Resumo (PT):
A historiografia da educação de surdos revela que, ao longo da História, houve a implementação de diversos métodos voltados para o ensino de Português no Brasil, relacionados com o contexto histórico em que se inserem. Enquanto algumas metodologias privilegiaram o ensino da língua oral por se acreditar que a fala possibilitaria a integração do sujeito surdo como um elemento útil na sociedade, outras reconheceram o papel fundamental que as línguas de sinais exercem no desenvolvimento cognitivo desse aprendiz.
Levando em contas essas considerações, o presente trabalho, a partir do arcabouço teórico da Historiografia Linguística, tem como objetivo analisar o material didático Pedagogia emendativa do surdo-mudo de Armando de Lacerda, produzido no Brasil em 1934. Nesse contexto, o trabalho é organizado da seguinte forma: inicialmente é feita uma breve discussão sobre os conceitos teóricos que auxiliaram a investigação e é detalhado seu percurso metodológico; depois, é contextualizado o momento historiográfico em que se insere a obra de Lacerda (1934); e, por fim, são analisadas as concepções da língua e do seu ensino, das línguas de sinais, da surdez, do sujeito surdo e de seu processo de ensino-aprendizagem presentes na obra em questão.
Abstract (EN):
The historiography of deaf education reveals that, throughout history, several methods aimed at teaching Portuguese in Brazil have been implemented, related to the historical context in which they are inserted. While some methodologies favored the teaching of oral language because it is believed that speech would enable the integration of the deaf subject as a useful element of society, others recognized the fundamental role that sign languages play in the cognitive development of the learner. Taking these considerations into account, the present work, based on the theoretical framework of Linguistic Historiography, aims to analyze the teaching material Pedagogia emendativa do surdo-mudo by Armando de Lacerda, produced in Brazil in 1934. In this context, the work is organized as follows: initially, a brief discussion is made about the theoretical concepts that helped the investigation and its methodological path is detailed; then, the historiographic moment in which Lacerda’s work is inserted (1934) is contextualized; and, finally, the conceptions of language and its teaching, of sign languages, deafness, deaf subject and its teaching-learning process are analyzed.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica