Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Conferência "Do logos ao mythos : a vitalidade da Mitologia Clássica", por Marta Várzeas | Sessão de Abertura PEUS 2024/2025

Conferência "Do logos ao mythos: a vitalidade da Mitologia Clássica", por Marta Várzeas | Sessão de Abertura PEUS 2024/2025

15 de outubro, 2024 | 11h00 | Anfiteatro Nobre

A Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Professora Doutora Paula Pinto Costa, convida alunos e professores do Programa de Estudos Universitários para Seniores (PEUS) e demais interessados para a conferência a ser proferida por Marta Várzeas, Professora da FLUP, intitulada “Do logos ao mythos: a vitalidade da Mitologia Clássica”, que se realiza no dia 15 de outubro de 2024, pelas 11h00, no Anfiteatro Nobre, Piso 0 da FLUP, imediatamente após a sessão de abertura do ano letivo de 2024-2025 do PEUS.
cartaz
 




Título
Do logos ao mythos: a vitalidade da Mitologia Clássica
 
Resumo
De acordo com uma ideia defendida num famoso livro de Wilhelm Nestle, na Grécia antiga ter-se-ia passado gradualmente de uma fase inicial mítica – a imaginação mítica, nas suas palavras – identificada com uma forma primitiva de pensar, ao triunfo da razão, ou seja, ao pensamento lógico. Apesar das fragilidades e erros de perspetiva, assinalados por vários críticos, tal tese é ainda aceite e repetida por muitos outros. Contra essa visão das coisas, esta comunicação reúne um conjunto de argumentos e de exemplos relacionados com a evolução semântica dos vocábulos mythos e logos e os seus usos pelos poetas e filósofos antigos que permitem concluir pela vitalidade do mito enquanto linguagem simbólica, capaz de tocar dimensões da experiência humana inacessíveis ao discurso científico e lógico.
 
 
Nota biobibliográfica
Marta Isabel de Oliveira Várzeas, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, responsável pela leccionação de várias disciplinas da área de Estudos Clássicos. Investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da FLUP. Doutorada em Literatura Grega com uma tese sobre o teatro de Sófocles, o seu trabalho de investigação tem incidido nas áreas da poesia grega, da retórica e da mitologia clássicas. Publicou, além de vários artigos, Silêncios no Teatro de Sófocles, Cosmos, 2001; A Força da Palavra no Teatro de Sófocles. Entre Retórica e Poética, FCG, 2009. Traduziu Plutarco, Vidas de Demóstenes e Cícero, IUC, 2010; Sófocles, Antígona, Humus, 2011; Dionísio Longino, Tratado do Sublime, IUC, 2015 e Plutarco, Como deve o jovem ouvir os poetas, IUC, 2022.
 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo