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Cursos

Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês

Dados Gerais

Código Oficial: M837
Sigla: MEPIEFA
Descrição: O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (MEPIEFA), é um Ciclo de Estudos profissionalizante que visa desenvolver competências científicas e pedagógicas necessárias para a docência nesses níveis de ensino, respondendo às transformações da sociedade, da educação e às evoluções científicas e tecnológicas.

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Inglês) (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Alemão) (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Francês) (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Espanhol) (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Alemão) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Francês) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Inglês) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (Espanhol) (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Iniciação à Prática Profissional

MEPIEFA001 - ECTS
Os objetivos desta unidade curricular são:
1. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didácticas dos mestrandos;
2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a(s) Didáctica(s) Específica(s) e a prática docente;
3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
4. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
5. Realizar trabalhos de investigação - acção - reflexão susceptíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.

As Línguas Clássicas e o Ensino do Português


MEPLAT003 - ECTS

A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita. 


Didática do Espanhol I


MEIEFA003 - ECTS

Favorecem-se nos estudandes a aquisição de conhecimentos teóricos sólidos sobre métodos e abordagens do ensino do espanhol como língua estrangeira, promovendo a análise crítica destes métodos, face à sua sua futura prática docente.
Em conformidade com as orientações do Quadro Europeu Común de Referência para as Línguas, com a fundamentação metodológica dos programas de espanhol no ensino básico e secundário em Portugal e com as diretrizes das Aprendizagens Essenciais, é dada especial ênfase às abordagens comunicativas; especialmente, à abordagem baseada em tarefas e à aprendizagem intercultural.

Se dota al alumno de conocimientos teóricos sólidos sobre métodos y enfoques de la enseñanza del español como lengua extranjera, incentivando la valoración crítica sobre estos de cara a la futura práctica docente. De acuerdo con las directrices del Marco Europeo Común de Referencia, con la fundamentación metodológica de los programas de español en la enseñanza básica y secundaria portuguesa y las directrices de las Aprendizagens Essenciais, se pone especial énfasis en los enfoques comunicativos; sobre todo, en el Enfoque por Tareas y en el Aprendizaje Intercultural.


Didática do Português I


MEP001 - ECTS

OBJETIVOS
A. Objetivos 
I. Gerais: 

1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 

2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 

5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 


II. Específicos 

1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos); 

2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 

3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.


Espanhol C1.1


MEIEFA005 - ECTS

Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural. As competências que os estudantes deverão adquirir são:

  • Na área da receção: compreender sem dificuldade discursos extensos.
  • Na área da produção: comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
  • Na área da interação: relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
  • Na área da mediação: reformular, de maneira oral ou escrita, um texto com o propósito de possibilitar a compreensão mútua de outras pessoas.
  • Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.
Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).

Psicologia da Educação


MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.

7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.


Didática do Espanhol II


MEIEFA009 - ECTS

A unidade curricular visa desenvolver nos estudantes a capacidade crítica de planificação da prática docente através da elaboração de planificações de unidades didáticas e de aulas, assim como as capacidades de análise e de avaliação de diferentes aspetos do proceso de ensino-aprendizagem para a sua posterior aplicação.

Se dota al alumno de las capacidades críticas de planificación de la práctica docente por medio de la elaboración de propuestas de planificación de unidades didácticas y de planificación de clases, así como se fomentan las capacidades de análisis y de evaluación de diferentes aspectos del proceso de enseñanza-aprendizaje para su posterior aplicación.


Didática do Português II


MEP003 - ECTS


I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.


Ética e Educação


MEFILO001 - ECTS

1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.

2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.

3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.

4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.

5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.


Investigação Educacional


MEG006 - ECTS
  1. Caracterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
  2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;

      2.3. A investigação-ação.

  1. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. A elaboração do projeto;

    3.2. A recolha e análise dos dados;

    3.3. A escrita do relatório do estudo;

    3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.


Políticas Educativas e Curriculo


MEH014 - ECTS

A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.

A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.

A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.

- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.

- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.


Produção de Materiais Didáticos em Espanhol


MEIEFA011 - ECTS

a) Conhecer os documentos curriculares de referência no ensino-aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira (ELE) para melhorar as tarefas docentes.

b) Analisar, criar e pôr em prática atividades e tarefas que desenvolvam a competência comunicativa dos discentes de ELE.

c) Dominar diferentes recursos na criação dos materiais didáticos, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem.

