Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública: da definição de critérios ao protótipo

Construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública: da definição de critérios ao protótipo

Título
Construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública: da definição de critérios ao protótipo
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2021
Autores
Auf der Maur Tomé, Simone
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Hurst, Nicolas
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Pazos Anido, Marta
(Autor)
FLUP
Lorenzo, Mónica
(Autor)
FLUP
Almeida, José Domingues de
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Silva, Maria de Fátima Henriques da
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Nicolás Martínez, Pilar
(Autor)
FLUP
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ellison, Maria
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Teixeira, Manuela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Publicação em Scopus Scopus
EBSCO
Google Scholar
Latindex
SHERPA/RoMEO
ProQuest
Redalyc
DOAJ
MIAR
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): O artigo põe em discussão questões relacionadas com a construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública de relatórios de mestrado em ensino de línguas. Suscitada pela necessidade de melhoria de procedimentos e harmonização de práticas e instrumentos de avaliação em diferentes cursos de mestrado em ensino de línguas, a criação de uma rubrica para avaliação da defesa pública do relatório final é o objeto desta comunicação. O texto tem a estrutura seguinte: (i) análise de documentos de referência para a defesa pública no contexto académico específico e de rubricas similares em uso noutros contextos; (ii) descrição do contexto comunicativo académico inerente ao género oral formal ‘defesa pública’ e das suas partes constitutivas; (iii) apresentação da estrutura da rubrica; (iv) enunciação das fases de produção do protótipo em construção.
Abstract (EN): The aim of this paper is to discuss issues related to the construction of an assessment rubric for the viva (public defense) of the final report resulting from teaching practice internships. Both theoretical and practical considerations which underpin the methodology adopted in this process will be discussed. The institutional context is the master’s degrees in teaching languages at the Faculty of Arts and Humanities, the University of Porto (FLUP). This process was initiated in response to a jointly-perceived need to enhance quality assurance in assessment procedures and to harmonize practices and instruments used in the different masters in teaching. Thus, the subject of this paper is the construction of a criteria-based rubric to assess performance levels for the evaluation of the viva of the teaching practice final report. The process underlying its construction entailed the following phases: (i) analysis of both regulatory documents for vivas at the University of Porto and of similar rubrics in use in other university contexts; (ii) description of the communicative situation inherent in this formal, oral discourse genre in an academic context and of its constituent parts; (iii) the structure of the assessment rubric; (iv) the writing of a prototype of the rubric.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
8078-Texto do artigo-23332-1-10-20220122 1536.28 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Necessitamos realmente de metodologias qualitativas na investigação em educação? (2015)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
Costa, AP; de Souza, FN; reis, lp
Unmanned: dimensão cívica e política de um videojogo (2018)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lucinda Saldanha; Marta Pinto; Pedro D. Ferreira
Repensar as lideranças escolares em questões de aprendizagem e equidade (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Elisabete Ferreira; Adélia Lopes; José Alberto Correia
Reconfiguring education and research in the European Higher Education Area (2018)
Artigo em Revista Científica Nacional
António M. Magalhães; Amélia Veiga

Ver todas (29)

Recomendar Página Voltar ao Topo