Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Amélia Polónia

Amélia Polónia

Fotografia de Amélia Maria Polónia da Silva
Nome: Amélia Maria Polónia da Silva Ligação à página pessoal de Amélia Maria Polónia da Silva
Sigla: AMPS
Estado: Ativo
0000-0002-7798-6088
Email Institucional: asilva@letras.up.pt
Extensão Telefónica: 4178
Telf.Alt.: 226077168
Salas: B175

Funções

Categoria: Professor Catedrático
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Interrupção: Suspensão vinculo contratual - aa) n.1 art73 DL205/2009
Início da Interrupção: 01-07-2022
Fim da Interrupção: 30-06-2025

Cargos

Cargo Data de Início
Membro da Comissão Cientifica 3º Ciclo de Estudos em Migração e Modernidade: Desafios Históricos e Culturais 2021-09-13
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso 3º ciclo em História 2019-04-12
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso 3º Ciclo de Estudos em Migração e Modernidade: Desafios Históricos e Culturais 2021-09-13

Apresentação Pessoal

Amélia Polónia é professora no Departamento de História, Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenadora científica  do CITCEM (Centro Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória). 

Os seus interesses incluem o estudo de redes sociais e económicas, comunidades marítimas e dinâmicas de redes informais e auto-organizadas na Época Moderna. História portuária, implicações ambientais da colonização europeia, migrações, tranferências de conhecimento, 
processos de globalização, mecanismos informais na construção de impérios ultramarinos, o papel das mulheres  em processos de colonização são temas-chave das suas recentes linhas de investigação.

Foi investigadora responsável do projecto HISPORTOS (POCTI/HAR/36417/2000; http://web.letras.up.pt/hisportos/)e DynCoopNet (ESF - 06-TECT-FP-004; FCT-TECH/0002/2007), um projecto TECT/EUROCOES (ESF). É coordenadora da rede de investigação The Governance of the Atlantic Seaports (14th. - 21th. Centuries) https://gobernanzapuertosatlanticos.jimdosite.com/   e da rede Temática CoopMar. Cooperação Transoceânica. Políticas Públicas e Comunidade Sociocultural Iberoamericana. Rede CYTED 617RT0532. https://coopmarcooperation.wordpress.com/ )

A sua actividade lectiva está centrada em metodologias de investigação científica aplicadas às Ciências Sociais, na sua maioria relacionadas com estudos transdisciplinares, a História da Expansão Ultramarina Português e a História da Colonização Europeia.

Amélia Polónia é directora do Mestrado em EStudos Africanos, foi membro do Comité Científico do programa de doutoramento Erasmus Mundus TEEME (Text and Event in Early Modern Europe" (http://www.teemeurope.eu/), e é membro  do MOVES - Migration and Modernity: Historical and Cultural Challenges, um European Joint Doctorate do programa Marie Skłodowska-Curie (http://projectmoves.eu/ ).

 

Investigação

Categoria: Não definida
Centro de Investigação & Desenvolvimento: Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
Faculdade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo