No âmbito das suas competências na promoção da Cultura Digital na FLUP, o CODA, com o apoio do Humanities Lab, promoveu a realização de um episódio do podcast "O Centro" na FLUP, tendo também contado com a participação de membros do CITCEM e do CLUP.
Neste episódio"
Um galego, uma alemã, uma brasileira e um português entram num bar... " falamos sobre a enorme riqueza linguística que existe neste planeta e as oportunidades que isso gera. Centrámo-nos no caso particular dos diferentes sabores que existem no galego-português, e ampliamos o conceito de "Um Português e um Brasileiro entram num Bar" ensaiado por Ricardo Araújo Pereira e Gregorio Duvivier.
Para discutir estas questões, juntaram-se a nós:
- Clara Roberti: Luso-Brasileira de ascendência italiana. Etnógrafa e realizadora. Investigadora em design de imagem e estudos culturais no CITCEM, FLUP
- Carlos Silva: Português da Madeira. Fonólogo. Docente da UC de Linguística Românica da Licenciatura em Ciências da Linguagem e da UC de Fonologia do mestrado em Linguística, FLUP.
- Kim Carlotta von Schönfeld: Alemã poliglota em línguas românicas e germânicas de aquém e além-mar. Especialista em planeamento urbano e mobilidade. Investigadora no CITCEM, FLUP.
- José Ramom Pichel: Galego. Engenheiro Informático. Director de I&D na imaxin|software. Actualmente, investigador em tradução automática do projecto Nós - Citius, Universidade de Santiago de Compostela.
"O Centro" podcast foi nomeado em 2021 para melhor podcast na categoria de “Política, Economia e Informação” do festival de podcasts português "Podes" - promovido pelo jornal Público - , evidenciando-se ainda neste âmbito por colocar em contacto Portugal com a Galiza.
Destacamos ainda que o segmento dos podcasts tem tido um significativo crescimento, incorporando os valores da participação cidadã - segundo o
Global Overview Report da DataReportal, no início de 2022 cerca de 20 % dos utilizadores da Internet ouviam podcasts. Em Portugal este valor cifrava-se para quase 25%.
O CODA aproveita para lembrar que a FLUP tem um estúdio de rádio completamente equipado e funcional aberto a toda a comunidade da FLUP.
As pessoas interessadas, mas que sentem algumas dificuldades na preparação técnica e conceptual do seu podcast, poderão fazer chegar ao CODA o seu interesse, de modo a encontrarmos os principais tópicos para a realização de mini-workshops.