Resumo (PT):
A pretexto de colaborar com um capítulo nesta publicação
do Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP), dedicada
à ‘pedra’ e integrada numa coleção votada aos suportes materiais
do património, o texto começa por abordar a atual tendência de viragem
relativamente à epistemologia moderna ocidental e/ou à ontologia humanista
clássica, assentes em posturas fundamentalmente antropocêntricas.
Ainda que não se trate de um movimento uniforme, os debates convergem
no esforço de superação das dualidades modernas: sujeito/objeto, cultura/
natureza, individuo/sociedade, mente/corpo, humano/não-humano…, enfatizando,
pelo contrário, as continuidades e simetrias existentes entre os
componentes dessas dicotomias. A viragem epistémica em curso sustenta,
então, uma conceção do conhecimento que está para além da divisão entre
cultura e natureza e chama a atenção para as inter-relações existentes
entre humanos e não-humanos. O capítulo prossegue, procurando abordar
como concretizar em termos de análise empírica a viragem epistémica em
curso. Para que seja possível atender e dar conta das interdependências
existentes entre os seres humanos e as coisas, aí incluído o meio ambiente
e as paisagens, defendo a abordagem cultural dos humanos e a abordagem
socio-sensorial das coisas.
Abstract (EN):
On the pretext of collaborating with a chapter in this publication
of the Department of Heritage Sciences and Techniques (DCTP),
dedicated to ‘stone’ and integrated in a collection dedicated to heritage
material supports, the text begins by addressing the current turn against
modern western epistemology and/or classical humanist ontology, based
on fundamentally anthropocentric postures. Although this is not a uniform
movement, the debates converge in the effort to overcome the modern
dualities: subject/object, culture/nature, individual/society, mind/body,
human/non-human..., emphasizing, on the contrary, the existing continuities
and symmetries between the components of these dichotomies. The
ongoing epistemic turn sustains, then, a conception of knowledge that goes
beyond the division between culture and nature and draws attention to the
interrelationships between humans and non-humans. The chapter continues,
trying to address how to materialize in terms of empirical analysis
the ongoing epistemic turn. In order to be able to attend to and account
for the existing interdependencies between human beings and things, including
the environment and landscapes, I defend the cultural approach to
humans and the sensori-social approach to things.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica