Código Oficial: | M837 |
Sigla: | MEPIEFA |
Descrição: | O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (MEPIEFA), é um Ciclo de Estudos profissionalizante que visa desenvolver competências científicas e pedagógicas necessárias para a docência nesses níveis de ensino, respondendo às transformações da sociedade, da educação e às evoluções científicas e tecnológicas. |
A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita.
Favorecem-se nos estudandes a aquisição de conhecimentos teóricos sólidos sobre métodos e abordagens do ensino do espanhol como língua estrangeira, promovendo a análise crítica destes métodos, face à sua sua futura prática docente.
Em conformidade com as orientações do Quadro Europeu Común de Referência para as Línguas, com a fundamentação metodológica dos programas de espanhol no ensino básico e secundário em Portugal e com as diretrizes das Aprendizagens Essenciais, é dada especial ênfase às abordagens comunicativas; especialmente, à abordagem baseada em tarefas e à aprendizagem intercultural.
Se dota al alumno de conocimientos teóricos sólidos sobre métodos y enfoques de la enseñanza del español como lengua extranjera, incentivando la valoración crítica sobre estos de cara a la futura práctica docente. De acuerdo con las directrices del Marco Europeo Común de Referencia, con la fundamentación metodológica de los programas de español en la enseñanza básica y secundaria portuguesa y las directrices de las Aprendizagens Essenciais, se pone especial énfasis en los enfoques comunicativos; sobre todo, en el Enfoque por Tareas y en el Aprendizaje Intercultural.
OBJETIVOS
A. Objetivos
I. Gerais:
1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna;
2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna;
5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas.
II. Específicos
1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos);
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna;
3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.
Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural. As competências que os estudantes deverão adquirir são:
1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.
7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.
A unidade curricular visa desenvolver nos estudantes a capacidade crítica de planificação da prática docente através da elaboração de planificações de unidades didáticas e de aulas, assim como as capacidades de análise e de avaliação de diferentes aspetos do proceso de ensino-aprendizagem para a sua posterior aplicação.
Se dota al alumno de las capacidades críticas de planificación de la práctica docente por medio de la elaboración de propuestas de planificación de unidades didácticas y de planificación de clases, así como se fomentan las capacidades de análisis y de evaluación de diferentes aspectos del proceso de enseñanza-aprendizaje para su posterior aplicación.
I. Gerais: 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. II. Específicos 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.
1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.
2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.
3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.
4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.
5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.
2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;
2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;
2.3. A investigação-ação.
3.1. A elaboração do projeto;
3.2. A recolha e análise dos dados;
3.3. A escrita do relatório do estudo;
3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.
A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.
A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.
A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.
- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.
- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.
a) Conhecer os documentos curriculares de referência no ensino-aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira (ELE) para melhorar as tarefas docentes.
b) Analisar, criar e pôr em prática atividades e tarefas que desenvolvam a competência comunicativa dos discentes de ELE.
c) Dominar diferentes recursos na criação dos materiais didáticos, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem.
Tudo isto fundamentado desde a perspetiva do ensino comunicativo, desde a qual o estudante precisará de comunicar significados para além das competências linguísticas e que, ao mesmo tempo, estimularão o desenvolvimento de processos psicolinguísticos de importância decisiva na aprendizagem de uma língua estrangeira.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
Como futuros professores, os estudantes da UC, com competência até ao nível C1.1 de espanhol lingua estrangeira, dispõem “a priori” de um elenco de recursos linguísticos suficientemente alargado e rico para comunicar com fluência e naturalidade, praticamente sem esforço. No entanto, a mundança do papela de aprendentes para docentes de ELE implica também a necessidade de um conhecimento profundo de todos os âmbitos do espanhol, não apenas em termos de uso da língua, mas também em termos normativos, dado que em breve se tornarão modelos linguísticos para os seus estudantes dos ensinos básico e secundário.
