As condições específicas de ingresso respeitam o artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, sendo que os candidatos têm que ser titulares de uma habilitação académica superior, e ter concluído 80 a 100 ECTS em Inglês (dos quais no mínimo 36 ECTS deverão ser de língua inglesa). Além disso, será exigido aos candidatos a este Mestrado que comprovem ter atingido o nível de competência Inglês C1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Língua.
Para aceder ao Mestrado, tal como define o Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio (alterado pelo Decreto-Lei 176/2014, de 12 de dezembro), é cumprido o artigo 17.º, sendo respeitadas as condições gerais de ingresso que definem que os candidatos são submetidos a uma prova escrita de Língua Portuguesa e a uma entrevista oral, para avaliar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
(De acordo com a tabela de emolumentos da U.Porto será cobrada uma taxa, no valor de 30 ¤, correspondente à prova de Língua Portuguesa.
Todos os interessados em candidatar-se devem fazer a prova, independentemente de terem concluído ou não a licenciatura à data da prova.)