Código Oficial: | 9694 |
Sigla: | CINF |
Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos precisos sobre as culturas de várias épocas, nomeadamente a cultura escrita, de molde a sedimentar conhecimentos já adquiridos na relação com os saberes a adquirir, estimulando a reflexão sobre conceitos. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre o passado e do presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Esta UC tem como objetivo introduzir os principais aspetos científicos, técnicos e profissionais da Ciência e Sistemas de Informação, proporcionando aos estudantes uma panorâmica geral da área, e servindo como orientação no seu percurso académico.
A lógica é o estudo sistemático da inferência válida. Nesta unidade curricular faz-se uma introdução a esse estudo, que inclui a lógica proposicional e a lógica de predicados. Pretende-se que os estudantes dominem alguns dos conceitos essenciais da lógica, bem como certos métodos formais para representar e avaliar argumentos e raciocínios, com vista à sua posterior aplicação na estruturação de linguagens de indexação, na análise de sistemas de informação e na recuperação de informação.
Contextualizar, no espaço e no tempo, a evolução da administração pública, a sua orgânica e funcionalidade.
Identificar as entidades administrativas produtoras de informação, ou seja, as sucessivas instituições criadas no âmbito da Administração Pública portuguesa, entre o período medieval e a organização democrática portuguesa.
Identificar lógicas de governação do território português.
Perceber e identificar os reflexos da administração (central, periférica e local) na produção da informação e nos diferentes suportes documentais sob custódia dos arquivos locais e nacionais.
1. Desenvolver a confiança dos estudantes em abordar textos académicos escritos em Inglês ;
2. Para desenvolver a fluência recetiva em ler e ouvir discurso académico ;
3. Desenvolver o conhecimento e o uso de termos chave e estruturas gramaticais comuns para disciplinas acadêmicas específicas;
4. Desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, ao apresentar ideias e expressar opiniões sobre temas relacionados com Ciencias da Informação;
5. Desenvolver competências de escrita para resumir textos académicos.
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes conhecimentos básicos em Linguística, incentivando a sua capacidade de reflexão crítica fundamentada e rigorosa sobre a linguagem, em particular em ligação com a ciência da informação.
Pretende-se que os estudantes apreendam as técnicas de análise e representação da informação e adquiram competências para aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à organização e representação da informação, na construção de instrumentos de acesso à informação. Os estudantes deverão, também, compreender o papel fundamental da tecnologia na partilha da informação armazenada em bases de dados.
Introduzir os estudantes no core ou núcleo central da Licenciatura em Ciência da Informação através de uma compreensão adequada da natureza desta Ciência no quadro mais amplo das Ciências Humanas e Sociais, seus fundamentos epistemológicos e a evolução que está a acontecer na conjuntura em rede da Era da Informação. Proporcionar aos estudantes a assunção da matriz teórica do Curso e, ao mesmo tempo, consciencializá-los de que a CI é uma ciência social aplicada, isto é, tem uma nítida vocação aplicacional e prática, enriquecendo-se através de uma permanente dinâmica interdisciplinar.
- Conhecer o campo de estudos sobre Comunicação Estratégica e Organizacional
- Observar o funcionamento das Organizações e compreender o papel estratégico da comunicação
- Conhecer a natureza, estrutura e tipos de Comunicação Organizacional
- Identificar os diferentes públicos de uma Organização
- Atuar no desenvolvimento de ações de comunicação para os diferentes stakeholders
- Identificar as implicações éticas e os códigos inerentes ao desempenho da atividade profissional
- Desenvolver planos de comunicação e promover a sua aplicação nas Organizações
Pretende-se que os estudantes adquiriram competências para criar pontos de acesso à informação por autores/produtores de informação, por títulos e por assuntos, utilizando, neste caso, linguagens de indexação vocabulares (listas de cabeçalhos de assunto e tesauros) e categoriais (classificações); deverão ainda compreender e saber aplicar técnicas de controlo de autoridade no estabelecimento dos pontos de acesso à informação, bem como utilizar sistemas automatizados para o efeito.
Permitir aos estudantes compreender as bases éticas do processo infocomunicacional para que:
- Saibam distinguir entre Ética da Informação e deontologia dos profissionais da informação (havendo relações entre estes dois níveis, representam dimensões específicas e distintas).
- Adquiram, como competência operatória, a consciência de que a produção, a seleção, o armazenamento da informação e a sua difusão através da comunicação se desenrolam implicando interessantes e profundas relações com a Ética.
- Ser capazes de ter uma opinião fundamentada sobre a Ética da Informação, de distinguir Ética de Deontologia Profissional e de explicar em que medida a Ética se relaciona com os diversos procedimentos e atividades do processo infocomunicacional.
- Compreender as implicações Éticas e as relações em rede nas organizações na Era Digital
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes:
Pretende-se que os estudantes compreendam a função, no quotidiano social hoje, dos Serviços Arquivo, Biblioteca e Museu, dotando-os de uma adequada adaptabilidade a esses contextos caso sejam chamados a operar neles.
Pretende-se também ajudar os estudantes a relacionar diferenças e semelhanças entre estes Serviços quanto ao ciclo de tarefas que cumprem regularmente e quanto ao modo como interagem com a sociedade e respetivos “públicos”.
Pretende-se, ainda, que os estudantes mostrem facilidade em articular os conhecimentos teóricos e técnicos obtidos noutras disciplinas com a funcionalidade normal e prática desses espaços culturais concretos.
Dotar os estudantes de competências que lhes permitam identificar, explorar e pesquisar os recursos de informação empresarial (IE) e desenvolver Serviços de informação neste âmbito.
1-Compreender e situar a preservação e a sua gestão numa perspetiva sistémica, no âmbito da gestão do sistema de informação organizacional (SIO) e ao longo do fluxo infocomunicacional (planos teórico, organizacional, estratégico e de operacionalização).
2-Adquirir os conhecimentos e aptidões básicos para prover à preservação e acesso continuado à informação no longo prazo (modelos, requisitos, estratégias, processos, técnicas, ferramentas e serviços), considerando a sua natureza, as dimensões a preservar, fase do fluxo / ciclo de vida, modo de produção / aquisição / captura, tramitação, seleção, organização, representação, disponibilização, recuperação, uso, armazenamento e meio tecnológico / suporte material de registo.
3-Adquirir a capacidade de colaborar na definição e implementação de uma política, planeamento e execução do plano estratégico de preservação e consequente plano de operacionalização e segurança; em projetos de digitalização ou de criação, gestão e certificação de repositórios digitais (em sistemas de informação híbridos ou digitais).
Esta UC visa proporcionar ao estudante a oportunidade de:
- aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos a situações concretas e aprofundar a integração de conhecimentos interdisciplinares;
- conhecer e contactar com projetos desenvolvidos ou em curso na área de CI;
- desenvolver competências de gestão de projetos na resolução de problemas concretos;
- desenvolver competências de iniciação à investigação em Ciência da Informação.