Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Doutorados em Museologia ou Especialização em Museologia | Docência no Mestrado em Museologia

Doutorados em Museologia ou Especialização em Museologia | Docência no Mestrado em Museologia

Prazo limite para a submissão de candidaturas: 5 de março de 2024.

O Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP) pretende criar uma bolsa de doutorados em Museologia / ou Especialização em Museologia que possam vir a ser convidados para o exercício de docência e de atividades inerentes ao seu exercício, por necessidades urgentes de serviço, durante o ano letivo de 2024/2025.

A inserção nessa bolsa de candidatos implica a submissão de uma carta de motivação e disponibilidade e de um Curriculum Vitae, contendo todas as informações pertinentes para a avaliação da candidatura, tendo em consideração o mérito científico e pedagógico de dimensão nacional e internacional e a proficiência na língua inglesa.

Os documentos devem ser dirigidos até às 24 horas do dia 5 de março de 2024 ao DCTP e enviados por email para o endereço de correio eletrónico dctp@letras.up.pt  

O Curriculum Vitae deve seguir a ordem dos critérios abaixo indicados.

 

  1. Dimensão Científica

1.1. Produção científica: produção científica na área e especialidades para que é aberta a bolsa (livros e capítulos de livros, artigos em revistas indexadas, artigos em outras revistas e atas de congressos, comunicações em congressos) e pelo reconhecimento que lhe é prestado pela comunidade científica (traduzida na qualidade dos locais de publicação e nas referências que lhes são feitas por outros autores).

1.2. Coordenação e participação em projetos científicos ligados à investigação fundamental e investigação aplicada: projetos científicos financiados numa base competitiva por fundos públicos, através de agências nacionais ou internacionais, em que participou na área para que é aberta a bolsa. Devem ser indicadas a instituição financiadora, a função e tarefas específicas desenvolvidas no âmbito desses projetos, assim como links para informação adicional.

1.3. Constituição e participação em equipas científicas: organização, participação e liderança de equipas e redes científicas, bem como o desenvolvimento de atividades de investigação em equipa e de orientação de investigadores em trabalhos de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado. Devem ser indicadas a função e tarefas específicas desenvolvidas no âmbito dessas atividades, assim como links para informação adicional

1.4. Intervenção nas atividades da comunidade científica: capacidade de intervenção na comunidade científica nacional e internacional, expressa, nomeadamente, pela participação em grupos e linhas de investigação de unidades de I&D do Sistema Científico Nacional ou de outros países, organização de eventos científicos, apresentação de palestras por convite, colaboração na edição de revistas, revisão científica e participação em júris académicos, nomeadamente como arguente.

 

  1. Experiência pedagógica:

2.1. Atividade letiva: experiência documentada de atividade letiva realizada pelo candidato em planos de estudo de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino superior, bem como em cursos de formação contínua.

2.2. Desenvolvimento de programas de unidades curriculares, realização de projetos com impacto no processo de ensino/aprendizagem, dinamização de projetos pedagógicos ou melhoria de projetos existentes (por exemplo, reformulação de programas de unidades curriculares existentes, participação na reorganização de cursos ou programas de estudos existentes), bem como a realização de projetos com impacto no processo de ensino/aprendizagem.

 

  1. Atividades de extensão universitária, de divulgação científica e de valorização económica e social do conhecimento:

3.1. Divulgação do conhecimento: coordenação e participação em iniciativas de divulgação da ciência junto da comunidade e para diversos públicos, incluindo organização e participação de eventos para grande público e interação com a comunidade social e a comunidade escolar. Publicações de divulgação do conhecimento: entrevistas, elaboração e/ou participação em produtos de divulgação nos mass media.

3.2. Transferência de conhecimento: colaboração com entidades públicas e privadas em atividades com incidência no domínio das políticas culturais.

3.3. Coordenação e participação no desenvolvimento de programas e projetos em museus, nomeadamente atividades de curadoria de exposições: programas / projetos financiados numa base competitiva por fundos públicos, através de agências nacionais ou internacionais; ou não financiados em que participou. Deve ser indicada a instituição financiadora e de acolhimento, o programa/projeto desenvolvido, a função e tarefas específicas desenvolvidas no âmbito dessas atividades, assim como links para informação adicional.

3.4. Coordenação e participação como docente em cursos de formação profissional ou de especialização na área científica acima referida.

 

  1. Competências linguísticas:

Utilizar CEFR - Common European Framework of Reference for Languages e incluir referências a certificados, experiência docente e outros contextos de utilização efetiva dessas competências.

 

5. Aptidões e Competências pessoais


Download | Call_Bolsa_Informação
Recomendar Página Voltar ao Topo