Tudo isto fundamentado desde a perspetiva do ensino comunicativo, desde a qual o estudante precisará de comunicar significados para além das competências linguísticas e que, ao mesmo tempo, estimularão o desenvolvimento de processos psicolinguísticos de importância decisiva na aprendizagem de uma língua estrangeira.


Produção de Materiais Didáticos em Português


MEP005 - ECTS
1. Avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis.

2. Adaptar e construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.

Psicolinguística e Ensino de Línguas


MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.


Espanhol I


MEIEFA014 - ECTS

Como futuros professores, os estudantes da UC, com competência até ao nível C1.1 de espanhol lingua estrangeira, dispõem “a priori” de um elenco de recursos linguísticos suficientemente alargado e rico para comunicar com fluência e naturalidade, praticamente sem esforço. No entanto, a mundança do papela de aprendentes para docentes de ELE implica também a necessidade de um conhecimento profundo de todos os âmbitos do espanhol, não apenas em termos de uso da língua, mas também em termos normativos, dado que em breve se tornarão modelos linguísticos para os seus estudantes dos ensinos básico e secundário.

Assim, um dos objetivos principais desta UC é os discentes conhecerem e refletirem sobre aqueles aspetos do espanhol (fónicos, gramaticais e lexicais) cuja aquisição possa ser mais complicada para os seus futuros estudantes (por interferência linguísticas ou por outos motivos).

Por outro lado, como o discurso do professor de ELE na prática letiva é acima de tudo oral, nas aulas serão trabalhadas predominantemente as capacidades de expressão e interação oral, por forma a poderem praticar e, adicionalmente, ultrapasar com sucesso o trabalho de avaliação propostos. Também, serão reservados os 30 minutos finais de cada aula para os estudantes poderem clocar dúvidas relacionadas com o uso e a norma linguística do espanhol nas suas aulas de estágio, quer numa perspetiva oral, quer numa escrita, dado que o objetivo principal desta UC é servir de ajuda à prática letiva dos futuros professores de ELE.


Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário


MEPLAT007 - ECTS

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.


Espanhol II


MEIEFA017 - ECTS

Os principais objetivos para esta disciplina são:

- Analisar os objetivos de aprendizagem e conteúdos dalguns programas de Espanhol de 3.º ciclo de ensino básico e secundário.

- Revisar alguns dos conteúdos morfossintácticos, discursivos, lexicais, fonéticos e ortográficos e pragmáticos dalguns programas de Espanhol de 3.º ciclo de ensino básico e secundário.

- Criar propostas para o ensino dalguns conteúdos referidos anteriormente para alunos alvo dos anos indicados anteriormente.

- Rever diferenças básicas entre o espanhol e o português, nomeadamente no que diz respeito ao discurso do professor de espanhol.


As Línguas Clássicas e o Ensino do Português


MEPLAT003 - ECTS

A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita. 


Didática do Francês I


MEIEFA002 - ECTS

No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

- aplicar teorias necessárias ao ensino do francês língua estrangeira,

- efetuar escolhas teóricas e compreender as suas implicações numa aula de francês língua estrangeira

-aprender a ensinar

- possuir os instrumentos práticos e profissionais necessários à elaboração de uma aula de FLE

- ter consciência da responsabilidade pedagógica do professor de FLE


Didática do Português I


MEP001 - ECTS

OBJETIVOS
A. Objetivos 
I. Gerais: 

1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 

2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 

5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 


II. Específicos 

1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos); 

2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 

3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.


Francês C2.1


MEIEFA006 - ECTS

Les étudiants devront améliorer les cinq compétences prévues par le CECR pour les langues de façon à atteindre un niveau charnière entre le niveau C1 et le niveau C2.


Psicologia da Educação


MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.

7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.


Didática do Francês II


MEIEFA008 - ECTS

1.1. Colaborar na formação da consciência deontológica que há-de orientar as futuras vidas profissionais dos estudantes.
1.2. Reforçar, no futuro professor, a consciência do valor formativo do ensino/aprendizagem do Francês Língua Estrangeira, na dupla vertente instrumental e cultural.
1.3. Consolidar, no aluno, a apetência pela formação (inicial e contínua), bem como pela auto-formação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional futura.
1.4. Levar o estudante a aprofundar o quadro teórico-metodológico específico da Didactologia / Didáctica da Língua Estrangeira, que possui, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino/aprendizagem do Francês.


