de Ordens, Lisboa, ICS, 1998.
NOUSCHI, Marc, Breve Atlas Histórico do século XX, Lisboa, Piaget, 1999.
REIS, António, As Grandes Correntes Políticas e Culturais do Século XX, Lsboa, Colibri, 2003.
RÉMOND, René, Introdução à História do Nosso Tempo, Lisboa, Gradiva, 1994.
RÉMOND, René,Notre Siècle (1918-1988), Paris, Fayard, 1988.
RÉNOUVIN, Pierre; DUROSELLE, Jean-Baptiste, Introduction à l’histoire des relations internationales, Paris, A. Colin, 1991.
SARAIVA, José Hermano (Dir.), História Universal, 10 vols., Lisboa, Alfa, 1985.
SOULIER, Gérard, A Europa. História, Civilizações, Instituições, Lisboa, Instituto Piaget, 1997.
VV.AA. Antiguo Régimen y Liberalismo, Homenaje a Miguel Artola, 3 vols., Madrid, Alianza Editorial, 1994-1995.
Bibliografia Complementar
Bibliografia específica e complementar será aconselhada ao longo do curso, nomeadamente artigos em revistas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologia específica adoptada nesta disciplina:
a) É atribuida à docente a responsabilidade da execução do programa apresentado, recorrendo ao método expositivo de alguns temas
b) Em simultâneo, procuramos dar um papel central ao aluno que construirá o seu percurso conjugando pesquisa bibliográfica, reflexão e apresentação e/ou debate de temas/textos antecipadamente definidos.
Os estudantes que optem por apresentar um trabalho individual ou recensão crítica serão acompanhados na sua elaboração pela docente.
Software
Software disponibilizado pela FLUP e indicado pela docente sempre que for aconselhável a sua utilização.
História do Século XX - CD's
Encarta Encyclopedia.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes escritos - 100%
Trabalhos e Recensões são elementos de valorização complementar de ponderação variável.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de investigação, individual, escrito e com defesa oral
Recensões críticas, escritas e debatidas na aula.(Ver componentes de avaliação).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.
Melhoria de classificação
Em exame final.
Observações
Serão, obviamente, seguidas as "Normas de Avaliação" do Conselho Pedagógico em vigor, estando a opção pela avaliação contínua condicionada ao número de alunos inscritos na disciplina.
Língua de ensino: Português