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Perspetivas sobre os caminhos do (in)sucesso escolar

Título
Perspetivas sobre os caminhos do (in)sucesso escolar
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2021
Autores
Oliveira, Sílvia
(Autor)
Outra
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Pinto, Diogo Miguel
(Autor)
FLUP
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Pina, Helena
(Autor)
FLUP
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Indexação
Crossref
Outras Informações
Resumo (PT): A educação do século XXI enfrenta inúmeros desafios, sendo um deles o Insucesso Escolar. Parece ser um conceito simples, mas, na verdade, existem diversas definições. O (In)Sucesso dos estudantes é avaliado, sobretudo, de forma quantitativa. Todavia, será justo analisarmos as capacidades dos estudantes através de testes/exames, que até podem “ter corrido mal naquele momento”, por circunstâncias alheias a aspetos cognitivos? O Insucesso Escolar é, de facto, um desafio para o qual dificilmente encontrarão soluções aplicáveis a todas as escolas, pois estas diretrizes não contemplam a diversidade de estilos de aprendizagem, as diferentes motivações, as características socioeconómicas e culturais dos alunos, ou até mesmo as emoções dos estudantes. Nesta conjuntura, acrescenta-se ainda a comunidade científica, as instituições de ensino e os respetivos agentes educativos, bem como o sistema político. São, efetivamente, estes os atores que discutem e promovem a resolução deste problema. Em pleno século XXI, perante a multiplicidade de recursos disponíveis, designadamente os tecnológicos, a Taxa de Insucesso Escolar, embora em declínio, continua a ser elevada. De facto, a Taxa de Insucesso Escolar em Portugal tem vindo a baixar desde os anos 80 do século passado, mas continua excessiva, razão pela qual é importante que a problemática seja bem analisada. A título de exemplo, temos um insucesso demasiado elevado quando confrontamos a situação portuguesa com a observada nos países nórdicos. Esta situação levou-nos a refletir sobre os fatores que condicionam o (In)Sucesso escolar e os agentes interventores, questionando-nos se será prevalente uma eventual débil preparação científica e pedagógica dos docentes, ou, pelo contrário, se sobressai o estatuto socioeconómico e cultural dos alunos. Por outro lado, predominarão as interferências associadas ao perfil dos alunos e dos seus progenitores? Há, pois, que aquilatar a responsabilidade do Insucesso Escolar abordando os distintos interventores, já que, inquestionavelmente, há uma desconexão entre todos os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Para tentar abordar estas questões, optamos por uma metodologia de trabalho que se baseou na aplicação de um Inquérito por questionário com o objetivo de compreendermos as diferentes variáveis que se encontram na base do insucesso escolar, continuado por um segundo Inquérito através do qual interrogamos os alunos sobre o seu Projeto de Vida, mas conectando estes resultados escolares com os obtidos ao longo do ano letivo em questão.
Abstract (EN): Education in the 21st century faces numerous challenges, one of which is School Failure. It seems like a simple concept, but there are actually several definitions. The (In)Success of students is evaluated, mainly, in a quantitative way. However, is it fair to analyze students' abilities through tests/examinations, which may even “have gone wrong at that moment”, due to circumstances beyond cognitive aspects? School Failure is, in fact, a challenge for which they will hardly find solutions applicable to all schools, as these guidelines do not contemplate the diversity of learning styles, the different motivations, socioeconomic and cultural characteristics of students, or even the emotions of students. At this juncture, the scientific community, educational institutions and their educational agents, as well as the political system, are also added. These are, in fact, the agents who discuss and promote the resolution of this problem. In the 21st century, given the multiplicity of available resources, namely technological ones, the School Failure Rate, although declining, remains high. In fact, the School Failure Rate in Portugal has been falling since the 80s of the last century, but it remains excessive, which is why it is important that the problem is well analyzed. For example, we have too much failure when we compare the Portuguese situation with that in the Nordic countries. This situation led us to reflect on the factors that condition (In) School Success and the intervening agents, questioning whether a possible weak scientific and pedagogical preparation of the teachers will be prevalent, or, on the contrary, if the socioeconomic and cultural status of the students stands out. On the other hand, will the interference associated with the profile of students and their parents predominate? It is therefore necessary to evaluate the responsibility of School Failure by addressing the different interveners, since, unquestionably, there is a disconnect between all agents involved in the teaching-learning process. To try to address these issues, we opted for a work methodology that was based on the application of a questionnaire survey in order to understand the different variables that are at the base of school failure, continued by a second survey through which we questioned students about their Life Project, but connecting these school results with those obtained throughout the school year in question.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
19709 870.50 KB
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