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Cursos

3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem

Dados Gerais

Código Oficial: 5662
Sigla: DCL
Descrição: O Doutoramento em Ciências da Linguagem visa desenvolver a capacidade de investigação autónoma, de sistematização e de elaboração de trabalhos de investigação fundamental/ teórica e aplicada nos quatro ramos incluídos: a Linguística, as Tecnologias da Linguagem Humana/ o Processamento da Linguagem Natural, a Tradução e a Didática de Línguas.

Diplomas

  • Doutoramento em Ciências da Linguagem (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências da Linguagem (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Didática Específica I

DCL038 - ECTS

1. Identificar as etapas do processo de investigação científica e analisar as questões teórico-metodológicas implicadas na produção científica

2. Aplicar os conhecimentos adquiridos na investigação em Didática das Línguas

3.  Aplicar os contributos de investigações recentes em linguística e na Didática das Línguas

4.Aprofundar o conhecimento do papel e do lugar das tecnologias em contextos educativos, tendo em conta a investigação desenvolvida neste domínio.


 

Linguística de Texto I

DCL005 - ECTS
1. Discutir o conceito de texto nas várias teorias da Linguística Textual. 2. Descrever a organização textual. 3. Determinar os principais recursos dessa organização e a sua função na construção dos sentidos do texto. 4. Caracterizar protótipos textuais e géneros discursivos. 5. Distinguir e utilizar diferentes práticas metodológicas de investigação.

Linguística Forense

DCL046 - ECTS

O/a estudante investigará especificamente a linguística na sua vertente aplicada como suporte à investigação policial e enquanto meio de prova legal, aplicará diversas metodologias e técnicas de análise de documentos de natureza forense, e será ativamente apoiado/a na aplicação do método de análise adequado à sua própria investigação. Será, ainda, incentivado/a a desenvolver investigação inovadora na área.

Linguística Geral

DCL001 - ECTS

Fornecer aos estudantes do 3.º ciclo em Ciências da Linguagem conhecimentos comuns em Linguística Geral, nomeadamente em Teoria da Linguagem/da Linguística, Linguística Românica, Sintaxe e Semântica.

Metodologias e Recursos Avançados de Investigação

DCL002 - ECTS

Fazer com que os estudantes pratiquem a escrita académica respeitando as regras que a regem em termos de conteúdos, de estrutura e de uma adequada remissão para fontes, que terão de ocorrer bem explicitadas nas referências finais.

Desenvolver competências práticas que permitam aos estudantes recolher e analisar dados em investigação qualitativa e quantitativa

Psicolinguística

DCL045 - ECTS

Esta unidade curricular, de acordo com o programa proposto, visa fornecer aos estudantes conhecimentos que lhes permitam ver como a linguagem necessita de bases cognitivas para se desenvolver. Mais, adiantam-se considerações que apontam para a importância dessas bases tanto na aquisição de uma primeira língua como de línguas adicionais. Esta forma de olhar a aquisição/aprendizagem de línguas permite que os estudantes adquiram formas de estar perante a matéria que os tornem críticos em relação aos estudos que lhes são apresentados. Convém que se tornem aptos, apoiados nas competências adquiridas, a distinguir estudos psicolinguísticos, no âmbito da aquisição/aprendizagem da linguagem, de índole explicativa de outros estudos que se limitem a analisar produções obtidas em determinada idade com base em modelos, por exemplo, linguísticos. Os estudantes têm de sentir que se estuda nesta uc o processamento da linguagem em função de variados fatores e não a mera descrição de produções verbais.

Semântica I

DCL007 - ECTS 1. Dar a conhecer novas perspetivas em Semântica, tendo em conta, em especial, os problemas semânticos que colocam e as soluções que advogam.
2. Propor (e levar os estudantes a propor) análises fundamentadas de aspetos da semântica das línguas, dando-lhes a conhecer bibliografia sobre essas matérias.
3. Fomentar a atitude crítica relativamente às propostas teóricas e sobretudo em relação à sua aplicação aos dados linguísticos.

Sintaxe Comparada I

DCL008 - ECTS (i) Dominar conceitos e teorias essenciais na investigação atual em sintaxe comparada, no quadro generativista;

(ii) Comparar dados sintáticos do português europeu com dados de outras variedades do português e de outras línguas, mobilizando os conceitos teóricos relevantes para a descrição e explicação dos fenómenos em estudo;

(iii) Desenvolver capacidades de argumentação e análise sintática;

(iv) Desenvolver sentido crítico e capacidade de avaliação de propostas teóricas na área da sintaxe comparada;

(v) Desenvolver a capacidade de identificar e formular questões relevantes nesta área científica; 

(vi) Aplicar os conceitos, as capacidades e os instrumentos metodológicos adquiridos na realização de um trabalho de investigação em sintaxe comparada.

Temas de Pragmática e Análise de Discurso I

DCL009 - ECTS

Situar a Pragmática como área da Linguística.

Conhecer noções essenciais de Pragmática.