Didática do Português II


MEP003 - ECTS


I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.


Ética e Educação


MEFILO001 - ECTS

1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.

2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.

3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.

4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.

5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.


Investigação Educacional


MEG006 - ECTS
  1. Caracterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
  2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;

      2.3. A investigação-ação.

  1. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. A elaboração do projeto;

    3.2. A recolha e análise dos dados;

    3.3. A escrita do relatório do estudo;

    3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.


Políticas Educativas e Curriculo


MEH014 - ECTS

A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.

A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.

A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.

- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.

- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.


Produção de Materiais Didáticos em Francês


MEIEFA012 - ECTS

 

São objetivos desta unidade curricular levar à aquisição, por parte dos estudantes, de competências de análise, avaliação e produção de materiais didáticos - dotando-os para tal de instrumentos válidos -, e desenvolver as aptidões necessárias para uma aplicação em contextos específicos de ensino-aprendizagem.

 

 


Produção de Materiais Didáticos em Português


MEP005 - ECTS
1. Avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis.

2. Adaptar e construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.

Psicolinguística e Ensino de Línguas


MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.


Francês I


MEIEFA015 - ECTS

Les deux objectifs principaux du cours sont les suivants :

  1. amener les étudiants à identifier leurs besoins et leurs lacunes afin de les satisfaire et de les combler pour parfaire leur maîtrise de la langue française
  2. susciter une réflexion sur l'apprentissage du français langue étrangère (FLE) par des apprenants lusophones

Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário


MEPLAT007 - ECTS

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.


Francês II


MEIEFA018 - ECTS
L'UC de Francês II donne suite au cours de Francês I. 
Les objectifs principaux du cours sont les suivants:
  1. amener les étudiants à identifier leurs besoins et leurs lacunes et à les satisfaire et les combler afin de parfaire leur maîtrise de la langue française
  2. approfondir la réflexion sur l'enseignement du FLE à partir d'expériences d'enseignement concrètes et de mises en commun des obstacles rencontrés et des stratégies mises en oeuvre pour les surmonter

As Línguas Clássicas e o Ensino do Português


MEPLAT003 - ECTS

A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita. 


Didática do Inglês I


MEI001 - ECTS
1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Didática do Português I


MEP001 - ECTS

OBJETIVOS
A. Objetivos 
I. Gerais: 

1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 

2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 

5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 


II. Específicos 

1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos); 

2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 

3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.


Inglês C2.1


MEI002 - ECTS
  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
  • demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
  • ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
  •  identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
  • deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
  • demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

Psicologia da Educação


MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.

7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.


Didática do Inglês II


MEI003 - ECTS

Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.

Principais objectivos:

a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;

b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;

c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;

d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.


Didática do Português II


MEP003 - ECTS


I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.


Ética e Educação


MEFILO001 - ECTS

1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.

2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.

3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.

4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.

5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.


Investigação Educacional


MEG006 - ECTS
  1. Caracterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
  2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;

      2.3. A investigação-ação.

  1. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. A elaboração do projeto;

    3.2. A recolha e análise dos dados;

    3.3. A escrita do relatório do estudo;

    3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.


Políticas Educativas e Curriculo


MEH014 - ECTS

A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.

A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.

A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.

- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.

- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.


Produção de Materiais Didáticos em Inglês


MEIEFA020 - ECTS
a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)

Produção de Materiais Didáticos em Português


MEP005 - ECTS
1. Avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis.

2. Adaptar e construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.

Psicolinguística e Ensino de Línguas


MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.


Inglês I


MEIEFA021 - ECTS

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar documentos nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 


Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário


MEPLAT007 - ECTS

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.


Inglês II


MEIEFA022 - ECTS

Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.


Alemão C1.1


MEIEFA004 - ECTS
Os estudantes deverão atingir o nível C1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR), em todas as competências. Deverão alargar a sua competência cultural e adquirir as competências de texto necessárias para a sua formação académica e a sua futura actividade profissional. No fim do semestre serão capazes de:

. comunicar em língua alemã, de forma adequada e escolhendo o registo apropriado, em diversas situações profissionais e académicas, oralmente e por escrito
. distinguir diferentes tipos de texto e reproduzi-los ativamente
. expressar-se com maior correção gramatical
. usar um léxico diferenciado consoante a situação comunicativa
. compreender textos autênticos e redigir sumários dos mesmos
. expressar-se com maior fluência oralmente;
. consultar fontes em alemão e processar as informações
. redigir e apresentar trabalhos académicos
. utilizar eficazmente dicionários, gramáticas, córpora e programas de correção
. aplicar estratégias para superar dificuldades de forma autónoma


