Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > FLUP acolhe arquivo pessoal e biblioteca de Vasco Graça Moura

FLUP acolhe arquivo pessoal e biblioteca de Vasco Graça Moura

1 de abril | 17h30 | anfiteatro nobre

convite

No próximo dia 1 de abril, a Universidade do Porto, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e a Família de Vasco Graça Moura celebram a Cerimónia de assinatura do contrato de depósito em regime de comodato na FLUP da Biblioteca e Arquivo do Dr. Graça Moura. Durante esta cerimónia será exibido um filme inédito em sua homenagem.

O arquivo pessoal e a biblioteca de Vasco Graça Moura são compostos por várias dezenas de milhar de livros, em diversas línguas europeias. Este momento de formalização do acordo constitui um ato de grande simbolismo para a Universidade do Porto, que, em 2014, atribuiu a este poeta, ensaísta, romancista e pensador português o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento do seu excecional contributo para a valorização da literatura e da cultura portuguesas e, em geral, das Letras europeias.

A FLUP, detentora de larga experiência e competência na inventariação e tratamento de acervos documentais, foi escolhida pela Família do Dr. Vasco Graça Moura tendo em vista a revalorização e divulgação das Letras que este intelectual, portuense e europeu, cultivou e promoveu, quer como autor e tradutor, quer como responsável de entidades culturais e de projetos editoriais.

Para o efeito, a FLUP anunciará a criação do Centro de Estudos da Cultura em Portugal (CECUP) que enquadrará esta importante biblioteca e arquivo pessoal, assim como outros que já detém ou pode vir a receber, e que constituirá uma plataforma de valorização, estudo e divulgação deste rico acervo documental e, em geral, da literatura e da cultura portuguesas de que Vasco Graça Moura foi um exímio cultor e difusor, ao mesmo tempo que estimulará a colaboração com outras entidades científicas e culturais ligadas à promoção da cultura e património literários de Portugal.

A sessão tem início às 17h30, no anfiteatro nobre da FLUP.


atualizado
Recomendar Página Voltar ao Topo