«Today the moving picture machine cannot be overlooked as an effective protagonist of democracy» (J. M. Patterson, 1907)
Quando, no final do século XIX, se deram com sucesso as primeiras tentativas de reprodução de movimento através de imagens, poucos esperariam que o cinema viesse a destacar-se enquanto produto de entretenimento, e tampouco que ele se constituísse como catalisador de uma profunda transformação social e política. Todavia, a verdade é que a sua capacidade para reunir as massas em torno de uma mesma representação da vida na cidade despoletou não apenas uma enorme euforia popular, mas também uma discussão acesa sobre as oportunidades e desafios que o cinema apresentava para a redefinição desse mesmo espaço, furtando-o à esfera da arte ou do mero entretenimento. Nesse sentido, este colóquio procura oferecer um espaço para a reflexão crítica e política sobre a relação entre o cinema e a cidade contemporânea, nomeadamente, sobre os limites e as possibilidades inerentes ao cinema não só enquanto meio de representação da cidade pós-industrial, mas, sobretudo, enquanto rationale da produção e apropriação do espaço público contemporâneo.
20 de maio 2024 | 9h30 - 19h00 | Sala de Reuniões 1
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
21 de maio 2024 | 18h00-21h00
Centro de Cultura Politécnico do Porto
Oradores:
Bruno Ribeiro Bré
Eduardo Brito
Eugénia Vilela
Filipe Martins
Gisela Faria
Irandina Afonso
José Alberto Pinheiro
Nuno Fonseca
Nuno Tudela
Pedro Ferreira
Tiago Carvalho
Vítor Moura
Vítor Ribeiro
Organização:
Paula Cristina Pereira
José Alberto Pinheiro
Pedro Ferreira
Research Group Philosophy & Public Space (PPS)
Institute of Philosophy of the University of Porto - UIDB/00502/2020
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Apoio:
Centro de Cultura P. Porto