In diesem Fach sollen die Seminarteilnehmer die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für C1.1 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben). Desweiteren sollen sie ihre kulturelle Kompetenz erweitern und die für ihre akademische Ausbildung sowie die anschlieβende Berufstätigkeit erforderliche Textkompetenz erwerben. Die Seminarteilnehmer werden am Ende des 1. Semesters die Kompetenzen erlangt bzw. erweitert haben,

. sich in verschiedenen (beruflichen oder universitären) Situationen auf Deutsch sowohl mündlich als auch schriftlich adäquat auszudrücken und je nach Bedarf das passende Register zu wählen;
verschiedene Textsorten zu unterscheiden und diese aktiv zu reproduzieren;
. sich mit gröβerer grammatischer Korrektheit und höherer lexikalischer Differenziertheit in spezifischen Situationen auszudrücken;
Auszüge aus deutschsprachigen Fachtexten zu verstehen und den Inhalt wiederzugeben;
sich in diversen kommunikativen Situationen mündlich mit gröβerer Sicherheit und flüssiger auszudrücken;
. deutschsprachige Quellen zu konsultieren und auszuwerten, um Seminararbeiten anzufertigen und vorzustellen;
. die ihnen zur Verfügung stehenden Medien (Wörterbücher, Grammatiken, Korpora, Korrekturprogramme etc.) gezielt einzusetzen;
. durch den Erwerb ausgewählter Lernstrategien Schwierigkeiten im Selbsstudium gezielt zu überwinden und Wissenslücken zu schlieβen.

As Línguas Clássicas e o Ensino do Português


MEPLAT003 - ECTS

A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita. 


Didática do Alemão I


MEIEFA001 - ECTS
As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e autoavaliação segundo a aprendizagem autónoma"; b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã. A utilização da plataforma Moodle é uma ferramenta fundamental desta unidade curricular. Objetivos: Aquisição de conhecimentos acerca... - de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento; - das atuais questões e vertentes da metodologia e didática das línguas estrangeiras; - da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras. Iniciação à análise... - das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas, - dos atuais materiais de ensino; - das alterações atualmente existentes. Desenvolvimento de capacidades relacionadas com... - a planificação, sua execução e consequente reflexão; - a escolha, definição e adequação de conteúdos, objetivos e conceções metodológicas; - a elaboração escrita de planos concretos de aula.

Didática do Português I


MEP001 - ECTS

OBJETIVOS
A. Objetivos 
I. Gerais: 

1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 

2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 

5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 


II. Específicos 

1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas e outros documentos oficiais, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7.º ao 12.º anos); 

2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 

3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.


Psicologia da Educação


MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.

7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.


Didática do Alemão II


MEIEFA007 - ECTS
As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de (a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação segundo a aprendizagem autónoma (b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do semestre; (c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; (d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã. Para que os estudantes possam contactar com diferentes contextos de ensino, são organizadas visitas de estudo. Um objetivo fundamental deste semestre centra-se na elaboração de planificações de aulas de alemão. Para isso, são apresentados e debatidos vários modelos teórico-didáticos, servindo como base na planificação de uma aula, relevante, motivadora e bem estruturada. Neste processo de aprendizagem os estudantes adquirem as competências e conhecimentos indispensáveis para a elaboração de planificações, pondo-as em prática através de sessões de micro-teaching.

Didática do Português II


MEP003 - ECTS


I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio-afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.


Ética e Educação


MEFILO001 - ECTS

1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.

2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.

3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.

4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.

5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.


Investigação Educacional


MEG006 - ECTS
  1. Caracterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
  2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;

      2.3. A investigação-ação.

  1. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. A elaboração do projeto;

    3.2. A recolha e análise dos dados;

    3.3. A escrita do relatório do estudo;

    3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.


Políticas Educativas e Curriculo


MEH014 - ECTS

A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.

A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.

A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.

- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.

- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.


