Técnicas e Metodologias em Planeamento
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEO |
39 |
Plano Oficial - LGEO |
4 |
3 |
6 |
- |
|
Objetivos
Os objectivos são os seguintes:
- Desenvolver métodos e técnicas de concepção de projectos e de avaliação de projectos.
- Desenvolver métodos de planeamento estratégico e de prospectiva estratégica.
- Reforçar os conhecimento sobre as tendências na Europa e em Portugal em matéria de planeamento e ordenamento territorial.
- Desenvolver o espírito de cooperação e de aprendizagem colectiva e fomentar as abordagens críticas e criativas.
- Usar correctamente a linguagem do planeamento.
- Identificar o papel do geógrafo no planeamento territorial.
Programa
1. Novas preocupações e novos temas no ordenamento do território
- Global e Local
- Desenvolvimento Sustentável
- Integração Social
- Era da Informação e da Comunicação
- Criatividade, Conhecimento e Aprendizagem
2. Planeamento Estratégico e Prospectivo
- Planeamento racionalista
- Planeamento estratégico: antes e agora
- A nova geração de Planos
3. Governo da cidade e dos territórios
- Governância territorial
- Contratualização da política urbana e local/regional
- Acção urbana e intervenção regional: entre participação e negociação.
4. Metodologia de construção de projectos
- Concepção de projectos
- Avaliação de projectos
5. As novas competências do urbanista e do profissional de planeamento
- O Geógrafo e os outros profissionais do planeamento.
6. Políticas e Instrumentos de Planeamento na União Europeia
- A União Europeia e o esforço de ordenamento territorial: o EDEC e o ESPON
7. Políticas e Instrumentos de Planeamento em Portugal
- O PDR e os Programas Operacionais
- A Lei de Bases do Ordenamento do Território e do Urbanismo e o PNPOT
8. Estratégias Urbanas e Planos Urbanísticos
- Experiência Europeia
- Planos estratégicos de cidade
- Planos de valorização comercial e urbanística
- Planos de salvaguarda dos centros históricos
- Intervenções POLIS
- Intervenções das Sociedades de Revitalização Urbana
9. Planeamento regional e municipal
- Experiência Europeia
- Planos de desenvolvimento integrado
- Planos de ordenamento territorial
Bibliografia Principal
ASCHER, François (2001) Les Nouveaux Principes de l’Urbanisme. La Fin des Villes n’Est pas à l’Ordre du Jour, s.l., Éditions de l’Aube.
CURTI, F. e GIBELI, M.C. (1996) Pianificazione strategica e gestione dello sviluppo urbano, Firenze, Alinea.
COMISSÃO EUROPEIA (1999) Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário, Luxemburgo, Comissão Europeia.
FERNÁNDEZ GUEL, J.M. (1997) Planificación Estratégica de Cidades, Barcelona, GG Proyecto & Gestion.
Lei de Bases do Ordenamento do Território e de Urbanismo Lei n.º 48/98, de 11 de Agosto.
MINISTÉRIO DO EQUIPAMENTO, DO PLANEAMENTO E DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO / SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (1998) Portugal. Uma Visão Estratégica para Vencer o Séc. XXI. Plano Nacional de Desenvolvimento Económico e Social 2000-2006 (PNDES), Lisboa, Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território.
PORTAS, Nuno (coord.) Políticas Urbanas: tendências, estratégias e oportunidades, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Sociedade e Território, nº 24 - “Que Novos Rumos para o Urbanismo?”
Bibliografia Complementar
a indicar durante a leccionação das matérias
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas: aulas expositivas
Aulas Práticas: desenvolvimento de um ensino-aprendizagem, organizado em trabalhos de grupo e exposições orais dos alunos.
Software
não se aplica
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Na avaliação contínua é exigida a presença dos alunos nas aulas práticas (a presença em 75% das aulas).
Fórmula de cálculo da classificação final
- Componente teórica - 12 valores.
- Componente prática - 8 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Não se aplica.
Observações
Língua de Ensino: Português.