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O MEH responde ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência, publicado pelo DL 79/2014 nomeadamente, o artigo 7º no que diz respeito às componentes de formação; os artº 9º, 10º, 11º e 12º relativos à formação na área educacional geral, didáticas específicas, iniciação à prática profissional e formação na área cultural, social e ética; e os artigos 15º e 16º no referente às estruturas curriculares e o artigo 17.º e 18.º- Capítulo V.
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições:
Objetivos
Como Mestrado profissionalizante de Ensino em História procura preparar os futuros docentes para a lecionação da disciplina de História no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. No secundário, face à possibilidade de lecionar História A, História B, História da Cultura e das Artes, procurou-se estruturar um curriculo que fosse complementar de conteúdos e competências obtidas na licenciatura. É vísivel a inscrição de UC's de âmbito especificamente económico, perspetivando a História B dos cursos de Economia e Gestão, mas também a História da Cultura e das Artes para a área específica do secundário.
Estas particularidades procuram distinguir o nosso projeto educativo, inscrevendo também nas Didáticas condições para os estudantes prepararem recursos específicos para estas vertentes.
Competências Profissionais
Compreender aprofundadamente os conhecimentos históricos necessários para uma lecionação competente dos conteúdos programáticos do ensino básico e secundário.
Conhecer de forma particular os conteúdos de História da Cultura e das Artes e ter a capacidade de adequar a lecionação ao público específico que frequenta esses cursos.
Reconhecer a especificidade do tratamento da História B nos cursos destinados a economia e gestão.
Dominar técnicas didáticas que permitam uma diversificação das práticas de ensino.
Compreender o papel da História nos Projetos Educativos de qualquer Escola, tendo em vista a efetiva inclusão da comunidade educativa na herança multifacetada do espaço onde está inserida.
Alargar horizontes profissionais onde o conteúdo histórico seja fulcral mas onde, por via do empreendedorismo, seja possível aproveitar as competências adquiridas tendo em vista alternativas à função docente.
Saídas Profissionais
Professores de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Grupo 400).
Docentes de História A, História B e História da Cultura e das Artes, disciplinas do Ensino Secundário.
Formadores de Cursos Profissionais em áreas compatíveis com a sua formação. Serviços Educativos de instituições/entidades que tenham atividades com/para alunos dos vários graus de ensino.
Ofertas turísticas que envolvam conhecimentos de História, de História Local e competências didáticas.
Empreendedorismo na área da oferta turística, património histórico, centros históricos, publicações, exposições, produção de catálogos ou simples flyers promocionais.
Informações
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N.º de vagas
N.º de vagas para estudantes internacionais
PropinasPré-Requisitos: Prova de Língua Portuguesa
Requisitos de acesso: licenciatura ou equivalente
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Contactos
Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso:
meh@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica:
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Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais:
gri@letras.up.pt