Nome: | Ana Maria De Castro Faria Salgado |
Sigla: | AMCS |
Estado: | Ativo |
Email Institucional: | acsalgado |
Salas: | A315 |
|
Professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Doutorada em Tradução e Terminologia (especialidade em Terminologia) pela Universidade NOVA de Lisboa (2022) e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses (ramo científico) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2001).
Enquanto investigadora na área das Ciências da Linguagem, tem desenvolvido um percurso marcado pela renovação metodológica e epistemológica da lexicografia portuguesa. O seu trabalho articula terminologia, lexicografia (contemporânea e histórica), linguística computacional, humanidades digitais e políticas de ciência aberta, privilegiando o desenvolvimento, análise e disseminação de recursos lexicais de base científica e tecnológica.
Iniciou a sua carreira como lexicógrafa na Porto Editora, onde participou em projetos de referência, como o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e o Grande Dicionário da Língua Portuguesa.
Preside ao Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP) da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e é coordenadora dos projetos lexicográficos académicos, como o Dicionário da Língua Portuguesa (DLP) e o Vocabulário Ortográfica da Língua Portuguesa (VOLP). Coordena ainda os projetos ACL+ – Linguagem, Cultura e Inclusão Digital (La Caixa), dedicado à valorização do património linguístico e cultural e à promoção da inclusão digital e da literacia, e PORTULAN CLARIN (Portugal 2030), via ACL, consórcio com a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, orientado para o desenvolvimento de ferramentas e serviços digitais baseados em inteligência artificial para o português. Integra igualmente a equipa editorial científica do Thesaurus de Ciências da Terra, publicado pela ACL.
No plano internacional, tem desempenhado papéis de liderança científica em redes colaborativas. Foi bolseira do projeto europeu ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure (2019–2022) e investigadora no MORDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva (2022–2024). Na ação COST CA22126 – European Network on Lexical Innovation (ENEOLI), é colíder do WG1, dedicado à conceção de um glossário multilingue da metaterminologia da inovação lexical, e colabora no desenvolvimento da ENEOLI Wikibase.
É perita em normalização técnica, tendo sido responsável pela revisão da norma ISO 1951, dedicada à representação de entradas lexicográficas, e é membro das CT 221 – Terminologia, Língua e Linguagens e da CT 025 – Grandezas e Unidades no Instituto Português da Qualidade.
Participa nos grupos de trabalho DARIAH Lexical Resources e DARIAH DHwiki, com contributos no âmbito da modelização de recursos dicionarísticos (TEI Lex-0) e da documentação de lexemas.
Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 2015, foi eleita membro efetivo em 2022.