Aplicar os conhecimentos de Pragmática adquiridos a discursos variados.

Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização.
Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da análise do discurso.
Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso.
Reconhecer os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas.
Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito e oral.

Temas de Teoria da Tradução

DCL021 - ECTS

Parte-se aqui do princípio de que a tradução é essencialmente um processo de solução de problemas que pressupõe por parte do profissional a) a identificação do problema e b) conhecimento metodológico para a sua solução. Dentro deste paradigma será função do primeiro ponto programático centrar a atenção dos estudantes nas abordagens teóricas distintas que de forma decisiva contribuíram para a construção de um modelo funcional da tradução e para a definição dos factores relevantes do processo tradutivo entendido como processo pragmático. Dentro deste pressuposto programático os estudantes deverão formular hipóteses de estudo/investigação que contribuam para a descrição do processo tradutivo e que contribuam para a definição do conceito de “qualidade na tradução” tanto literária como de especialidade. A formulação dos critérios de qualidade deverão assim contribuir para uma compreensão mais fundamentada do próprio processo tradutivo enquanto produção textual para fins terceiros.

Comunicação Multimédia e Educação

DCL042 - ECTS Esta unidade curricular tem como objetivos:
1.sensibilizar para o papel e lugar da comunicação multimédia em contexto educativo;
2. levar o estudante a trabalhar a comunicação multimédia e recursos multimédia em contexto educativo.

Didática Específica II

DCL040 - ECTS
1. Aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos da Didatologia/Didática de Línguas, tendo como objetivo implementar e desenvolver, de forma reflexiva, práticas pedagógicas concetualmente sustentadas de ensino-aprendizagem da Língua Materna e de Línguas Estrangeiras.
2. Desenvolver e adquirir competências avançadas de investigação com a finalidade de gerir, com o máximo de autonomia, os trabalhos que os estudantes se encontram a desenvolver.
3. Incorporar os contributos de investigações recentes em linguística e em didática na investigação e na prática pedagógica.

Historiografia Gramatical

DCL013 - ECTS

O objectivo principal do seminário é facultar aos estudantes fundamentos teóricos e metodológicos basilares para o estudo, numa perspectiva histórica, das ideias linguísticas – na gramaticografia da língua portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII –.

Linguística de Texto II

DCL012 - ECTS
1.Descrever os princípios e mecanismos de organização e estruturação textual. 2. Relacionar esses princípios e mecanismos com diferentes géneros textuais. 3.Caracterizar as propriedades e funções da anáfora nominal no processamento textual. 4. Caracterizar as propriedades e funções da estrutura informacional na organização textual. 5. Distinguir e utilizar diferentes práticas metodológicas de anotação textual. 

Linguística Histórica

DCL015 - ECTS O objetivo da disciplina é de: - Aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica. - Explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. - Aplicar teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos do desenvolvimento histórico do Português.

Preparação de Tese

DCL010 - ECTS

Apoiar os estudantes na elaboração de um projeto de tese de doutoramento na variante de Linguística do 3º ciclo em Ciências da Linguagem.

Semântica II

DCL017 - ECTS 1. Dotar os estudantes de novos conhecimentos e perspetivas em Semântica.
2. Desenvolver nos estudantes uma atitude crítica face às diferentes propostas teóricas.
3. Promover nos estudantes a capacidade de analisarem questões semânticas de modo fundamentado.

Sintaxe Comparada II

DCL018 - ECTS (i) Analisar, numa perspetiva comparada, aspetos da sintaxe de diferentes tipos de frases complexas em português e noutras línguas naturais;

(ii) Explorar a relação entre estrutura sintática e estrutura informacional considerando dados de variação linguística;

(iii) Desenvolver conhecimentos de aspetos centrais da teoria sintática;

(iv) Consolidar as capacidades de avaliar propostas teóricas e de identificar e formular questões relevantes na área da sintaxe comparada;

(v) Aplicar as capacidades e os conhecimentos adquiridos na realização de um trabalho de investigação em sintaxe comparada.

Supervisão de Professores de Línguas

DCL043 - ECTS

Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.

 

 

Temas de Pragmática e Análise de Discurso II

DCL019 - ECTS

Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do real e de socialização;

Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da Análise do Discurso;

Aplicar categorias analíticas da Pragmática, da Enunciação e da Argumentação à análise de discursos variados;

Perspetivar os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas; 

Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito, oral e multimodal;

Reconhecer os tipos de discurso e os géneros de texto como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;

Reconhecer o discurso como veículo potencial de conteúdo ideológico;

Exercitar competências de análise em diferentes tipos de discurso e géneros de texto;

Aplicar ferramentas da Linguística Computacional à análise dos textos.

Texto de Especialidade: terminologia e Tradução

DCL025 - ECTS
  • Conhecer e analisar criticamente as principais perspetivas teóricas nos domínios da Linguística de Texto de Especialidade, da Tradução e da Terminologia
  • Refletir sobre o papel da terminologia em áreas como a engenharia do conhecimento, o marketing e a usabilidade e segurança do produto
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