História da Língua Portuguesa I
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspectiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.
Programa
1 Introdução: Para uma teoria geral da mudança linguística.
1.1 Alcance e limites das diversas correntes da linguística histórica: da constituição do método histórico-comparativo ao estruturalismo diacrónico de Martinet.
1.2 Conexões entre a linguística histórica e outras correntes da Linguística:
1.2.1 A perspectiva generativista relativamente à mudança linguística;
1.2.2 Incidências da Sociolinguística de Labov na renovação da linguística histórica;
1.2.3 A contribuição da Pragmática Linguística para a linguística histórica.
1.3 Objecto e método da linguística histórica. Fontes para o conhecimento do passado linguístico. Crítica do testemunho.
2. Do Latim ao Português .
2.1 Caracterização pragmática, sociolinguística e linguística do latim vulgar; principais traços fonéticos e fonológicos, morfológicos, sintácticos e lexicais que o distinguem do latim clássico.
2.2 A Romanização da Península Ibérica: caracterização do "bloco ibérico" no âmbito da România; a fragmentação linguística da Península. Substratos e superstratos.
2.3 A individualidade linguística do noroeste peninsular.
2.4 Características inovadoras do romanço setentrional em contraste com o romanço moçárabe.
2.5 Latim e romance: os documentos latino-portugueses.
2.6 Consequências linguísticas da reconquista e sua repercussão no panorama dialectal português.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia.
Aulas práticas:Análise de textos;análise de temas, artigos; elaboração ou apresentação e discussão de trabalhos de grupo;.
Aulas teórico- práticas: Exposição/explicação e discussão e participação dos alunos.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação 30%, exame 70%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da FLUP
Observações
Língua de ensino: Português