Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > Mestrado > MEIEFA

Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Imagem com citação de Johann Wolfgang von Goethe, Escritor e pensador alemão:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.


O Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas Áreas de Especialização de Espanhol ou Francês ou Alemão da Faculdade de Letras da Universidade do Porto é um segundo ciclo profissionalizante que visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente, nos níveis de ensino enunciados na sua designação (3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), tendo em conta as transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica.
O Mestrado desenvolve-se em 4 semestres (120 ECTS).

Áreas científicas predominantes:
  • Educação | Didática | Formação de professores | Línguas Estrangeiras

Objetivos

As diferentes componentes de formação do Mestrado visam:
  • Ao nível profissional, social e ético, assegurar que o futuro professor se adapte ás especificidades dos contextos sociais e escolares em que atua, no respeito pelas exigências éticas e deontológicas inerentes à profissão docente.
  • Ao nível do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dotar o estudante dos instrumentos científicos e metodológicos que lhe permitam promover um ensino de qualidade capaz de assegurar aprendizagens significativas.
  • Ao nível da participação na escola e da relação com a comunidade, desenvolver a compreensão da docência como uma atividade global e integrada.
  • Ao nível do desenvolvimento profissional ao longo da vida, fazer da formação inicial o ponto de partida de um itinerário alicerçado na reflexão sobre questões educativas e sobre a prática profissional, visando a construção de um projeto de formação que responda aos desafios, individuais, institucionais e sociais colocados à educação.

Saídas Profissionais

Qualificação profissional para a docência (grupo de recrutamento correspondente).

Informações

Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico

  Pré-Requisitos AQUIProva de Língua Portuguesa e Créditos Mínimos de Formação na área científica do curso.
         (Ver critérios de correção da prova de língua portuguesa.)
  Calendário de candidaturas e n.º de vagas
  Propinas
  Requisitos de acesso:
  • Licenciatura e, no mínimo, 80 ECTS em Inglês (dos quais 36 ECTS deverão ser de língua) e, no mínimo, 60 ECTS em Alemão, Espanhol ou Francês (dos quais 36 ECTS deverão ser de Língua)
  • O estudante poderá ainda candidatar-se desde que tenha obtido 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação, podendo completar os restantes 36 ECTS (=6 unidades curriculares) durante a frequência do Mestrado.
  • Os candidatos a este Mestrado deverão preferencialmente ter atingido os seguintes níveis de competência (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas): Inglês C1, Francês C1, Espanhol B2 e Alemão B2. No caso de candidatos cujas habilitações formais não correspondam a esta expectativa, a Comissão Científica certificar-se-á, através de uma prova de acesso na língua estrangeira em apreço, de que as suas competências se situam a um nível adequado à frequência deste Mestrado.

  • No caso de candidatos que tenham realizado a sua formação em línguas antes da identificação de níveis pelo referido Quadro Europeu Comum de Referência, que tenham tido descontinuidades na sua formação em línguas, ou cujo percurso académico não mostre claramente o nível de língua indicado no ponto anterior, a Comissão Científica do Ciclo de Estudos poderá exigir a realização de uma prova de língua estrangeira.



Comentários

Os estudantes só poderão inscrever-se na unidade curricular Iniciação à Prática Profissional depois de terem tido aprovação em Didática do Inglês I e II e Didática do Alemão / Espanhol / Francês I e II

Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: meiefa@letras.up.pt 
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: M808
Diretor: Maria Ellison
Sigla: MEIEFA
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2015/2016
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Espanhol) (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Francês) (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Alemão) (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Alemão) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Espanhol) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Francês) (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo