-Refletir sobre as diferentes linguagens e em que medida perpassam a própria percepção da realidade que nos cerca.
- Buscar identificar que a transformação pensada por Gordon Craig faz parte de uma dinâmica inerente a todas as linguagens e da expressividade humana.
- Analisar o redimensionamento proposto por Gordon Craig para a linguagem teatral sob o viés humano, tendo em vista que o pensamento de Craig tem como uma de suas características o transbordamento do conceitual para o rol da experiência cotidiana. O redimensionamento da linguagem teatral implicaria em uma nova maneira de sgnificar a própria vida. Reconhecer estes pontos de contato entre teatro e experiência no mundo.
- Problematizar o percurso criativo de Gordon Craig com o seu momento histórico e com os movimentos artísticos com os quais conviveu e sofreu influências.
- Questionar o potencial holístico e até mesmo ecológico na utopia de Craig de uma composição (obra teatral) onde todos os seus componentes tem um valor, função e deveres absolutamente equânimes. Analisar sua criação de um Übermarionete enquanto símbolo de seu pensamento, e o potencial das criações simbólicas da linguagem.
- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam alcançar apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.
- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade. Não apenas os discursos escritos, mas os discursos da dinâmica, do movimento, seja do sujeito ou de um grupo, ou de uma comunidade.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Gordon Craig é reconhecido como o primeiro a conceber a visualidade cênica como uma escrita artística, independente e autônoma.
- A partir de Craig, a encenação teatral passa a ser entendida como uam forma de redação linguística e, assim, redimensionou todos os elementos da linguagem teatral, posicionando o texto escrito em um plano de igualdade aos outros componentes da cena.
- Gordon Craig define a visualidade como o elemento central ao teatro, elevando a plasticidade à posição de elemento compositivo. E, consequentemente, o conceito de matéria. Temos assim, uma nova composição da linguagem teatral nao mais baseada na “alma” dos atores, mas na materialidade terrenal que iguala humanos e objetos em sua qualidade mais básica, a matéria.
- Sobre esta materialidade, Gordon Craig baseará sua nova escrita, que findará por redefinir todo o teatro do século XX e a figura do encenador, como autor de uma escrita original, e dialogante com outras artes.
- O pensamento de Gordon Craig está implícito em quase todos os aspectos do teatro contemporâneo.
- Problematizar o potencial holístico humano e até mesmo ecológico na utopia de Craig.
- Definir e analisar sua criação de um Übermarionete enquanto símbolo de seu pensamento, e o potencial das criações de um übermarionete enquanto símbolo de seu pensamento, e o potencial das criações simbólicas da linguagem.
- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam alcançar apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.
- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade. Não apenas os discursos escritos, mas os da dinâmica, do movimento, seja do sujeito ou de um grupo ou de uma comunidade.
Subscreva aqui a nossa newsletter e esteja sempre informado! |
Sigla: | EC_EGC |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso ou Formação livre |
Início: | 2018/2019 |
Duração: | 30 Horas |