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História da Língua Portuguesa I

Código: FLUP0723     Sigla: HLP1

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Ingleses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPA 12 Plano Oficial - LEPA 4 2,5 5 -
EPE 7 Plano Oficial - LEPE 4 2,5 5 -
EPF 12 Plano Oficial - LEPF 4 2,5 5 -
EPI 48 Plano Oficial - LEPI 4 2,5 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspectiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.

Programa

1 Introdução: Para uma teoria geral da mudança linguística.
1.1 Alcance e limites das diversas correntes da linguística histórica: da constituição do método histórico-comparativo ao estruturalismo diacrónico de Martinet.
1.2 Conexões entre a linguística histórica e outras correntes da Linguística:
1.2.1 A perspectiva generativista relativamente à mudança linguística;
1.2.2 Incidências da Sociolinguística de Labov na renovação da linguística histórica;
1.2.3 A contribuição da Pragmática Linguística para a linguística histórica.
1.3 Objecto e método da linguística histórica. Fontes para o conhecimento do passado linguístico. Crítica do testemunho.
2. Do Latim ao Português .
2.1 Caracterização pragmática, sociolinguística e linguística do latim vulgar; principais traços fonéticos e fonológicos, morfológicos, sintácticos e lexicais que o distinguem do latim clássico.
2.2 A Romanização da Península Ibérica: caracterização do "bloco ibérico" no âmbito da România; a fragmentação linguística da Península. Substratos e superstratos.
2.3 A individualidade linguística do noroeste peninsular.
2.4 Características inovadoras do romanço setentrional em contraste com o romanço moçárabe.
2.5 Latim e romance: os documentos latino-portugueses.
2.6 Consequências linguísticas da reconquista e sua repercussão no panorama dialectal português.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia.
Aulas práticas:Análise de textos;análise de temas, artigos; elaboração ou apresentação e discussão de trabalhos de grupo;.
Aulas teórico- práticas: Exposição/explicação e discussão e participação dos alunos.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação 30%, exame 70%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP

Observações

Língua de ensino: Português
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