Assim, um dos objetivos principais desta UC é os discentes conhecerem e refletirem sobre aqueles aspetos do espanhol (fónicos, gramaticais e lexicais) cuja aquisição possa ser mais complicada para os seus futuros estudantes (por interferência linguísticas ou por outos motivos).
Por outro lado, como o discurso do professor de ELE na prática letiva é acima de tudo oral, nas aulas serão trabalhadas predominantemente as capacidades de expressão e interação oral, por forma a poderem praticar e, adicionalmente, ultrapasar com sucesso o trabalho de avaliação propostos. Também, serão reservados os 30 minutos finais de cada aula para os estudantes poderem clocar dúvidas relacionadas com o uso e a norma linguística do espanhol nas suas aulas de estágio, quer numa perspetiva oral, quer numa escrita, dado que o objetivo principal desta UC é servir de ajuda à prática letiva dos futuros professores de ELE.
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.
Os principais objetivos para esta disciplina são:
- Analisar os objetivos de aprendizagem e conteúdos dalguns programas de Espanhol de 3.º ciclo de ensino básico e secundário.
- Revisar alguns dos conteúdos morfossintácticos, discursivos, lexicais, fonéticos e ortográficos e pragmáticos dalguns programas de Espanhol de 3.º ciclo de ensino básico e secundário.
- Criar propostas para o ensino dalguns conteúdos referidos anteriormente para alunos alvo dos anos indicados anteriormente.
- Rever diferenças básicas entre o espanhol e o português, nomeadamente no que diz respeito ao discurso do professor de espanhol.
A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita.
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- aplicar teorias necessárias ao ensino do francês língua estrangeira,
- efetuar escolhas teóricas e compreender as suas implicações numa aula de francês língua estrangeira
-aprender a ensinar
- possuir os instrumentos práticos e profissionais necessários à elaboração de uma aula de FLE
- ter consciência da responsabilidade pedagógica do professor de FLE
OBJETIVOS
A. Objetivos
I. Gerais:
1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna;
2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna;
5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas.
II. Específicos
1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos);
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna;
3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.
Les étudiants devront améliorer les cinq compétences prévues par le CECR pour les langues de façon à atteindre un niveau charnière entre le niveau C1 et le niveau C2.
1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.
7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.
1.1. Colaborar na formação da consciência deontológica que há-de orientar as futuras vidas profissionais dos estudantes.
1.2. Reforçar, no futuro professor, a consciência do valor formativo do ensino/aprendizagem do Francês Língua Estrangeira, na dupla vertente instrumental e cultural.
1.3. Consolidar, no aluno, a apetência pela formação (inicial e contínua), bem como pela auto-formação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional futura.
1.4. Levar o estudante a aprofundar o quadro teórico-metodológico específico da Didactologia / Didáctica da Língua Estrangeira, que possui, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino/aprendizagem do Francês.
I. Gerais: 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. II. Específicos 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.
1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.
2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.
3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.
4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.
5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.
2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;
2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;
2.3. A investigação-ação.
3.1. A elaboração do projeto;
3.2. A recolha e análise dos dados;
3.3. A escrita do relatório do estudo;
3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.
A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.
A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.
A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.
- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.
- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.
São objetivos desta unidade curricular levar à aquisição, por parte dos estudantes, de competências de análise, avaliação e produção de materiais didáticos - dotando-os para tal de instrumentos válidos -, e desenvolver as aptidões necessárias para uma aplicação em contextos específicos de ensino-aprendizagem.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
Les deux objectifs principaux du cours sont les suivants :
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.
A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita.
OBJETIVOS
A. Objetivos
I. Gerais:
1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna;
2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna;
5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas.
II. Específicos
1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos);
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna;
3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.
1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.
7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.
Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.
Principais objectivos:
a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;
b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;
c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;
d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.
I. Gerais: 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. II. Específicos 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.
1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.
2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.
3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.
4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.
5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.