Produção de Materiais Didáticos em Alemão


MEIEFA010 - ECTS
Os estudantes elaboram critérios para seleção de materiais didáticos do alemão como língua estrangeira (DaF), e, partindo da análise e da crítica de manuais de DaF, desenvolvem e elaboram os seus próprios materiais didáticos, tanto como complemento aos manuais como de suporte autónomo de unidades curriculares. No final do semestre, os estudantes terão adquirido as competências necessárias para: - analisar e criticar os manuais de DaF, baseando-se nos conhecimentos teóricos adquiridos; - analisar os manuais de DaF sob aspetos práticos, recorrendo a uma grelha de análise; - escolher um manual de DaF, consoante a situação de ensino e de aprendizagem; - elaborar materiais suplementares tendo em conta fatores específicos (nível de aprendizagem, grupo alvo, contexto e objetivos de aprendizagem, entre outros); - elaborar materiais didáticos como suporte de unidades curriculares do programa escolar, para as quatro competências principais assim como para a gramática e a cultura (Landeskunde); - elaborar materiais, utilizando recursos tecnológicos. Die Analyse von DaF-Lehrwerken soll den Studierenden einerseits Hinweise für deren Auswahl und Verwendung in der Praxis geben, andererseits die Entwicklung und Gestaltung von Zusatzmaterialien durch die sich aus der Analyse ergebende Kritik ermöglichen. Am Ende des Seminars haben die Studierenden die notwendigen Voraussetzungen erlangt, um a) aufgrund der erworbenen theoretischen Grundlagen Lehrwerke für den DaF-Unterricht zu analysieren und kritisch zu hinterfragen; b) DaF-Lehrwerke anhand eines Analyserasters praktisch zu analysieren; c) DaF-Lehrwerke für einen bestimmten Lehr- und Lernkontext auszuwählen, zu adaptieren bzw. für nicht geeignet zu erachten; d) Zusatzmaterialien unter Berücksichtigung spezifischer Faktoren (Lernniveau, Zielgruppe, Lernkontext, Lernziele etc.) zu erarbeiten; e) Unterrichtsmaterialien zur Unterstützung der Lehrplaneinheiten des Schulprogramms für die vier Fertigkeiten sowie für Grammatik und Kultur (Landeskunde) zu erstellen; -Materialien unter Verwendung von technologischen Ressourcen zu erstellen.

Produção de Materiais Didáticos em Português


MEP005 - ECTS
1. Avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis.

2. Adaptar e construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.

Psicolinguística e Ensino de Línguas


MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos linguísticos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.


Alemão I


MEIEFA013 - ECTS
Os estudantes vão adquirir e aprofundar as competências de língua necessárias para o ensino da língua alemã; praticar a leitura, nomeadamente através do estudo de textos autênticos sobre didática, pedagogia e cultura; praticar a compreensão oral, através de recurso a materiais audio; praticar a produção oral, adquirindo maior fluência e melhorando aspetos da fonética, através da apresentação de trabalhos e da participação em discussões em contexto de sala de aula; adquirir e aprofundar a sua capacidade de exprimir opiniões e de reagir às opiniões dos colegas; adquirir o léxico específico para o exercício profissional de docente de língua alemã (“Unterrichtssprache”); adquirir maior competência gramatical através da revisão e do aprofundamento de temas escolhidos da gramática alemã; adquirir autonomia na consulta de gramáticas descritivas para esclarecimento de dúvidas e resolução de dificuldades individuais; adquirir e aprofundar técnicas de pesquisa em bibliotecas e na internet, recorrendo a sites em língua alemã; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia. Além disso, a UC deve contribuir para uma maior compreensão da atualidade dos países de expressão alemã, no que diz respeito à cultura, à política e à sociedade.

