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Crowdsourcing e as regras do jornalismo online: o projecto P3 e o impacto da participação dos utilizadores

Título
Crowdsourcing e as regras do jornalismo online: o projecto P3 e o impacto da participação dos utilizadores
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2013
Autores
Paulo Frias
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Helena Lima
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 2159-2171
XIII Congreso Internacional Ibercom : Comunicación, cultura e esferas de poder
Santiago de Compostela, 29 a 31 de maio de 2013
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da comunicação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo ; Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media
Outras Informações
Resumo (PT): Os media e os utilizadores contemporâneos participam activamente na (r)evolução do jornalismo online, particularmente pela aparente liberdade de acesso à informação, velocidade e interactividade, que impulsionam a vontade de colaborar e partilhar. No entanto, a interacção amplamente enaltecida está longe das expectativas iniciais, resultando numa aparente dicotomia: a participação na esfera pública é globalmente desejada, mas os jornalistas tendem a manter as suas regras profissionais, nomeadamente a sua função de gatekeepers. Quando o valor intrínseco de muitas notícias prefigura um novo estado na interacção entre os media e o público, e o ‘jornalismo participativo’ ou ‘jornalismo cidadão’ ganham um novo significado, parece ser incontornável que o ‘crowdsourcing’ se assuma como um fenómeno que conduz à transformação do papel dos jornalistas, dando o gatekeeper lugar ao jornalista gatewatcher, com novas funções editoriais nomeadamente de curadoria. Nesta comunicação propõe-se um estudo do caso P3, um projecto noticioso online com uma abordagem diferente neste domínio e com um perfil e um design inovadores dedicado a uma audiência jovem e urbana, que permitirá equacionar: - Será possível identificar uma nova forma de participação pública efectiva? - Quais são os UGCs (user generated contents) permitidos e quais os modelos de participação que o P3 sugere aos nativos digitais? Este estudo pretende assim identificar formas de crowdsourcing no jornalismo online e analisar, numa fase de work in progress, as tendências editoriais do projecto P3. Para tal, será analisada a actividade editorial do P3 num marco temporal de um mês após um ano online, e seguindo uma metodologia que combine a quantificação e a qualificação dos conteúdos produzidos pelos utilizadores e sugeridos espontaneamente à direcção editorial. Será de particular interesse analisar qual o peso das notícias via crowdsourcing no total das notícias publicadas pelo P3 no referido mês, bem como quais os critérios de edição das mesmas nas secções temáticas do projecto. Desde logo, e sendo uma das premissas do projecto P3 trabalhar do target e para o target, se pode prever que a participação voluntária dos utilizadores se deverá inscrever nas editorias mais relacionadas com esse público-alvo. Nesse sentido, parece ser possível estar perante um modelo de participação que ‘dá forma’ à orientação editorial da publicação e, nesse sentido, constituir-se como um exemplo inovador de trabalho colaborativo no âmbito do jornalismo online. A ser assim, os jornalistas do P3 tenderão a aproximar-se de um perfil de gatewatcher abandonando a pretensão na manutenção da função de gatekeeper.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: http://www.estudosaudiovisuais.org/lusofonia/revis
Documentos
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