O Mestrado em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto teve o seu início no ano de 1994. Em 2007 adaptou-se ao Processo de Bolonha, com duas variantes; no ano letivo 2013-14 foi decidido criar um novo plano de estudos, em grande parte correspondendo ao da variante de Linguística Geral e Portuguesa do anterior, mas com alguma renovação que decorre da avaliação interna feita ao curso anterior e da oferta formativa atual.
O 1º semestre e 2º semestres constituem o Curso de Especialização em Linguística (não conferente de grau). O grau de Mestre só é atribuído depois de concluído o 2º ano e depois de defendida uma dissertação original. O 1º semestre é constituído por UC obrigatórias, que correspondem às áreas centrais da Linguística. No 2º semestre há opções, de modo a dar aos estudantes a possibilidade de construir um perfil pessoal.
Objetivos
- Desenvolver capacidades metodológicas importantes em qualquer domínio científico e na Linguística em particular: a capacidade de observação dos dados linguísticos, de relacionação e de generalização, assim como de melhoria das capacidades de síntese e de reflexão crítica;
- especializar os estudantes em várias áreas da Linguística, dotando-os de competências de investigação nesta área;
- fornecer conhecimentos avançados em várias áreas da Linguística que habilitem os estudantes para o exercício de várias atividades profissionais relacionadas com a linguagem e as línguas.
Áreas de Especialização
Linguística Geral e Portuguesa.
Competências Profissionais
Um mestre em Linguística deve ser capaz de desenvolver investigação sobre a língua portuguesa e sobre outras línguas nos seus vários planos; desenvolver competências que lhes permitam desempenhar tarefas de consultoria linguística, colaborar na elaboração de gramáticas e dicionários, na tradução, revisão e edição de textos e colaborar em projetos, assim como produzir, individualmente ou em grupo, materiais de ensino de línguas e intervir ativamente na formação de professores.
Saídas Profissionais
Além da preparação de futuros investigadores em Linguística e a pertença a projetos nacionais e internacionais e eventos científicos, deve referir-se a formação de professores de línguas, a colaboração com editores que precisam de linguistas para o desenvolvimento de ferramentas para a elaboração e revisão de dicionários, gramáticas e manuais de ensino, instituições jurídicas interessadas na linguística forense e muitas outras possíveis aplicações dos conhecimentos em Linguística.
Informações
Para mais informações ver:
Página do Candidato |
Portal Académico
Calendário de candidaturas e n.º de vagas
Requisitos de acesso: licenciatura ou equivalente
Critérios de Seleção dos candidatos: os candidatos à matrícula no curso serão selecionados pela respetiva Comissão Científica, tendo em consideração os seguintes critérios:
- currículo académico
- currículo científico
- currículo profissional
- entrevista.
NOTA: os candidatos poderão ser submetidos a provas académicas de seleção para a avaliação do seu nível de conhecimentos nas áreas científicas de base correspondentes ao C.E. . Das decisões da Comissão Científica sobre a seleção dos candidatos não cabe recurso, salvo quando baseado em vício de forma.
Ciclo de Estudos reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente, regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos: 200, 210, 300, 320, 330, 340 e 350 (Despacho de 5 de abril de 2016).Com efeitos apenas ao nível da progressão na carreira docente e não ao nível da obtenção da qualificação para a docência.
Contactos
Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso:
ml@letras.up.pt Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica:
sga@letras.up.pt Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais:
sri@letras.up.pt