2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;
2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;
2.3. A investigação-ação.
3.1. A elaboração do projeto;
3.2. A recolha e análise dos dados;
3.3. A escrita do relatório do estudo;
3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.
A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.
A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.
A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.
- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.
- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
Os principais objetivos são:
1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;
2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;
3) analisar documentos nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;
4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.
Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.
A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita.
OBJETIVOS
A. Objetivos
I. Gerais:
1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna;
2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna;
5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas.
II. Específicos
1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos);
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna;
3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.
1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.
7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.
I. Gerais: 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. II. Específicos 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.
1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.
2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.
3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.
4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.
5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.
2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;
2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;
2.3. A investigação-ação.
3.1. A elaboração do projeto;
3.2. A recolha e análise dos dados;
3.3. A escrita do relatório do estudo;
3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.
A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.
A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.
A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.
- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.
- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.
Esta disciplina entende-se como continuação de Alemão I do mesmo Mestrado e pretende continuar a aprofundar os conhecimentos de Alemão em todas as competências de língua (compreensão oral e escrita, expressão oral com e sem interação, expressão escrita, vocabulário e gramática). Os estudantes vão aumentar a sua competência na leitura de textos em língua alemã sobre temas relevantes para futuros professores de língua; vão melhorando aspetos da produção oral; vão continuar a aplicar o léxico específico para o exercício do papel de professor de língua alemã (“Unterrichtssprache”), introduzido no primeiro semestre; vão adquirir maior competência gramatical através da revisão e do aprofundamento de temas escolhidos da gramática alemã; vão aplicar, em situações concretas, os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre sobre os vários materiais didáticos disponíveis, para a realização de várias tarefas; vão continuar a alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia. Além disso, a UC pretende familiarizar os estudantes com a atualidade cultural, social e política dos países de expressão alemã.
Deutsch: In diesem Fach wird als Fortsetzung des Faches Alemão I des gleichen Masterstudiengangs weiter daran gearbeitet, die vier Fertigkeiten der deutschen Sprache zu vertiefen, d.h. sowohl die Produktion als auch die Rezeption mündlicher wie schriftlicher Texte, um die Studenten auf ihre spätere Tätigkeit als Deutschlehrer vorzubereiten. Im Vordergrund steht der Erwerb bzw. Ausbau von den Kompetenzen, die im Unterrichtsalltag von besonderer Bedeutung sind. Im Laufe des Semesters werden die Studenten - die für den DaF-Unterricht und die Unterrichtspraxis erforderlichen Sprachkenntnisse erwerben bzw. ausbauen; - ihre Lesekompetenz erweitern, insbesondere durch die Lektüre von authentischen Texten über Didaktik, Pädagogik und Themen, die sich mit dem Alltag an deutschen Schulen beschäftigen; - durch die Rezeption von Audiomaterialien sowie die Vorträge von Referaten das Hörverstehen trainieren; - durch die aktive Mitarbeit, Vorträge im Unterricht und Diskussionen ihre mündliche Ausdrucksfähigkeit verbessern; - ihre Fähigkeit ausbauen, eigene Meinungen zum Ausdruck zu bringen sowie auf Meinungen der Kommilitonen zu reagieren; - das für den DaF-Unterricht erforderliche Vokabular erwerben und anwenden (Unterrichtssprache); - durch gezielte Wiederholungen und Vertiefung ausgewählter grammatischer Themen ihre Grammatikkenntnisse festigen; - den eigenständigen Umgang mit deskriptiven Grammatiken üben, um im Selbststudium Grammatikkapitel vorzubereiten bzw. Zweifel zu klären; - Recherchetechniken erwerben und ausbauen (Bibliotheken sowie deutschsprachige Internetseiten); - durch die Präsentation von Arbeitsergebnissen ihre Medienkompetenz erweitern. Desweiteren soll dieses Fach dazu beitragen, die Studierenden mit der kulturellen, gesellschaftlichen und politischen Aktualität der deutschsprachigen Länder vertraut zu machen.