Resumo (PT):
A simbiose cultura e educação tem vindo a ser entendida como uma das
possibilidades de estudo das Ciências da Educação (CE) e uma potencial área de
intervenção. Compreender este tipo de relação num contexto municipal exige um trabalho
que relacione, cuidadosamente, as práticas culturais da instituição, o executivo, a chefia,
a equipa técnica e as suas relações, as associações, instituições e a população, em geral.
As potencialidades da cultura num município vão além do trabalho burocrático que
antecede a concretização de uma atividade ou evento. Desta forma, e ao longo de todo o
processo, importa realçar o diálogo, comunicação e participação como ferramentas que
contribuem para o sucesso das relações e, consequentemente, o sucesso dos projetos
pensados. Foi com base nesta perspetiva que realizei o meu estágio do Mestrado em
Ciências da Educação (MCED), no domínio da Educação, Comunidades e Mudança
Social.
O estágio aconteceu numa Câmara Municipal do Distrito do Porto (CM), na
divisão de Cultura e Turismo (DCT). Neste contexto, foi possível compreender se e de
que forma a agenda cultural constitui um importante fator de atração da população e como
é elaborado um calendário cultural que permite o encontro com experiências que
promovem uma ocupação enriquecedora dos tempos livres e uma apropriação do espaço
cultural comum que o Concelho oferece.
Inicialmente, esta investigação ao serviço da intervenção assentou na definição de
um caminho metodológico, com base na problemática elaborada através da leitura, estudo
e análise de vários autores que permitem esmiuçar temáticas subjacentes a este estágio.
Após uma exploração concetual do tema cultura, na sua forma abrangente, passa-
se a uma caracterização e apresentação do Concelho onde decorreu o estágio, bem como
do serviço que o acolheu. Posto isto, descrevo o estágio e as ações desenvolvidas ao longo
da permanência no terreno, bem como efetuo, progressivamente, um levantamento das
potencialidades e constrangimentos da minha intervenção e das aprendizagens que esta
viria a gerar. Daqui resulta uma maior reflexão sobre os eventos que aconteceram ao
longo da estada no terreno, não descurando o calendário cultural proposto anualmente
pela instituição.
Para além do trabalho em gabinete, onde privilegiei a observação participante,
faço uma análise do trabalho mais prático, sendo recolhidas informações no contexto onde
está a ser desenvolvida cada atividade. Todas estas dimensões e vários ambientes de
intervenção, contribuíram para o enriquecimento do meu estágio, como conjunto de
experiências, vivências e aprendizagens, que aqui se reporta e sobre as quais reflito,
atendendo a que emergem de um contexto desafiante na área das CE.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
91