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Contributo para o estudo das construções é Adj que X como marcadores argumentativos

Título
Contributo para o estudo das construções é Adj que X como marcadores argumentativos
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2020
Autores
Pinto, Alexandra Guedes
(Autor)
FLUP
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Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Livro
Páginas: 227-255
ISBN: 978-3-631-81152-8
ISBN Eletrónico: 978-3-631-82138-1 (PDF); 978-3-631-82139-8 (EPub)
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): Neste estudo exploramos a hipótese de construções linguísticas com o formato é Adj que X (é evidente que x) funcionarem nos textos como marcadores argumentativos, que assinalam tipos de argumentos, movimentos argumentativos ou outras estratégias da argumentação. Com esta proposta, baseada em estudos anteriores sobre a argumentação e os seus sinais linguísticos, visamos contribuir para o alargamento das classes de marcadores argumentativos para além dos conetores considerados como mais clássicos nos estudos linguísticos sobre argumentação, nomeadamente, em pedagogia, nos estudos retóricos e no processamento da argumentação em linguagem natural. Utilizamos como corpus um conjunto de artigos de opinião da imprensa escrita portuguesa, compilados entre os anos de 2010 e 2018, de onde procedemos ao levantamento e análise das construções em estudo. A análise permitirá confirmar que, quando um segmento de texto surge encabeçado por estas estruturas de enquadramento proposicional, existe uma focalização sobre o posicionamento do enunciador quanto àquilo que diz, que, podendo oscilar entre uma modalização epistémica, evidencial, deôntica ou de natureza mais avaliativa, assinala sempre uma dada orientação argumentativa que nos propomos descrever com maior detalhe.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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