In diesem Fach werden die Fertigkeiten der deutschen Sprache vertieft, d.h. sowohl die Produktion als auch die Rezeption mündlicher wie schriftlicher Texte, um die Studenten auf ihre spätere Tätigkeit als Deutschlehrer vorzubereiten. Im Vordergrund steht der Erwerb bzw. Ausbau von den Kompetenzen, die im Unterrichtsalltag von besonderer Bedeutung sind. Im Laufe des Semesters werden die Studenten - die für den DaF-Unterricht und die Unterrichtspraxis erforderlichen Sprachkenntnisse erwerben bzw. ausbauen; - ihre Lesekompetenz erweitern, insbesondere durch die Lektüre von authentischen Texten über Didaktik, Pädagogik und Themen, die sich mit dem Alltag an deutschen Schulen beschäftigen; - durch die Rezeption von Audiomaterialien sowie die Vorträge von Referaten das Hörverstehen trainieren; - durch die aktive Mitarbeit, Vorträge im Unterricht und Diskussionen ihre mündliche Ausdrucksfähigkeit verbessern; - ihre Fähigkeit ausbauen, eigene Meinungen zum Ausdruck zu bringen sowie auf Meinungen der Kommilitonen zu reagieren; - das für den DaF-Unterricht erforderliche Vokabular erwerben und anwenden (Unterrichtssprache); - durch gezielte Wiederholungen und Vertiefung ausgewählter grammatischer Themen ihre Grammatikkenntnisse festigen; - den eigenständigen Umgang mit deskriptiven Grammatiken üben, um im Selbststudium Grammatikkapitel vorzubereiten bzw. Zweifel zu klären; - Recherchetechniken erwerben und ausbauen (Bibliotheken sowie deutschsprachige Internetseiten); - durch die Präsentation von Arbeitsergebnissen ihre Medienkompetenz erweitern. Desweiteren soll dieses Fach dazu beitragen, die Studierenden mit der kulturellen, politischen und gesellschaftlichen Aktualität der deutschsprachigen Länder vertraut zu machen.

Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário


MEPLAT007 - ECTS

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.


Alemão II


MEIEFA016 - ECTS

Esta disciplina entende-se como continuação de Alemão I do mesmo Mestrado e pretende continuar a aprofundar os conhecimentos de Alemão em todas as competências de língua (compreensão oral e escrita, expressão oral com e sem interação, expressão escrita, vocabulário e gramática). Os estudantes vão aumentar a sua competência na leitura de textos em língua alemã sobre temas relevantes para futuros professores de língua; vão melhorando aspetos da produção oral; vão continuar a aplicar o léxico específico para o exercício do papel de professor de língua alemã (“Unterrichtssprache”), introduzido no primeiro semestre; vão adquirir maior competência gramatical através da revisão e do aprofundamento de temas escolhidos da gramática alemã; vão aplicar, em situações concretas, os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre sobre os vários materiais didáticos disponíveis, para a realização de várias tarefas; vão continuar a alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia. Além disso, a UC pretende familiarizar os estudantes com a atualidade cultural, social e política dos países de expressão alemã.

Deutsch: In diesem Fach wird als Fortsetzung des Faches Alemão I des gleichen Masterstudiengangs weiter daran gearbeitet, die vier Fertigkeiten der deutschen Sprache zu vertiefen, d.h. sowohl die Produktion als auch die Rezeption mündlicher wie schriftlicher Texte, um die Studenten auf ihre spätere Tätigkeit als Deutschlehrer vorzubereiten. Im Vordergrund steht der Erwerb bzw. Ausbau von den Kompetenzen, die im Unterrichtsalltag von besonderer Bedeutung sind. Im Laufe des Semesters werden die Studenten - die für den DaF-Unterricht und die Unterrichtspraxis erforderlichen Sprachkenntnisse erwerben bzw. ausbauen; - ihre Lesekompetenz erweitern, insbesondere durch die Lektüre von authentischen Texten über Didaktik, Pädagogik und Themen, die sich mit dem Alltag an deutschen Schulen beschäftigen; - durch die Rezeption von Audiomaterialien sowie die Vorträge von Referaten das Hörverstehen trainieren; - durch die aktive Mitarbeit, Vorträge im Unterricht und Diskussionen ihre mündliche Ausdrucksfähigkeit verbessern; - ihre Fähigkeit ausbauen, eigene Meinungen zum Ausdruck zu bringen sowie auf Meinungen der Kommilitonen zu reagieren; - das für den DaF-Unterricht erforderliche Vokabular erwerben und anwenden (Unterrichtssprache); - durch gezielte Wiederholungen und Vertiefung ausgewählter grammatischer Themen ihre Grammatikkenntnisse festigen; - den eigenständigen Umgang mit deskriptiven Grammatiken üben, um im Selbststudium Grammatikkapitel vorzubereiten bzw. Zweifel zu klären; - Recherchetechniken erwerben und ausbauen (Bibliotheken sowie deutschsprachige Internetseiten); - durch die Präsentation von Arbeitsergebnissen ihre Medienkompetenz erweitern. Desweiteren soll dieses Fach dazu beitragen, die Studierenden mit der kulturellen, gesellschaftlichen und politischen Aktualität der deutschsprachigen Länder vertraut zu machen.


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