Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A importância da expertise para a organização da informação na inteligência competitiva

A importância da expertise para a organização da informação na inteligência competitiva

Título
A importância da expertise para a organização da informação na inteligência competitiva
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2021
Autores
Hirano, Heloiza Izumi
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
rinho Grandolpho, Bernadete Lourdes Ma
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Paletta, Francisco Carlos
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Resumo (PT): O objetivo deste estudo é analisar a expertise como fator de diferenciação e de valorização da informação de mercado. O problema de pesquisa concentra-se na análise de como é percebido o valor da informação de mercado, utilizada em grandes e médias empresas. A expertise é operacionalizada pela informação e conhecimento produzidos por especialistas contratados externamente. O método utilizado foi a pesquisa quantitativa, por meio de survey realizada junto a 80 profissionais de grandes e médias empresas, cuja atuação inclui coleta, organização, análise e/ou comunicação de informações de mercado em uma empresa. O questionário aplicado buscou selecionar os fatores mais valorizados por esses profissionais, no referente a três temas: motivos de contratação de informação externa, fatores de valorização da informação contratada, e a percepção de expertise como fator diferenciador da informação de mercado. A proposição inicial dos fatores a serem considerados foi baseada em revisão sistemática da literatura abrangendo os conceitos de informação de mercado e expertise. Entre os resultados obtidos, quanto aos motivos de contratação de informação externa, destacam-se o nível de confiabilidade e reconhecimento da fonte da informação, o conhecimento especializado, não disponível internamente na organização, e a visão independente ou imparcial do fornecedor externo. Em relação aos fatores de valorização da informação contratada, destacam-se a qualidade da informação, relacionada à sua acuracidade e precisão, e a percepção de que a informação adquirida ajudará a resolver uma situação de incerteza no mercado ou na empresa. Finalmente, entre os 80 respondentes, 71 valorizam mais a informação, quando ela é originada por um especialista no tema. Conclui-se que a valorização da informação de mercado externa, advinda de especialistas, é influenciada por fatores relacionados não somente à percepção da expertise em que se origina mas principalmente, por fatores relacionados à percepção de reconhecimento, qualidade e utilidade específica da informação para a organização.
Abstract (EN): The aim of this study is to analyze expertise as a factor of differentiation which increases the value of market information. The research question concentrates on how market information value is perceived in big and medium-sized companies. The concept of expertise is considered as information and knowledge produced by experts externally hired by those companies. The research method in quantitative, using a survey which obtained complete answers from 80 professionals whose work attributions include collecting, organizing, analyzing and/or communicating market information in big and medium-sized companies. Its questionnaire sought to select the most valued factors for these professionals, regarding three issues: reasons to hiring external information; factors that increase the perception of information value when it was originated by external providers; and perception of expertise as a factor of differentiation related to market information. Factors initially proposed were based on a systematic review of the literature encompassing the main concepts of market information and expertise. Main research findings include, as reasons to hiring external information: sources reliability and recognition, specialized knowledge, which is not available inside the organization, and independent / unbiased view of the external provider. Main factors of information value increase are information quality, related to accuracy and precision, and perception that some acquired information can support the resolution of a market or company uncertainty. Finally, 71 among 80 respondents credit more value to information obtained from a specialist. Conclusion is that external market information value, when developed by a specialist, is influenced by factors related not only to perception of expertise in its origins, but also, by the perception of its recognition, quality and usefulness for the company.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Organização da Informação e Inteligência Competitiva 2021 734.42 KB
Publicações Relacionadas

Do mesmo livro

O valor da informação na sociedade do conhecimento (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Souza, Éder Cesar de; Paletta, Francisco Carlos; Rogo, Gysele F. S.
Recomendar Página Voltar ao Topo